Início

Questões de Concursos Falsidade Documental

Resolva questões de Falsidade Documental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q463061 | Direito Penal, Falsidade Documental, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos crimes contra a fé pública e contra a administração pública, assinale opção correta de acordo com o Código Penal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q358479 | Direito Penal, Falsidade Documental

Para efeitos penais, não se equiparam a documento público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q460952 | Direito Penal, Falsidade Documental, Analista de Gestão, CBTU, CONSULPLAN

Nos termos do código penal, analise.

I. Omitir em documento público declaração que dele devia constar com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

II. Inserir em documento particular declaração diversa da que deveria ser escrita com o fim de criar obrigação.

III. Certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter isenção de ônus ou de serviço de caráter público.

Configuram crime de falsidade ideológica, as condutas apresentadas nas alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q358596 | Direito Penal, Falsidade Documental, Policial Federal Escrivão, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Relativamente ao direito penal, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

 Certo contribuinte apresentou à Secretaria da Receita Federal (SRF) declaração falsa do imposto sobre a renda, com valores inferiores aos reais dos rendimentos que percebera no exercício. As informações falsas, porém, não impediram o lançamento do tributo, mas apenas reduziram o valor que a SRF veio a lançar. Nessa situação, não chegou a haver crime contra a ordem tributária, mas simples débito fiscal.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q460842 | Direito Penal, Falsidade Documental, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca de conhecimentos relativos ao direito penal.

A falsificação nitidamente grosseira de documento, tendo em vista a sua incapacidade de ofender a fé pública, afasta o delito de uso de documento falso.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q459999 | Direito Penal, Falsidade Documental, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 1a, FCC

Antonio Célio, barista, faltou injustificadamente ao trabalho, nada comunicando ao empregador. Por ser reincidente, já tendo sido punido por ausências anteriores, e temendo ser dispensado por justa causa, no dia seguinte - que era destinado a sua folga - se aproveita do comparecimento à clínica médica ?Saúde Real Cop? onde marcara consulta e, verificando a momentânea ausência de fiscalização, pega para si carimbo do médico responsável pela clínica. Na saída, para eliminar registro de sua presença, destrói a folha usada pela administração da clínica para controle dos pacientes que lá comparecem, documento adotado para instruir os requerimentos de pagamento por serviços prestados pela clínica a várias operadoras de plano de saúde. Em seguida, Antonio Célio vai para casa, onde elabora atestado médico que justificaria sua ausência ao trabalho, assina-o com o nome do médico constante do carimbo, além de efetuar, ele próprio, reconhecimento da firma que inserira no atestado. Por fim, dois dias após a ausência ao trabalho, Antônio Célio entrega o documento nos moldes acima ao seu empregador, solicitando que não houvesse o desconto de sua falta.

Além de outros, caso estejam presentes, configura-se a existência dos seguintes tipos penais, praticados por Antônio Célio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q463274 | Direito Penal, Falsidade Documental, Defensor Público de Classe Inicial, DPE BA, CESPE CEBRASPE

Em cada um nos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com lastro no direito penal. Instaurado processo administrativo disciplinar contra o servidor público estadual Jonas, este, no dia em que seria ouvido pela comissão processante, encaminhou ao presidente da comissão, via fax simile, cópia não autenticada de atestado médico que, noticiando ser ele portador de grave problema cardíaco concedia-lhe afastamento por quinze dias. Apurou-se que o atestado era falso. Nessa situação, em face da impropriedade material do objeto, não há crime de uso de documento falso.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q460361 | Direito Penal, Falsidade Documental, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Julgue o item abaixo, que se refere aos crimes contra a fé pública, em específico a falsidade documental.

Quem tem em suas mãos um espelho de identidade em branco e verdadeiro e, sem possuir legitimidade, o preenche com dados falsos, comete falsidade material, ao passo que aquele que tem em seu poder um espelho verdadeiro e, tendo legitimidade para preenchê-lo, o faz com dados falsos, comete crime de falsidade ideológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q462691 | Direito Penal, Falsidade Documental, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

No que concerne aos crimes em espécie, julgue os itens seguintes. Particular que apresentar em seu trabalho atestado médico falso, com assinatura e carimbo de médico inexistente, responderá pelo crime de falsidade ideológica, na modalidade do uso.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q461932 | Direito Penal, Falsidade Documental, Advogado, VALEC, FEMPERJ

Caio, advogado de uma entidade paraestatal, altera documento verdadeiro emanado da entidade com borrões de tinta, objetivando uma defesa judicial. O crime praticado por Caio foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q463926 | Direito Penal, Falsidade Documental, Inspetor de Controle Externo, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes acerca dos delitos previstos na parte especial do Código Penal. A fabricação de aparelho destinado à falsificação de moeda é fato criminoso, assim como a fabricação de objeto destinado à confecção de documentos particulares falsos.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q458882 | Direito Penal, Falsidade Documental, Procurador do Ministério Público, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos crimes contra a fé pública e contra a administração pública, aos delitos previstos na Lei de Licitações e à aplicação de pena, julgue os itens consecutivos. O crime de uso de documento falso é formal, consumando-se com a simples utilização do documento reputado falso, não se exigindo a comprovação de efetiva lesão à fé pública, o que afasta a possibilidade de aplicação do princípio da insignificância, em razão do bem jurídico tutelado.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q357785 | Direito Penal, Falsidade Documental

É INCORRETO afirmar que o crime de falsificação de documento público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q462293 | Direito Penal, Falsidade Documental, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Pablo, enquanto se dirigia para o trabalho, foi parado em uma blitz realizada pela Polícia Militar. O policial pediu ao motorista que se identificasse e apresentasse a documentação do veículo. Pablo, então, apresentou os documentos do automóvel e sua carteira de motorista. Ocorre que, em consulta ao sistema próprio, o agente da lei verificou que o documento de identificação apresentado era falsificado. Considerando apenas as informações narradas, é correto afirmar que a conduta de Pablo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q460788 | Direito Penal, Falsidade Documental, Policial Civil Agente, Polícia Civil MA, FCC

Pedro, com a intenção de prejudicar seu cônjuge do qual pretendia separar-se, vendeu um terreno, declarando-se solteiro na escritura de venda e compra. Pedro cometeu crime de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q461525 | Direito Penal, Falsidade Documental, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos crimes previstos no CP, julgue os itens que se seguem. A falsa atribuição de identidade só é caracterizada como delito de falsa identidade se feita oralmente, com o poder de ludibriar; quando formulada por escrito, constitui crime de falsificação de documento público.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q459688 | Direito Penal, Falsidade Documental, Titularidade de Serviços Notariais e de Registro, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a jurisprudência dos tribunais superiores, julgue os itens de 51 a 61 com base no direito penal brasileiro.

Considere a seguinte situação hipotética.

Na qualidade de advogado de determinada empresa em uma

causa cível, Wagner havia solicitado ao juiz que oficiasse ao

Banco Central para a localização do endereço dos réus.

Como o pedido foi indeferido, Wagner expediu, por sua

própria conta, um documento assinado com o seu próprio

nome, na forma de um ofício judicial, requisitando o endereço.

Nessa situação, Wagner praticou o crime de falsidade

ideológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q460911 | Direito Penal, Falsidade Documental, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos, contra a segurança dos meios de comunicação e transporte e outros serviços públicos e sobre a inserção de dados falsos em sistema de informação, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética. Roberto, funcionário autorizado para tanto, facilitou a inserção de dados falsos nos sistemas informatizados da administração pública. Nessa situação, se Roberto não tinha a finalidade de obter vantagem indevida para si ou para outrem nem de causar dano, sua conduta não se enquadrará no delito de inserção de dados falsos em sistema de informações, segundo o Código Penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q459214 | Direito Penal, Falsidade Documental, Analista Processual, MPU, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com base no direito penal.

Diogo, com a finalidade específica de cometer sonegação fiscal, falsificou documento público e o utilizou na declaração feita à autoridade fazendária, com o escopo de pagar tributo em valor menor do que o efetivamente devido. Nessa situação, de acordo com a legislação especial de regência, as infrações penais cometidas — falsificação, uso de documento falso e sonegação fiscal — serão punidas de forma autônoma e em concurso material.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.