Questões de Concursos Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos

Resolva questões de Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q679621 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

Cristóvão Colombo inicia o diário de sua primeira viagem com uma introdução em que recorda as circunstâncias nas quais os soberanos da coroa de Castela e Aragão deram-lhe a tarefa de encontrar o caminho marítimo para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q946679 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a expansão marítima portuguesa no litoral africano.

( ) Iniciou-se com a tomada e ocupação de Ceuta, localizada no estreito de Gibraltar, norte da África, no ano de 1415.

( ) As expedições portuguesas para África resultaram do tratado com a Espanha sobre ocupação territorial.

( ) Os portugueses chegaram à Ilha da Madeira em 1425, ao Açores em 1427 e Cabo do Bojador em 1434.

( ) Portugal enviou Fernão de Magalhães para ocupar o rio Douro em 1436 e a ilha do Arguim em 1443.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q950634 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Consequentemente, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus.

Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada, e que atacá-lo de qualquer maneira é sacrilégio. (...)

O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém.”

(Jaques-Bénigne Bossuet, 1627-1704)

Assinale a alternativa que apresenta a forma de governo à qual o trecho se refere.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q942991 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

O mundo procurado por Colombo mostrava-se esquivo. Mas outro o aguardava, um mundo de riqueza mais fácil de explorar. Na Mesoamérica e na região andina, nas terras habitadas pelos povos conhecidos como astecas e incas e em suas imediações, havia redutos de densos assentamentos e vida urbana, com os quais não se tinha contato. A incorporação do continente americano levaria a Europa a deixar de ser uma região pobre e marginal para se transformar num viveiro de hegemonias globais potenciais.

(Felipe Fernández-Armesto. 1492:o ano em que
o mundo começou, 2017. Adaptado.)
O autor sustenta que um mundo inesperado aguardava a expedição de Cristóvão Colombo, devido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q949415 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:j
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q946386 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Tarde, IFNMG, IFN MG, 2018

Pertinente à Idade Média, leia o TEXTO 04.
TEXTO 04
"Muitas instituições romanas e germânicas foram importantes na estruturação da ordem feudal. Neste sentido, _______, que estabelecia as relações de dependência social entre os indivíduos na sociedade _______, constitui a base sobre a qual se desenvolveram as relações de dependência do mundo feudal, ou seja, entre senhores e servos. Já _______, impôs a fixação do homem à terra. Instituído pelo governo imperial, originalmente objetivava conter o êxodo rural e a crise de abastecimento provocada pela falta de mão-de-obra escrava. Por fim, _______, instituição _______ que estabelecia a relação de lealdade entre os guerreiros e o chefe tribal, foi o alicerce das relações feudais de suserania e vassalagem". (Fonte:< VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 2006, p. 114 – adaptado>)
Marque a opção que completa corretamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q950509 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

"Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, 'in perpetuum'. Está claramente demonstrado que, como bom filho e príncipe católico, prestaste inumeráveis serviços a tua mãe, a Santa Igreja, (...) Por isso, nós, atendemos às qualidades de prudência, justiça e idoneidade de governo que ilustram a tua pessoa, tomamo-la sob a proteção de São Pedro e nossa, e concedemos e confirmamos por autoridade apostólica ao teu excelso domínio o reino de Portugal (...)”
Disponível em: <http://ensina.rtp.pt/artigo/a-bula-manifestis-probatum-o-documento-fundador-do-reino/>. Acesso em 06 de mar. 2018.

Em 23 de maio de 1179, o Papa Alexandre III emitiu uma bula, declarando D. Afonso Henriques soberano de Portugal. Esse trecho do documento é testemunho do surgimento precoce da primeira nação europeia. A aliança entre a nobreza e a burguesia (abençoada pela Igreja) enfraqueceu os senhores feudais, dando início ao aparecimento dos Estados Nacionais. Esse processo se arrastaria até o século XIX quando surgiu a última nação por meio da unificação de reinos.
De acordo com as informações dadas, a nação referida no trecho em destaque é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q680689 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Humanas, UEA, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

O tráfico atlântico vai permitir – entre os séculos XVI e XVIII – a exploração das colônias nas Américas. Os portugueses implantaram um cativeiro em São Tomé, abastecido a partir do Congo. No Novo Mundo, os escravos são direcionados a princípio para o trabalho nas plantações, principalmente de cana-de-açúcar. Um comércio triangular é implantado entre a Europa, a África e as Américas, onde circulam, de um continente a outro, quinquilharias, escravos e produtos das colônias.

(Marc Ferro. A colonização explicada a todos, 2017. Adaptado.)
O equilíbrio histórico dos três séculos foi, em muitos aspectos, abalado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q943867 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2018

A força das correntes oceânicas é resultado da fricção gerada a partir do arrasto dos ventos sobre a superfície do oceano. Além disso, a interação da força de coriólis, as diferenças de densidade causadas pela temperatura e salinidade, as marés astronômicas, a forma dos continentes e o relevo marinho também são importantes para controlar essas correntes, que são como vastos rios na superfície dos oceanos. Aproveitando esse contexto natural, as grandes navegações partiram da Europa e deram início à exploração de novos continentes ao longo dos séculos XV, XVI e XVII.

Adaptado de CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas, uma Introdução a geografia física. Porto Alegre: Bookman, 2012, p. 165.

Considerando o texto acima, a alternativa que melhor relaciona o contexto natural às grandes navegações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q948772 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Processo Seletivo 2, UNIVAP, UNIVAP, 2017

“Depois eles devem limpar o canal … cada um com sua vara no ombro, retirar o estrume e o entulho. E assim vem o mês de agosto: serviço não lhes falta, pois devem pagar a corveia. Suas terras devem a talha, por isso, nunca tirarão para si os feixes."
Esse texto medieval anônimo mostra as dificuldades dos homens envolvidos no feudalismo e, mais diretamente, relaciona-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q948561 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma, em 1054. Até ocorrer o Cisma, duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, sediada em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul, na Turquia). A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. No entanto, os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos musicais e as imagens esculpidas de santos são proibidas, exceto o crucifixo e os ícones sagrados. Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papa e do purgatório, lugar intermediário entre o Céu, reservado aos crentes, e o Inferno, destinado aos pagãos. Também rejeitam a doutrina católica da Imaculada Conceição segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e concebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original.”
(BRAICK, Patrícia e Ramos. MATA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª ed. - São Paulo, Moderna, 2010. p. 175.)


O Cisma do Oriente, referido no texto acima resultou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q938656 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, PPL, ENEM, INEP

Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: “Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas”, como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.
FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q937621 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.

Carta de Pero Vaz de Caminha.
In: MARQUES, A.; BERUTTI. F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.