Início

Questões de Concursos Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos

Resolva questões de Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q902109 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Vigilância Sanitária, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Considere que um(a) farmacêutico(a) tenha duas soluções aquosas: Solução A e Solução B. A Solução A possui uma molaridade de 0,2 M e é uma solução de ácido clorídrico (HCl), enquanto a Solução B tem uma normalidade de 0,4 N e é uma solução de ácido nítrico (HNO₃). Ambos os ácidos são monopróticos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q956073 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

A maioria dos fármacos, quando administrados para a mãe lactante, aparecem no leite materno em concentrações muito baixas e, nessas condições, não provocam danos ao bebê. No entanto, alguns fármacos são eliminados em maior concentração no leite materno e, por esse motivo, são contraindicados durante o aleitamento.
É o caso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q895264 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A hanseníase, também chamada de Doença de Hansen - em homenagem ao médico que a descobriu, é uma patologia causada pelos agentes bacterianos Mycobacterium leprae e Mycobacterium lepromatosis, que provoca lesões na pele de grau variável em praticamente todas as regiões do corpo.
Ela apresenta similaridade com a tuberculose devido as duas doenças serem causadas por micobactérias.
Assinale a alternativa que representa o esquema terapêutico preconizado pelo Ministério da Saúde para o tratamento da hanseníase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1009968 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das penicilinas e das cefalosporinas, julgue o próximo item.

O uso prolongado das cefalosporinas de terceira geração em hospitais pode ser associado ao aparecimento da colite pseudomembranosa, causada pelo Clostridium difficile.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q905593 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

É o único antibiótico de uma classe de antibióticos denominados monobactans que, por sua vez, compõem uma subclasse de antibióticos beta-lactâmicos (antibióticos que têm uma estrutura química chamada anel beta-lactâmico). Os antibióticos beta-lactâmicos também incluem por exemplo, as cefalosporinas e as penicilinas. Esse antibiótico é comumente usado para tratar pessoas que são alérgicas a antibióticos betalactâmicos mais usados usualmente, como penicilina e cefalosporina, além de ser usado em combinação com outros antibióticos para tratar certas bactérias resistentes aos antibióticos. O texto refere-se ao fármaco denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q905599 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

É um antibiótico da classe das lincosamidas, que é principalmente bacteriostático. Esse fármaco liga-se à subunidade 50S do ribossomo, inibindo assim a síntese da proteína bacteriana. é bem absorvido por via oral e pode ser administrado parenteralmente. É bem difundido nos líquidos corporais, exceto no líquido cefalorraquidiano; concentra-se em fagócitos. A maior parte do fármaco é metabolizada; metabólitos são excretados na bile e na urina. não pode ser utilizado para infecção em sistema nervoso central (exceto toxoplasmose cerebral) porque a penetração no sistema nervoso central e no líquido cefalorraquidiano é pequeno. O texto faz referência a qual fármaco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q905636 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre a vancomicina está CORRETO o que se afirma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q900521 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Sobre a furosemida, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q899252 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para que o medicamento que foi administrado via oral, alcance a corrente sanguínea ele terá o primeiro desafio que é atravessar a membrana plasmática das células intestinais. Algumas moléculas até conseguem passar entre as células, mas a maioria delas vão precisar encontrar meios de transporte para atravessar a membrana plasmática.

Diante disso, relacione as colunas a seguir:

1. Difusão simples
2. Difusão facilitada
3. Difusão ativa
4. Endocitose

( ) Duas proteínas atuam nesse processo: as proteínas canais e as proteínas carreadoras. As proteínas canais, formam um caminho pelo qual as substâncias podem atravessar a membrana plasmática. No caso das proteínas carreadoras, elas sofrem modificações que permitem movimentar uma substância para o outro lado da membrana. Em nenhuma das duas situações há gasto de energia.
( ) Consiste na formação de vesículas pela invaginação da membrana plasmática para a absorção de moléculas orgânicas e outras substâncias particuladas. A vesícula formada pela membrana que contém a molécula absorvida desprende-se e leva a molécula para o meio intracelular.
( ) Ocorre através da membrana celular com gasto de energia. Proteínas de transporte atuarão de modo a garantir que solutos sejam movimentados contra seu gradiente de concentração, sendo transferidos do lado em que se encontram em menor concentração para o lado onde estão mais concentrados.
( ) Partículas movem-se através da membrana de uma região em que estão em maior concentração para uma área de menor concentração. A movimentação ocorre até que as concentrações nos dois lados da membrana se igualem. Esse processo é espontâneo, sem a necessidade de gasto de energia.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q987855 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O papel das vias aéreas superiores é muito importante no condicionamento do ar inspirado, isto é, no seu pré-aquecimento, umidificação e depuração das partículas em suspensão. Essas propriedades dependem das características da mucosa respiratória, isto é, de sua abundante vascularização e de sua capacidade de secretar um muco fluido, e da presença do reflexo da tosse. Dito isso, cabe mencionar que os medicamentos ativos no aparelho respiratório se classificam em: mucocinéticos ou expectorantes, antitussígenos, broncodilatadores e excitantes respiratórios.

Indique a alternativa que caracteriza os medicamentos do tipo broncodilatadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q893153 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, SESMT, FGV, 2024

A rifamicina (rifampicina) é um fármaco utilizado no tratamento das infecções micobacterianas.
Assinale a opção que indica o mecanismo de ação que está associado a esse fármaco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q893157 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, SESMT, FGV, 2024

As preparações de insulina para tratamento do Diabetes Mellitus são classificadas de acordo com sua duração de ação em preparações de ação curta e longa.
Assinale a opção que indica a que apresenta uma ação longa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q893164 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, SESMT, FGV, 2024

Sobre as indicações e os efeitos adversos dos fármacos metabolizados pelas N-acetiltransferases, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q896548 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A inflamação constitui um mecanismo de defesa natural do organismo frente aos danos teciduais provocados por traumas físicos, substâncias químicas prejudiciais ou patógenos microbianos. Comumente, os anti-inflamatórios não esteroides atuam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q899706 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS É ATO PRIVATIVO DO FARMACÊUTICO
Decreto n.º 85.878, de 07 de abril de 1981.

A dispensação é uma atividade exclusivamente farmacêutica que não pode se restringir apenas à entrega do medicamento. O profissional farmacêutico deve promover as condições para que o paciente faça uso do medicamento da melhor maneira possível.

Fonte: ANGONESI, Daniela; RENNÓ, Marcela Unes Pereira. Dispensação farmacêutica: proposta de um modelo para a prática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3883-3891, 2011. Disponível em: http://gg.gg/1briuw. Acesso em: 19 ago. 2024.

Considerando o tema abordado no enunciado, correlacione cada um dos medicamentos descritos a seguir com o tipo de prescrição necessária para a sua dispensação nas farmácias.

Medicamento
I – Amoxicilina 500 mg + Clavulanato 124 mg (cp)
II – Diazepam 5 mg (cp)
III – Morfina 10 mg (cp)

Tipo de Receituário
( ) Notificação de Receita “A” – Cor Amarela
( ) Notificação de Receita “B” – Cor Azul
( ) Notificação de Receita “C” – Branca
( ) Receituário Simples – Cor Branca
( ) Receituário de Controle Especial – Cor Branca

À luz da Portaria 344/1998, a correlação entre os medicamentos e os tipos de receitas necessárias para a sua dispensação está descrita corretamente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q899258 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Um paciente do sexo masculino, 6 anos de idade, foi admitido hospital com queixa de cólicas abdominais, hematoquezia hipertermia e diarreia moderada. Após o controle da temperatura e dor, o médico analisou o resultado dos exames laboratoriais e diagnosticou uma infecção pelo protozoário Entamoeba histolytica. O paciente recebeu alta com a prescrição de Tinidazol, 2g, por via oral uma vez ao dia por 3 dias.
Qual seria a melhor orientação clínica do farmacêutico durante a dispensação deste medicamento levando em consideração o tratamento deste caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q899516 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com as propriedades que promovem interação medicamentosa, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q893154 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, SESMT, FGV, 2024

Um anestésico geral é raramente administrado de forma isolada. Os adjuvantes anestésicos são habitualmente utilizados para aumentar componentes específicos da anestesia, permitindo doses menores do anestésico geral e menos efeitos colaterais. Assinale a opção que indica um adjuvante anestésico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q893172 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, SESMT, FGV, 2024

O tamanho das partículas para inalação de fármacos é de fundamental importância na determinação do local de deposição no trato respiratório.
Assinale a opção que indica o tamanho ideal das partículas para que elas se fixem nas vias respiratórias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.