Início

Questões de Concursos Farmacodinâmica

Resolva questões de Farmacodinâmica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q475102 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Todas as fibras simpáticas pós-ganglionares liberam noradrenalina, que age sobre os alfa- ou beta-adrenorreceptores.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q477846 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Uma das formas de atuação da metildopa como antagonista dos receptores adrenérgicos é a ativação dos mecanismos de retroalimentação autoinibitória que os receptores do tipo beta-2-adrenérgicos exercem nos neurônios pré-sinápticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q480421 | Farmácia, Farmacodinâmica, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Uma senhora de sessenta anos de idade, portadora de artrite reumatoide e hipertensa, faz uso prolongado de dexametasona por via oral. A densitometria óssea da paciente evidencia osteopenia acentuada do colo do fêmur.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

No caso apresentado, uma destruição autoimune ocorre pela ativação das células T, que destroem o colo do fêmur.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q475647 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. Um dos efeitos adversos observados durante a utilização do cloranfenicol é a depressão severa da medula óssea, causando uma pancitopenia no paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q476949 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. Os glicocorticoides são importantes imunossupressores porque impedem seletivamente a indução do processo inflamatório crônico.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q475708 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Bioquímico Toxicologista, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

A afinidade de uma droga por um receptor na superfície de uma célula e as atividades celulares decorrentes dessa interação estão ligadas à estrutura química da droga. A configuração espacial e a disposição da molécula determinam a especificidade e o encaixe com o receptor. No que se refere às interações entre as drogas e os receptores, julgue os seguintes itens. A resposta biológica é geralmente proporcional ao grau de ocupação.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q475906 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. O aciclovir é um antiviral seletivo capaz de inibir a DNApolimerase dos vírus, principalmente dos vírus do herpes simples e da varicela zoster.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q477157 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Em 2003, havia aproximadamente oitenta antibióticos, nove antifúngicos e dezesseis antivirais à disposição no Brasil para o tratamento de doenças infecciosas hospitalares. Em contrapartida, as bactérias adquiriram resistência aos novos antibióticos, de forma proporcional à quantidade desses agentes anti-infecciosos utilizados na prática hospitalar. Em conformidade com essas informações, julgue os próximos itens. A rifampicina, fármaco utilizado no tratamento tanto da tuberculose como da hanseníase, inibe a síntese proteica bacteriana, atuando principalmente sobre microrganismos anaeróbicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q478870 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Criminal, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Com relação à mediação química e aos receptores sinápticos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q480448 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

Os anti-histamínicos H1 são fármacos que interagem com os receptores de histamina do tipo 1, com o objetivo de reduzir a atividade produzida pela estimulação desse ligante. Essa interação reduz a atividade constitutiva do receptor, compete com a histamina pelo sítio de ação e desloca o receptor para a conformação inativa. Considerando a interação fármaco-receptor, esses fármacos são classificados como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q476107 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Em doses baixas, tanto a atropina como o metonitrato de atropina causam bradicardia paradoxal em seres humanos, provavelmente em decorrência da sua ação no sistema nervoso central.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q479616 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Criminal, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta em relação ao uso de anestésicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q479752 | Farmácia, Farmacodinâmica, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da função renal, equilíbrio hídrico, eletrolítico e gases sanguíneos, julgue os itens seguintes. Se a perda hídrica ultrapassar a reposição, ocorrerá o desenvolvimento de inchaço com uma hipervolemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q479262 | Farmácia, Farmacodinâmica, Analista de Atividades do Hemocentro, FHB DF, IADES

Do ponto de vista farmacocinético, a absorção dos fármacos depende de diversas variáveis. Acerca desse assunto, quanto aos fatores que interferem no processo de absorção dos fármacos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q474945 | Farmácia, Farmacodinâmica, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

Os fármacos que se ligam aos receptores fisiológicos e mimetizam os efeitos reguladores dos compostos endógenos de sinalização são denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q476465 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a prevalência de diabetes melito do tipo 2 tem-se elevado significativamente, em parte como consequência do aumento do sobrepeso da obesidade associados às alterações do estilo de vida e ao envelhecimento populacional. Julgue os itens a seguir, a respeito do controle dos níveis de glicose nos indivíduos acometidos por essa patologia. Antagonistas da produção de adrenalina inibem a liberação de insulina, aumentando a glicemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q478212 | Farmácia, Farmacodinâmica, Farmacêutico, SES DF, FUNIVERSA

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) é um microrganismo que foi, primeiramente, identificado nos Estados Unidos em 2000. Em 2006, foi realizado o primeiro registro de infecção por KPC no Brasil. A KPC representa uma grande ameaça microbiológica, pois se trata de um microrganismo multirresistente a diversos fármacos antibacterianos existentes na atualidade. A respeito dos medicamentos capazes de tratar as infecções pela KPC, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q475019 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Criminal, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A farmacodinâmica dos fármacos descreve a infinidade de modos pelos quais as substâncias afetam as funções do organismo de um indivíduo. A interação com o local-alvo comumente produz o efeito terapêutico desejado, enquanto a interação com outras células, tecidos ou órgãos pode resultar em efeitos colaterais, conhecidas como reações medicamentosas adversas. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito à farmacodinâmicas das drogas.

A resposta biológica a uma droga é considerada difusa quando os receptores específicos forem amplamente distribuídos pelos tecidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q475546 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. A prednisona é um fármaco inativo até ser rapidamente metabolizada em prednisolona pelo fígado.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q474997 | Farmácia, Farmacodinâmica, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O rituximabe é um anticorpo monoclonal quimérico capaz de se ligar à molécula CD20 na superfície dos linfócitos B, induzindo sua destruição por lise mediada pelo sistema complemento ou por citotoxicidade celular mediada por anticorpos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.