Início

Questões de Concursos Farmácia Hospitalar e Comunitária

Resolva questões de Farmácia Hospitalar e Comunitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1049453 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia Clínica em Oncologia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Em atendimento hospitalar com o farmacêutico clínico, um paciente, poucos dias após ter recebido alta ambulatorial, queixou-se principalmente de dores nas costas. O profissional o indagou a respeito do início dos sintomas e de seu histórico familiar e, em seguida, consultou seu prontuário, a fim de acessar seu histórico médico pregresso. Após análise, o farmacêutico solicitou radiografia e prescreveu um comprimido de ibuprofeno 400 mg, três vezes ao dia, por três dias, até o resultado do exame.
Considerando que o farmacêutico em questão é legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, julgue o item seguinte.

O exame solicitado se relaciona com a principal queixa do paciente, portanto, sua solicitação está de acordo com as atribuições do exercício da função do farmacêutico clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q910292 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Ao considerar a boa gestão dos recursos públicos, qual é o método mais utilizado no meio hospitalar para previsão de estoques?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1088256 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As atividades envolvendo substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, como xtração, produção, fabricação, beneficiamento, distribuição, transporte, preparação, manipulação,fracionamento, importação, exportação, transformação, embalagem e reembalagem, são regulamentadas pela Portaria n.º 344/1998 da ANVISA. Com relação à autorização dessas atividades e aos fundamentos técnicos relativos a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
É restrita ao farmacêutico a responsabilidade técnica sobre estabelecimentos que exerçam atividades relativas a substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q979250 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O Brasil tem adotado diversas estratégias para promover o uso racional de medicamentos. Entre essas estratégias, ___________ tem como objetivo padronizar condutas clínicas, recomendando as mais assertivas, em conformidade com a medicina e com base em evidências, apresentando as informações essenciais para o manejo das diferentes condições clínicas, incluindo as medidas farmacológicas e não farmacológicas.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1060749 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Em um hospital, a equipe médica de clínica geral acredita ser necessário atualizar o arsenal de fármacos bloqueadores beta-adrenérgicos de uso oral regularmente disponível na instituição.
Das opções a seguir, o ente institucional mais adequado no hospital para esses profissionais encaminharem essa demanda é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1001680 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

O ciclo do medicamento na atenção farmacêutica abrange diversas etapas que asseguram o uso racional e seguro do medicamento.

Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a etapa exclusiva do farmacêutico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q997658 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

O Centro de Informações sobre Medicamentos possui uma equipe competente para desempenhar suas atividades no contexto de atenção à saúde dos pacientes que recorrem à essa unidade.

Assinale a opção que apresenta a correta organização da equipe do Centro de Informações sobre Medicamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q981196 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Um paciente de 58 anos, com diagnóstico de cirrose hepática (Child-Pugh B), apresenta dor crônica e precisa iniciar terapia analgésica. Considerando a insuficiência hepática, assinale a alternativa mais adequada para o manejo farmacológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q997657 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Paciente do sexo feminino de 62 anos, teve eventos tromboembólicos e atualmente faz uso de Varfarina 5 mg/dia. Ao chegar no Centro de Informações sobre Medicamentos na unidade de saúde, relatou se automedicar com ácido acetilsalicílico de forma paliativa para evitar sentir dores no corpo.

Sobre a conduta do farmacêutico responsável ao se deparar com esse caso no Centro de Informações sobre Medicamentos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1031453 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Entre as diversas funções do farmacêutico que atua na farmácia hospitalar, destacam-se a gestão de custos, dos estoques, dos recursos humanos e dos recursos materiais.
Sobre o tema, avalie as afirmativas a seguir.

I. A falta de estoque pode acarretar compras emergenciais e prejuízo para os pacientes.
II. Durante a recepção de medicamentos deve-se incluir a informação do lote e data de fabricação no registro de entrada.
III. O inventário físico é uma conduta adotada para controle do estoque de medicamentos, o qual pode ser realizado mensalmente.

Está correto o que se afirmar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q956749 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2025

O sistema de distribuição de medicamentos em que a medicação é preparada, acondicionada em embalagens separadas, identificada para a administração na posologia prescrita pelo médico a partir da cópia da prescrição original e encaminhada aos setores para administração é o sistema
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q981182 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A monitorização da farmacoterapia realizada pelo farmacêutico tem como principal objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1052630 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Fracionamento Industrial do Plasma 2 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre a utilização das soluções parenterais, com qualidade, segurança e eficácia, que requer o cumprimento de requisitos mínimos para garantir a total ausência de contaminações químicas e biológicas, bem como interações indesejáveis e incompatibilidades medicamentosas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1031455 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com base nas diretrizes que regulamentam o controle de infecção hospitalar no Brasil, avalie as afirmativas a seguir.

I. Todas as ações realizadas pela comissão de controle de infecção hospitalar têm como objetivo a redução nas taxas de infecção.
II. Dentre os indicadores de uso de antimicrobianos, indica-se analisar o percentual de pacientes que usaram antimicrobianos (uso profilático ou terapêutico) no período considerado.
III. A taxa de pacientes com infecção hospitalar é calculada tomando como numerador o número de doentes que apresentaram infecção hospitalar no período considerado, e como denominador, o total de óbitos no período.

Está correto o que se afirmar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1067306 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Pacientes em uso de NP podem necessitar de vários tipos de fármacos para o tratamento da doença primária ou associada.

Assinale a alternativa correta em relação à interação entre nutrientes e fármacos na NP.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1001679 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 55 anos, com Diabetes Mellitus tipo 2, faz uso de 850mg de Metformina. Recentemente, seu médico inseriu 5mg de Glibenclamida à terapia.

No acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico deve orientar o paciente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q979248 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para a seleção de medicamentos, devem ser adotados critérios que permitam a elaboração de um formulário. Entre os critérios adotados, deve ser considerado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q978777 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A consulta farmacêutica é uma atividade clínica realizada pelo farmacêutico com o objetivo principal de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1033403 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Texto associado.

Leia o Caso Clínico 2 para responder à questão.

Caso Clínico 2

Uma mulher chega à farmácia do bairro solicitando orientação farmacêutica. Ela relata que sua filha de 5 anos está com infecção do trato urinário (ITU) e iniciou naquele dia antibioticoterapia com 10 ml de solução oral de cefadroxil (250 mg/5 ml) de 12 em 12 horas. Segundo a mãe, após a administração da segunda dose, a filha vomitou e ela teve dúvidas de como proceder em relação ao medicamento administrado.

Sobre o caso, a orientação farmacêutica será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q978909 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

“Os medicamentos são avaliados e selecionados por profissionais do hospital, com o objetivo de garantir o uso racional de medicamentos à população assistida pela instituição. Portanto, as decisões são tomadas de forma contínua, por uma equipe multiprofissional, com base em critérios objetivos de inclusão ou exclusão de medicamentos. Há revisão e avaliação crítica da literatura, considerando os estudos disponíveis, a eficácia do medicamento para diferentes faixas etárias e populações consideradas de risco, os custos, os efeitos adversos e seus tratamentos, as alternativas terapêuticas disponíveis, os problemas de aquisição e distribuição, entre outras variáveis.”
(Katzung, B. e Vanderah, T. (2023). Farmacologia básica e clínica. 15a ed. Grupo A)

O texto faz referência ao modelo de seleção de medicamentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.