Início

Questões de Concursos Farmácia Hospitalar e Comunitária

Resolva questões de Farmácia Hospitalar e Comunitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q1021171 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia Clínica em Oncologia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Paciente ambulatorial oncológica recebeu a indicação de uso oral de medicação citostática. Ao analisar a prescrição, o farmacêutico verificou que foram receitados dois comprimidos de 500 mg por administração. Sabendo que a dosagem recomendada para a superfície corpórea dessa paciente é a de quatro comprimidos por administração, o farmacêutico orientou a paciente quanto ao uso e às reações adversas mais comuns deste medicamento.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca das ações do farmacêutico.

O farmacêutico pode discutir o caso com o médico prescritor e, em seguida, documentar o processo de avaliação da prescrição em prontuário, destacando as mudanças que foram acatadas ou não e a sua justificativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q1077572 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Polícia Militar SP, FGV, 2022

De acordo com a Portaria 344/1998 e suas atualizações, que rege a dispensação de medicamentos sujeitos à controle especial, analise as afirmativas a seguir.
I. O farmacêutico é o responsável por analisar as prescrições e só pode aviar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e da notificação de receita estiverem devidamente preenchidos.
II. As prescrições via receita ou da notificação de receita possuem validade por 60 dias, a partir da data do preenchimento.
III. O cadastramento de medicamentos no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) é exclusiva do farmacêutico responsável pelo estabelecimento, que deve ser cadastrado no sistema como usuário e senha própria.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1051249 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Técnico em Farmácia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que a finalidade do controle de estoque é manter informação confiável acerca de níveis e movimentação física e financeira de estoques necessários ao atendimento da demanda, evitando-se a superposição de estoques ou desabastecimento do sistema, julgue o item que se segue.

Um controle de estoque eficiente estabelece as quantidades necessárias do produto e evita perdas.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q978902 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Um paciente recebeu a prescrição do medicamento Tegretol®, comprimidos de 400 mg. Na farmácia, ele solicitou ao farmacêutico a dispensação do medicamento genérico, que é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1067303 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em relação às áreas de manipulação de medicamentos estéreis em uma Farmácia Hospitalar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1033391 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, publicado pelo Ministério da Saúde (2013), em todo o mundo, os eventos adversos no processo de assistência à saúde são frequentes. De acordo com esse documento, são ações recomendadas para reduzir esses eventos o uso de prescrições
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q1077562 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Polícia Militar SP, FGV, 2022

De acordo com a legislação do Ministério da Saúde, de nº 272/1998, que fixa os procedimentos e o regulamento técnico para a terapia de nutrição parenteral (TNP), analise as afirmativas a seguir.
I. O médico e o farmacêutico podem ser o responsável pela prescrição da TNP.
II. O Farmacêutico e/ou Nutricionista podem ser responsáveis pela preparação da NP.
III. A manipulação da NP deve ser realizada em área classificada grau B ou C (classe 10.000), circundada por área de grau A ou B(classe 100).
IV. O coordenador clínico da equipe multiprofissional de terapia nutricional, deve ser um médico, podendo ser especialista, mestre ou doutor na área relacionada com a Terapia nutricional.
V. O Farmacêutico deve utilizar técnicas preestabelecidas de preparação da nutrição parenteral que assegurem compatibilidade físico-química, esterilidade, apirogenicidade e ausência de partículas.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1077566 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Polícia Militar SP, FGV, 2022

“Um Farmacêutico Hospitalar, ao interpretar uma prescrição manual de nutrição parenteral pediátrica, adicionou à formula 0,4 mL (40 unidades) ao invés de 0,4 mL (406 unidades) de heparina. O erro passou desapercebido pela equipe de enfermagem, que não notou a diferença do medicamento prescrito com o constante no rótulo da nutrição parenteral. A criança sofreu hipoglicemia grave.” (Boletim ISMP, vol. 2, número 5, out 2013.)

A prática segura recomendada para evitar erro de medicação neste caso, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1034179 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente do sexo feminino, prematuro, peso ao nascer 1,568 kg e idade gestacional de 31 semanas. Submetida a cirurgia cardíaca para arterioplastia pulmonar esquerda. Evoluiu com sepse tardia. Prescrição médica: fentanila 1 ml, SF 0,9% 10 ml EV em 24 horas, dipirona 0,1 ml EV de 8/8 horas. Ácido acetil salicílico 10 mg VS 1x ao dia, cefotaxima 65 mg EV de 8/8 horas, ranitidina 1 mg EV de 12/12 horas, midazolam 0,2 mg EV se necessário, fenobarbital 8 mg EV 1 x ao dia e vancomicina 30 mg EV de 8/8 horas.

Ao analisar essa prescrição, o farmacêutico deverá sugerir o aprazamento em horários distintos para o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q1089957 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o seguinte item, relativo às etapas do planejamento estratégico como ferramenta de gestão.


Em um plano operativo, os indicadores de avaliação, que apresentam periodicidade curta, se referem a ações, ao passo que os indicadores de monitoramento, que exigem periodicidade longa para sua aplicação, medem os resultados das operações.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.