Questões de Concurso Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP

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31 Q378261 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Analista Técnico Administrativo, Ministério do Turismo, ESAF

A respeito da evolução da Administração Pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao final assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A hipertrofia do Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP no contexto do estado, extrapolando a função de órgão central de administração e assumindo características de agência central de governo, confirma a disfuncionalidade do modelo que possuía um caráter hermético, um sistema insulado pautado linearmente nos inputs do regime de Vargas sob boa carga discricionária.

( ) A modernização daspeana representou a reversão total da índole patrimonialista tipicamente lusitana.

( ) O período compreendido entre 1945 e 1964 representa o desdobramento das estruturas institucionais do estado tendo como pano de fundo do panorama político o retorno da democracia. O sistema administrativo estatal esteve, neste período, aberto às infl uências da política representativa, desinteressada na extensão dos esforços modernizantes em relação às variáveis estruturais essenciais da administração e, complementarmente, interessada quer em negociar os resultados das instâncias mais modernas, quer em lucrar com a paralisia das mais atrasadas.

32 Q378088 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Analista Administrativo, SECULT DF, IADES

A denominada Nova Gestão Pública, entre outros princípios, conceitos e aspectos, aborda o enfoque de administração ou gestão para resultados. A esse respeito, assinale a alternativa que melhor apresenta característica(s) inerente(s) à gestão para resultados.

33 Q378363 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Analista de Gestão, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere a aspectos históricos da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir. A nova administração pública caracteriza-se pela incorporação de técnicas de gestão oriundas da administração de empresas, como, por exemplo, técnicas do planejamento estratégico.

34 Q376530 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Executivo Público, SEE SP, VUNESP

A preconizada Nova Gestão Pública, modelo de modernização do aparelho do Estado para que, com foco em resultados, atenda, da melhor maneira possível, as necessidades da sociedade, tem, entre seus modelos de gestão, um que substitui o tradicional modelo de gestão por tarefas, fragmentado, por outro modelo integrado, no qual as áreas da organização trabalham em torno das necessidades do cliente (cidadão), interagindo entre si, de forma harmônica, a partir de uma visão sistêmica de toda a extensão das ações governamentais. Esse modelo é o de Gestão por

35 Q377388 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito de administração pública e gerencial, julgue os itens seguintes.

O movimento da nova gestão pública preconizava uma mudança nas funções estatais, que tenderiam mais à formulação concertada de políticas e à regulação e menos à execução direta de serviços.

36 Q375734 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Administrador, Embratur, FUNIVERSA

Denhardt e Denhardt estabeleceram um quadro comparativo de perspectivas entre o que se pode caracterizar como a Antiga Administração Pública, a Nova Gestão Pública e o Novo Serviço Público, permitindo melhor visualização das mudanças e dos modelos de gestão pública. De acordo com esse paradigma, é correto afirmar que,

37 Q377757 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Assessor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Goiânia GO, UEG, 2018

Segundo a teoria de administração pública, existem diferentes formas de administrar o Estado, dentre elas, a Nova Gestão Pública, que tem como princípio:

38 Q375591 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como

39 Q377637 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Administrador, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

Os princípios da Nova Gestão Pública foram introduzidos de forma mais marcante em qual período da história do Brasil?

40 Q375616 | Administração Pública, Evolução dos paradigmas de gestão a Nova Gestão Pública NGP, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura e estratégia organizacional na administração pública, julgue os seguintes itens. Atualmente as organizações públicas procuram ter uma estrutura organizacional que favoreça a existência de governos com extensas burocracias centralizadas e padronizadas, proporcionando a prestação de serviços uniformes.
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