Questões de Concursos Férias

Resolva questões de Férias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q452690 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Administrativo, IAMSPE SP, VUNESP

Nos termos do que dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q453524 | Direito do Trabalho, Férias, Consultor Jurídico, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca do contrato de trabalho, dos contratos afins e das obrigações que do primeiro decorrem.

Quando estava em gozo de férias, um empregado de uma padaria fez circular a notícia de que as condições de higiene no local de trabalho eram precárias, não sendo recomendável a aquisição dos produtos ali fabricados. Ao tomar conhecimento desse fato, o empregador solicitou imediata vistoria pela saúde pública, obtendo o atestado de salubridade do local. Nessa situação, e considerando que o trabalhador estava em gozo de férias e que é livre a manifestação do pensamento, nenhuma infração contratual foi por ele cometida.

  1. ✂️
  2. ✂️

283Q454579 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Não terá direito ao gozo das férias anuais remuneradas, segundo o regramento da Consolidação das Leis do Trabalho, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q451654 | Direito do Trabalho, Férias, Procurador do Estado de 1a Categoria, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Um empregado contratado em 2 de janeiro de 2004 foi dispensado sem justa causa em 28 de junho de 2007, com aviso prévio indenizado, havendo gozado apenas um período de férias de trinta dias em março de 2005, remuneradas de acordo com a legislação. Considerando essa situação, julgue os itens a seguir. O período de férias proporcionais corresponde a sete doze avos.
  1. ✂️
  2. ✂️

285Q196031 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Advocacia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, que versam sobre férias.

O abono pecuniário de férias não integra a remuneração do empregado para os efeitos da legislação trabalhista, desde que não exceda vinte dias de salário.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q452799 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

O empregado que, no curso do período aquisitivo, deixar o emprego e for readmitido no quadragésimo dia subsequente à sua saída
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q452313 | Direito do Trabalho, Férias, Advogado, IRB, ESAF

Acerca do direito às férias, aponte a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q452130 | Direito do Trabalho, Férias, Administrador, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A propósito das parcelas que compõem a remuneração do trabalhador e que geram reflexos previdenciários, julgue os itens subseqüentes. Os valores relativos às férias pagas de forma indenizada, assim como o pertinente ao adicional de um terço, não devem ser computados para o cálculo da contribuição previdenciária devida.
  1. ✂️
  2. ✂️

289Q453389 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

Luana, José e Linda são empregados da empresa “PAR Ltda.”. Entre o ano de 2012 e o ano de 2013, durante o período aquisitivo de férias, Luana deixou o seu emprego, mas foi readmitida 90 dias após a rescisão contratual; José permaneceu no gozo de licença, com percepção de salários, por 25 dias e Linda, em razão de problemas de saúde causados por cirrose hepática, percebeu da Previdência Social prestações de auxílio-doença por 4 meses descontínuos. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q451142 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 16a, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca das normas gerais e especiais de tutela do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em razão de dificuldades financeiras vividas, Maria solicitou a seu empregador que adquirisse suas férias, comprometendo-se a trabalhar com extrema dedicação no período previsto para a respectiva fruição, inclusive cumprindo horas extras, se fosse necessário. Após consultar seu advogado, o empregador recusou a proposta de Maria. Nessa situação, agiu com acerto o empregador, pois o direito às férias, na situação, não poderia ser por ela negociado.

  1. ✂️
  2. ✂️

291Q454573 | Direito do Trabalho, Férias, Advogado, IF PI, IF PI

Assinale a alternativa ERRADA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q454086 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 19a, FCC

Sobre as regras relativas à suspensão e à interrupção do contrato de trabalho, considere: I. O afastamento do empregado em razão de licença sem vencimentos é hipótese de interrupção do contrato de trabalho. II. Em caso de afastamento por doença, pela previdência social, por um período de seis meses, ainda que descontínuos, no curso do período aquisitivo de férias, o empregado perde o direito ao gozo da quelas férias. III. O afastamento da empregada em gozo de licença maternidade, constitui suspensão do contrato de trabalho. IV. O afastamento do empregado nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas para ingresso em estabelecimento de ensino superior, suspende o contrato de trabalho. Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q454097 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos às normas que visam preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. As faltas cometidas por empregado em decorrência de acidente de trabalho não são consideradas para fins de concessão de férias e de gratificação natalina, salvo se o trabalhador tiver percebido auxílio-doença ou prestação de acidente de trabalho durante seis meses, ainda que de forma descontínua.
  1. ✂️
  2. ✂️

294Q452692 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 14a, TRADE CENSUS

Quanto às férias anuais, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q199274 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Advocacia, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, que versam sobre férias.

Não é permitido descontar do período de férias as faltas do empregado ao serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

296Q454621 | Direito do Trabalho, Férias, Administrador, PRODEPA PA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito às férias, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em abril de 2002, Luís, com 16 anos de idade, foi contratado em regime de trabalho por tempo parcial, pois freqüentava o segundo grau em escola pública da sua cidade. Depois de doze meses de trabalho, o empregador designou para gozo das férias, contra a vontade de Luís, o período de 1.º/5/2003 a 30/5/2003, que coincidia com a época das provas escolares.

Nessa situação, se houver disputa judicial sobre o período de concessão das férias, terá ganho de causa o empregador, a quem compete defini-las, pois é o titular do poder de direção e organização do empreendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

297Q453825 | Direito do Trabalho, Férias, Analista, FINEP, CESGRANRIO

A prescrição do direito de reclamar a concessão das férias ou o pagamento da respectiva remuneração, conforme o art. 149 da CLT, é contada do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q453858 | Direito do Trabalho, Férias, Técnico Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito do trabalho, julgue os itens a seguir.

O empregado contratado para prestação de trabalho em regime de tempo parcial pode converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

299Q454395 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

O abono de férias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q451855 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Judiciário, TRT 12a, FCC

As férias anuais serão concedidas nos doze meses subsequentes ao período aquisitivo, sendo que as faltas injustificadas ocorridas nesse período de aquisição acarretam a diminuição da proporção dos dias de férias. Assim sendo, a Consolidação das Leis do Trabalho considera como faltas justificadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.