Questões de Concursos Farmacoepidemiologia

Resolva questões de Farmacoepidemiologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q476603 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

A ferramenta da farmacoepidemiologia que mede o uso de medicamentos na população, analisa o padrão de prescrição de médicos e dentistas e verifica a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos são os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q476101 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Farmacêutico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Na padronização de medicamentos em uma farmácia hospitalar, a divulgação, alteração, elaboração de estudos e o registro de informações sobre medicamentos são atividades de uma junta deliberativa designada pela diretoria clínica, denominada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q475944 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição do termo Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares (SVEIH):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q475501 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Farmácia, SES CE, UECE

Considere as seguintes afirmativas:

I - A transmissão da doença de Chagas pode ser: intradomiciliar, silvestre e acidental ou de laboratório, além da transfusional e transplacentária.

II - Fumantes expostos a carcinógenos químicos do cigarro que induzem mutações no DNA geralmente começam a desenvolver cânceres característicos de seu vício até 10, 20 ou mais anos após o início da exposição. Os fatores genéticos provavelmente determinam a maior ou menor suscetibilidade das pessoas quanto à aquisição da doença.

III - Independentemente da forma como evolua qualquer processo saúde-doença de massa até uma situação epidêmica, é possível generalizá-la e representar a generalização através de uma curva epidêmica.

IV - Apesar de todos os recentes avanços em relação ao diagnóstico, ao tratamento e à profilaxia da hepatite B, ela se mantém como um importante problema de saúde pública nos dias atuais. A sua principal forma de prevenção é a vacina, que tem uma boa efetividade.

V - O vírus da hepatite B é considerado de baixa infectividade devido à sua pequena estabilidade no meio ambiente, aliado ao alto grau de contagiosidade em pequena quantidade de sangue ou secreções. A via de infecção viral é sexual e/ou parenteral, ocorrendo através do contato de áreas de solução de continuidade da pele e mucosas com sangue ou fluidos corporais infectados.

Das afirmativas acima são corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q476357 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

Quando falamos de epidemias na história do Brasil, a primeira a ser lembrada é a febre amarela. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no século XVII em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. No ano de 1685, veio a Recife um navio africano. Algumas semanas após o início da viagem, um dos tripulantes adoeceu de febre amarela e a doença se alastrou rapidamente. Quando cessou a epidemia, das 340 pessoas da guarnição restavam apenas 106 vivas, das quais 7 aparentemente não haviam sido afetadas. As medidas de mortalidade pertinentes (coeficiente de mortalidade e de letalidade) foram, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.