Questões de Concursos: Farmacologia da Musculatura Lisa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Farmacologia da Musculatura Lisa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q918677 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADMeTEC, 2024

Em relação aos fármacos utilizados para tratamento de diversas condições no aparelho respiratório, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Cloperastina é um antitussígeno com ação mucolítica e pode ser utilizado como antídoto à intoxicação por paracetamol.
( ) Formoterol é indicado por via oral para alívio temporário da congestão nasal causada por gripes e resfriados mais fortes.
( ) Fluticasona pode ser indicada para profilaxia e tratamento da rinite alérgica sazonal e rinite crônica.

12 Q907791 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico Clínico, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O farmacêutico deve educar o paciente para que sempre examine atentamente o nome do medicamento no rótulo ou etiqueta, confirmando se corresponde ao que foi prescrito. Existem medicamentos que apresentam nomes semelhantes na grafia e/ou no som e que podem causar confusão como, por exemplo, a clorpromazina e a clorpropramida, o haloperidol e o alopurinol. Entre os medicamentos citados a seguir, quais deles são aqueles que são antipsicóticos?

13 Q907793 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico Clínico, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

“Os medicamentos devem sempre ser protegidos da luz, da umidade e do calor.” Tal recomendação referente ao ambiente externo apresenta condições importantes para manter a estabilidade do medicamento garantindo seu efeito terapêutico durante seu prazo de validade. Entretanto, devem ainda ser considerados aspectos inerentes à formulação, relacionados à sua própria natureza e à interação de seus ingredientes entre si e/ou com o material de acondicionamento. Em relação a esses aspectos, em particular às alterações visíveis na aparência de uma formulação, como separação de fases, cristalização, são resultantes de incompatibilidade

14 Q909955 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os novos agonistas dos receptores benzodiazepínicos são hipnóticos comumente chamados de “compostos Z”. Eles são eficazes em aliviar a insônia motivada pela incapacidade de conciliar o sono. Eles apresentam eficácia hipnótica prolongada, sem a ocorrência de insônia de rebote na interrupção súbita.
Fonte: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L.L. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. 2.ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.. Capítulo 17 - Hipnóticos e Sedativos.


Assinale a alternativa que contém um fármaco dos “compostos Z”.

15 Q907806 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico Clínico, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Estudos têm demonstrado que a utilização local de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) como forma terapêutica no alívio de afecções inflamatórias e dolorosas apresenta inúmeras vantagens em relação ao uso sistêmico, principalmente evitando as reações gastrointestinais. A administração tópica tem como objetivo a penetração do princípio ativo nos tecidos, tais como músculo e articulações, abaixo do sítio de aplicação. Essa via de administração pode ser considerada uma alternativa terapêutica para indivíduos impossibilitados de fazer uso oral de AINES. O AINE derivado do ácido fenilacético que apresenta propriedades analgésica, anti-inflamatória e larga utilização em formulações para uso tópico é

16 Q907807 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico Clínico, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Infelizmente é relativamente comum a ocorrência de uma cascata de prescrição quando o efeito adverso de determinado fármaco é interpretado de maneira equivocada como um sintoma ou sinal de um novo distúrbio e se prescreve um novo fármaco para seu tratamento. O pior é que o novo e desnecessário fármaco pode causar efeitos adversos adicionais, que podem ainda ser novamente interpretados de maneira equivocada como outro distúrbio e tratado desnecessariamente, e assim por diante. Por exemplo, pode ser encontrada prescrição de diurético em paciente hipertenso com edema periférico causado pelo uso do vasodilatador hipotensor nifedipino. Entretanto, a terapia diurética pode causar hipopotassemia exigindo suplementação de potássio. Nesse caso específico, uma estratégia melhor seria reduzir a dose ou interromper o uso do bloqueador do canal de cálcio em favor de outros fármacos anti-hipertensivos, como inibidores da enzima de conversão da angiotensina ou bloqueadores do receptor da angiotensina. Um diurético que tem a capacidade de jogar água e sal para fora, além do potássio, também acarretando hipopotassemia e diminuição da força muscular é

17 Q909956 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

ARDC nº 22/2014 - Dispõe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC. Sobre esta resolução da diretoria colegiada da ANVISA, analise as proposições a seguir:


I- O acesso ao SNGPC é feito por meio de senha pessoal, sigilosa e intransferível. O uso indevido da senha e os prejuízos decorrentes da eventual quebra de seu sigilo serão de responsabilidade do farmacêutico responsável técnico e do responsável legal do estabelecimento.

II- Não é objetivo do SNGPC contribuir com a produção de conhecimento sobre estudos de utilização de medicamentos e farmacoepidemiologia.

III- Todas as farmácias e drogarias devem, obrigatoriamente, utilizar o SNGPC para escrituração sanitária dos medicamentos, insumos farmacêuticos e preparações e/ou especialidades farmacêuticas de que trata esta Resolução.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

19 Q895649 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O ambroxol é um agente mucolítico utilizado para facilitar a expectoração em pacientes com doenças respiratórias que produzem secreção excessiva ou viscosa. Indique qual das alternativas a seguir representa corretamente o mecanismo de ação do ambroxol.

20 Q897035 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

As cápsulas e comprimidos continuam sendo exaustivamente estudados, pois apresentam ampla aceitação por médicos e pacientes. Os polímeros são incorporados em tais formas farmacêuticas visando a diferentes funções, como mascarar odor e sabor desagradáveis, proteger o fármaco de condições agressivas do meio ambiente (luz e umidade) e do microambiente fisiológico, auxiliar no processo produtivo e para modular a liberação do fármaco.

Fonte: VILLANOVA, J. C. O.; ORÉFICE, R. L.; CUNHA, A. S. Aplicações farmacêuticas de polímeros. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 20, n. 1, p. 51-64, 2010.

Sobre os sistemas de liberação controlada gastrorretensivos, julgue as proposições a seguir:

I- São utilizados para fármacos que são absorvidos no estômago ou na parte distal do intestino delgado.
II- A bioadesão dos polímeros na mucosa gástrica é a única forma de produção de sistemas gastrorretensivos.
III- Os sistemas expansíveis, nos quais os polímeros intumescem em contato com o fluido gástrico e aumentam de tamanho, não passando através da válvula terminal do estômago, é uma forma de produção de sistemas gastrorretensivos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.