Início

Questões de Concursos Falsidade Documental

Resolva questões de Falsidade Documental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q358167 | Direito Penal, Falsidade Documental, Notarial, TJ DF, CESPE CEBRASPE

A respeito dos crimes contra a fé pública, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

João fabricou, no interior de sua residência, milhares de selos postais que, pela perfeição na impressão, induziria a erro indeterminado número de pessoas.

Nessa situação, João praticou o crime de falsificação de selo ou sinal público.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q462642 | Direito Penal, Falsidade Documental, Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado PGE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes aos diversos tipos penais. Considere que Paulo, servidor público lotado no INSS, tenha inserido nos bancos de dados dessa autarquia informações falsas a respeito de Carlos, o que possibilitou a este receber quantia indevida a título de aposentadoria. Nessa situação hipotética, Paulo cometeu o crime de falsidade ideológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q459103 | Direito Penal, Falsidade Documental, Médico Judiciário, TJ SP, VUNESP

O médico que, no exercício da profissão, dá atestado falso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q459718 | Direito Penal, Falsidade Documental, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos crimes contra a fé pública, julgue os itens que se seguem. Não comete o crime de falsidade ideológica o agente que declara falsamente ser pobre, assinando declaração de pobreza para obter os benefícios da justiça gratuita, pois a declaração não pode ser considerada documento para fins de consumar o crime mencionado.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q462552 | Direito Penal, Falsidade Documental, Advogado, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da parte especial do Direito Penal, seguida de uma assertiva a ser julgada.

João falsificou uma carteira de habilitação e, após solicitação de autoridade competente, apresentou-a em uma blitz policial, na qual a falsidade do documento foi identificada. Nessa situação, de acordo com o entendimento do STF, João deverá ser punido por um só crime, qual seja, o de falsificação de documento público.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q462171 | Direito Penal, Falsidade Documental, Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado PGE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes aos diversos tipos penais. Aquele que utilizar laudo médico falso para, sob a alegação de possuir doença de natureza grave, furtar-se ao pagamento de tributo, deverá ser condenado apenas pela prática do delito de sonegação fiscal se a falsidade ideológica for cometida com o exclusivo objetivo de fraudar o fisco, em virtude da aplicação do princípio da subsidiariedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q460267 | Direito Penal, Falsidade Documental, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

Determinado réu foi acusado pela prática do crime de falsidade ideológica, por duas vezes, e rufianismo mediante grave ameaça. A denúncia foi recebida em 5/5/1999, sendo condenado em 7/1/2003, às penas de dois anos e oito meses de reclusão, e de dois anos e quatro meses de reclusão, por cada crime de falsidade ideológica e absolvido pela prática do crime de rufianismo. Em julgamento da apelação das partes, foi absolvido por um dos crimes de falsidade ideológica e teve a pena referente ao outro elevada para três anos e dois meses de reclusão. Foi, ainda, condenado pelo crime de rufianismo mediante grave ameaça, à pena de dois anos e oito meses de reclusão, tendo o acórdão sido publicado no mesmo dia da sessão, em 17/1/2008 e a condenação transitou em julgado em 4/3/2013. Sabendo que o crime de rufianismo mediante grave ameaça possui pena máxima em abstrato de oito anos de reclusão, assinale a opção correta em relação ao caso narrado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q358132 | Direito Penal, Falsidade Documental

O cheque, relativamente à falsificação, para os efeitos penais, é documento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q461566 | Direito Penal, Falsidade Documental, Procurador, TCE AP, FCC

Constituem objeto material do delito de falsificação de documento público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q460133 | Direito Penal, Falsidade Documental, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

A alternativa que contém definição criminal correta, à luz do Código Penal Brasileiro, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q460737 | Direito Penal, Falsidade Documental, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos crimes contra a fé pública, julgue os itens que se seguem. No crime de falsificação de documento público, se o agente é funcionário público e comete o delito prevalecendo-se do cargo, sua pena será aumentada em um sexto.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q460525 | Direito Penal, Falsidade Documental, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a crimes contra a fé pública e contra a administração pública, julgue os itens que se seguem. A apresentação de documento falso à autoridade incompetente, após exigência desta, não configura o crime de uso de documento falso.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q463357 | Direito Penal, Falsidade Documental, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Em relação a crimes contra a fé e a administração públicas e de abuso de autoridade, julgue os itens subsequentes.

Crime de falsificação de documento público, quando cometido por funcionário público, admite a modalidade culposa –– hipótese em que a pena é reduzida.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q460663 | Direito Penal, Falsidade Documental, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação penal especial e dos crimes contra a administração pública e contra a fé pública, julgue os itens subsequentes.

Aquele que fizer inserir elemento falso ou omitir elemento exigido pela legislação em demonstrativos contábeis de instituição financeira cometerá o delito de falsidade ideológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q462501 | Direito Penal, Falsidade Documental, Defensor Público de Segunda Categoria, DPE SE, CESPE CEBRASPE

Em consonância com o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominantes, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Caio adquiriu de uma loja de motocicletas vários acessórios pela quantia de R$ 400,00, mediante a emissão de um cheque produto de furto, preenchido e assinado na presença do vendedor.A cártula foi devolvida pelo banco sacado, em razão de sua origem ilícita.

Nessa situação, devido a sua conduta, Caio deve responder por estelionato em seu tipo fundamental, visto que o cheque, objeto de falsificação, foi empregado como meio de induzir alguém em erro.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q462911 | Direito Penal, Falsidade Documental, Assistente Jurídico, UEAP AP, UFGO

No que se relaciona aos Crimes Contra a Fé Publica, considera- se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q462931 | Direito Penal, Falsidade Documental, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre crimes relacionados às licitações e delitos contra a fé pública e as relações de consumo. O agente que falsificar e, em seguida, usar o documento falsificado responderá apenas pelo crime de falsificação.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q459882 | Direito Penal, Falsidade Documental, Analista Judiciário, TJ MS, FADEMS

A conduta penal descrita como "Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante", nos termos do Decreto-Lei nº 2.848/40, incorre na pena de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q460083 | Direito Penal, Falsidade Documental, Técnico Ministerial, MPE MG, FUMARC

Analise as assertivas de I a IV, em face do disposto no Código Penal, e a assertiva V, em face do disposto no Decreto-Lei n.º 201, de 27-02-1967:

I. O crime de falsificação de papéis públicos só pode ser praticado por fun-cionário público.
II. Para os efeitos penais, o testamento particular equipara-se a documento público.
III. O crime de corrupção ativa consiste em oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.
IV. É prevista modalidade culposa do crime de concussão.
V. Incorrerá em infração político-administrativa o Prefeito Municipal que retardar a publicação ou deixar de publicar as leis e atos sujeitos a essa formalidade.

Estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.