Início

Questões de Concursos Física Térmica

Resolva questões de Física Térmica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1047402 | Física, Física Térmica, Aluno Escola Naval, ESCOLA NAVAL, Marinha

Considere que 0,40 gramas de água vaporize isobaricamente à pressão atmosférica. Sabendo que, nesse processo, o volume ocupado pela água varia de 1,0 litro, pode-se afirmar que a variação da energia interna do sistema, em kJ, vale

Dados: calor latente de vaporização da água = 2,3 . 106 J/kg; conversão:1,0 atm = 1,0 . 105 Pa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1016575 | Física, Física Térmica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das técnicas fotônicas para a caracterização de materiais, julgue o próximo item.

A termografia (TIR) é um método de espectroscopia na faixa do espectro infravermelho, entre 03 μm e 14 μm, e se destina a identificar variações de temperatura distribuída em uma superfície, sendo um método não destrutivo para as amostras e que não sofre interferências caso eventuais objetos surjam entre o alvo e a câmera térmica, uma vez que consegue inferir a variação de temperatura dos objetos analisados e não depende da incidência direta de um feixe de luz.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q1059754 | Física, Física Térmica, Engenheiro de Propulsão Espacial, INPE, FGV, 2024

Válvulas são dispositivos amplamente usados em diversos setores da indústria. Elas podem servir para bloquear o fluxo de fluidos, alterar a direção ou controlar o fluxo. Além disso, algumas são projetadas com geometrias mais complexas, em que cada posição adotada muda as direções de fluxo de entrada e retorno de um sistema.
Sobre essas válvulas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1017056 | Física, Física Térmica, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Sobre o uso da madeira em produtos energéticos e suas características, julgue o item a seguir.

Quando a combustão se efetua a volume constante, tem-se o poder calorífico superior, ao passo que a combustão efetuada a pressão constante caracteriza o poder calorífico inferior.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q1059829 | Física, Física Térmica, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Dois candidatos a uma vaga de estágio, ao percorrerem as instalações de uma indústria para conhecimento dos processos de aquecimento, resfriamento e secagem, observaram um grande forno, mantido a uma temperatura uniforme. Na superfície do forno havia um pequeno orifício, e em seu interior havia um pequeno objeto. O recrutador solicitou a um dos candidatos que realizasse três considerações fundamentais a respeito dos processos da radiação térmica do forno em questão. Então o candidato apresentou as seguintes considerações:

I. Se a temperatura do forno for aumentada, mantendo-o isotérmico e com temperatura uniforme, o poder emissivo espectral aumenta, correspondendo a uma região espectral de menor comprimento de onda.
II. O poder emissivo da radiação que emerge do orifício na superfície do forno é a mesma da irradiação incidente sobre o pequeno objeto que se encontra no interior do forno.
III. A radiação emitida pelo orifício na superfície do forno é uma função do comprimento de onda e da temperatura, mas podese considerar que é independente da direção.

Está correto o que se afirmou em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1077343 | Física, Física Térmica, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

A tabela a seguir informa o calor específico de algumas substâncias.
Água (líquida) = 1 cal/gºC Alumínio (Al) = 0,22 cal/gºC Gelo = 0,50 cal/gºC Mercúrio (Hg) = 0,03 cal/gºC Areia = 0,12 cal/gºC Prata (Ag) = 0,05 cal/gºC Vidro = 0,20 cal/gºC Ferro (Fe) = 0,11 cal/gºC
Consultando a tabela, avalie as afirmativas a seguir.
I. A água, por ter um calor específico muito alto, é um excelente elemento termorregulador. A ausência de água faz com que, nos desertos, ocorram enormes diferenças entre a temperatura máxima e a mínima em um mesmo dia. II. Para refrigerar uma peça aquecida, é comum mergulhá-la em água. Será mais eficiente, para resfriá-la, mergulhá-la em mercúrio. Só não se faz isso porque, além de muito caro, seus vapores são extremamente tóxicos. III. Se cedermos a mesma quantidade de calor a amostras de massas iguais de alumínio e ferro, a temperatura da amostra de ferro aumentará o dobro do que aumenta a amostra de alumínio.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1090264 | Física, Física Térmica, Formação Meteorologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Sobre as Leis da Radiação, analise os itens a seguir.

I. Para um dado comprimento de onda e a uma dada temperatura, a absortividade de um corpo é igual à sua emissividade.
II. O comprimento de onda para o qual a emitância espectral de um corpo negro é máxima, é inversamente proporcional à sua temperatura absoluta.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.