Questões de Concursos: Farmácia Hospitalar

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Farmácia Hospitalar. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q475820 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Assistente de Farmácia, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. Para a adequada conservação do medicamento, é necessário observar, na embalagem, se ele necessita de condições adequadas de armazenagem.

32 Q475516 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Assistente de Farmácia, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

No primeiro semestre de 2008, a Controladoria Geral da União finalizou os trabalhos de fiscalização de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais, como os da área de saúde. Foram identificados problemas de toda ordem, e a maior parte deles estava relacionada a condições inadequadas de armazenamento dos medicamentos, prazos de validade de medicamentos vencidos e compra feita por preços superiores aos do Banco de Preços do Ministério da Saúde. Com relação a esse assunto, à importância do armazenamento para a conservação dos medicamentos e às concentrações adequadas dos mesmos, julgue os itens a seguir. Os estoques de medicamentos devem ser inspecionados com frequência para verificar se mesmo os que se encontram no prazo de validade estão sofrendo alguma degradação.

33 Q480189 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, SES PR, IBFC

Programar, dentro do gerenciamento de estoque farmacêutico, consiste em estimar quantidades a serem adquiridas para atendimento a determinada demanda dos serviços, por determinado período de tempo. Sobre a programação, assinale a alternativa correta:

34 Q476846 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Assistente de Farmácia, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 99 a 105, acerca da conservação das características dos produtos e dos procedimentos técnicos e administrativos do armazenamento de medicamentos. Medicamentos sólidos, como comprimidos, podem ser armazenados em caixas empilhadas diretamente no chão, desde que não seja em área próxima a banheiros.

35 Q210037 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, MS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Portaria n.º 2.616/GM de 1998 instituiu o Programa de
Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), que é um conjunto de
ações deliberada e sistematicamente desenvolvidas com vistas à
redução máxima possível da incidência e da gravidade das
infecções hospitalares. Para a adequada execução do PCIH, os
hospitais devem constituir uma comissão de controle de infecção
hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da
instituição e de execução das ações de controle de infecção
hospitalar. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à saúde. Os antissépticos hospitalares usados para esse procedimento devem possuir registro na ANVISA.

36 Q476121 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Assistente de Farmácia, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um profissional da área de saúde que trabalha na farmácia de um hospital de grande porte exerce as seguintes atividades: dispensação de medicamentos aos pacientes atendidos no ambulatório e aos internados; recebimento e armazenamento dos medicamentos adquiridos pelo hospital; registro dos eventos adversos dos medicamentos dispensados aos pacientes, observando as normas de biossegurança necessárias a um hospital. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir, que apresentam propostas de medidas ou atitudes a serem adotadas por esse profissional, em cada situação apresentada. Ao levar medicamentos às áreas de internação do hospital, esse profissional não precisará utilizar avental e luvas de borracha.

37 Q479701 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a finalidade do controle de estoque é manter informação confiável acerca de níveis e movimentação física e financeira de estoques necessários ao atendimento da demanda, evitando-se a superposição de estoques ou desabastecimento do sistema, julgue os itens que se seguem. A quantidade mínima a ser mantida em estoque para atender ao consumo médio mensal corresponde ao estoque mínimo em determinado período de tempo, enquanto se processa o pedido de compra.

38 Q480120 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, a respeito de planejamento e controle de estoque de medicamento, controle de infecção hospitalar, biossegurança e atividades de implantação da farmacovigilância. Na gerência do estoque, o ponto de ressuprimento é definido como o ponto em que o estoque de segurança atinge o P90, ou seja, 90% do estoque.

39 Q476126 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Com relação à manipulação de agentes antineoplásicos, julgue os próximos itens.

É atribuição privativa do farmacêutico a manipulação de drogas antineoplásicas nos estabelecimentos públicos de saúde, ao passo que, na rede particular, outro profissional de nível superior da área de saúde também pode realizar tal manipulação.

40 Q474918 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico para a Rede, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

A Política Nacional de Medicamentos (PNM) é parte essencial da Política Nacional de Saúde e tem como propósito promover o uso racional e o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, reorientando as ações de assistência farmacêutica em sua totalidade e a produção de medicamentos genéricos. A respeito da PNM e de medicamentos dispensados à população brasileira, julgue os itens a seguir.

Para implementar o medicamento genérico, as aquisições de medicamentos e as prescrições médicas e odontológicas de medicamentos sob qualquer modalidade de compra devem adotar, obrigatoriamente, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a denominação comum brasileira (DCB) ou, na sua falta, a denominação comum internacional (DCI).

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.