Início

Questões de Concursos Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos

Resolva questões de Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


62Q905653 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Califórnia PR, MARANATHA Assessoria, 2024

Reações adversas a medicamentos são classificadas com base em diferentes critérios. A classificação de RAM mais aceita atualmente foi proposta por Rawlins e Thompson 4, 5 que as agrupa em reações do tipo A ou previsíveis e reações do tipo B ou imprevisíveis. Assinale a Alternativa Correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q987859 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

De maneira geral, a farmacotécnica é a área de responsabilidade dos farmacêuticos, que compreende a manipulação dos princípios ativos e outras substâncias necessárias para a fabricação de medicamentos, portanto, a seleção da forma farmacêutica ideal é um parâmetro de grande relevância para a qualidade farmacotécnica de um medicamento e, nesse sentido, as formas farmacêuticas podem ser divididas em sólidas, líquidas, semi sólidas.

Os medicamentos que possuem formato cônicos ou ogivais, para aplicação retal e vaginal, sendo usados em substituição à via oral, no caso de lesão na mucosa do trato gastrointestinal ou quando o paciente apresenta quadro de vômito ou dificuldade de deglutição, correspondem a qual divisão e tipo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q902109 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Vigilância Sanitária, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Considere que um(a) farmacêutico(a) tenha duas soluções aquosas: Solução A e Solução B. A Solução A possui uma molaridade de 0,2 M e é uma solução de ácido clorídrico (HCl), enquanto a Solução B tem uma normalidade de 0,4 N e é uma solução de ácido nítrico (HNO₃). Ambos os ácidos são monopróticos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q895264 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A hanseníase, também chamada de Doença de Hansen - em homenagem ao médico que a descobriu, é uma patologia causada pelos agentes bacterianos Mycobacterium leprae e Mycobacterium lepromatosis, que provoca lesões na pele de grau variável em praticamente todas as regiões do corpo.
Ela apresenta similaridade com a tuberculose devido as duas doenças serem causadas por micobactérias.
Assinale a alternativa que representa o esquema terapêutico preconizado pelo Ministério da Saúde para o tratamento da hanseníase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1009969 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das penicilinas e das cefalosporinas, julgue o próximo item.

As penicilinas são igualmente estáveis na presença de ácido, o que possibilita sua administração por via oral, no formato de comprimidos, cápsulas ou drágeas.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q899706 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS É ATO PRIVATIVO DO FARMACÊUTICO
Decreto n.º 85.878, de 07 de abril de 1981.

A dispensação é uma atividade exclusivamente farmacêutica que não pode se restringir apenas à entrega do medicamento. O profissional farmacêutico deve promover as condições para que o paciente faça uso do medicamento da melhor maneira possível.

Fonte: ANGONESI, Daniela; RENNÓ, Marcela Unes Pereira. Dispensação farmacêutica: proposta de um modelo para a prática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3883-3891, 2011. Disponível em: http://gg.gg/1briuw. Acesso em: 19 ago. 2024.

Considerando o tema abordado no enunciado, correlacione cada um dos medicamentos descritos a seguir com o tipo de prescrição necessária para a sua dispensação nas farmácias.

Medicamento
I – Amoxicilina 500 mg + Clavulanato 124 mg (cp)
II – Diazepam 5 mg (cp)
III – Morfina 10 mg (cp)

Tipo de Receituário
( ) Notificação de Receita “A” – Cor Amarela
( ) Notificação de Receita “B” – Cor Azul
( ) Notificação de Receita “C” – Branca
( ) Receituário Simples – Cor Branca
( ) Receituário de Controle Especial – Cor Branca

À luz da Portaria 344/1998, a correlação entre os medicamentos e os tipos de receitas necessárias para a sua dispensação está descrita corretamente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q900521 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Sobre a furosemida, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q987853 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A quimioterapia antineoplásica é amplamente utilizada no tratamento de câncer. Esse tratamento é utilizado em doses o mais próximo possível das doses máximas individuais toleradas e devem ser administrados com a maior frequência possível para desestimular o novo crescimento do tumor.

Sobre esse tema, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Depois, marque a opção correspondente.

( ) A quimioterapia antineoplásica é também aplicada no tratamento da artrite reumatoide (metotrexato e ciclofosfamida), doença de Crohn (6-mercaptopurina), transplante de órgãos (metotrexato e azatioprina), anemia falciforme (hidroxiureia), psoríase (metotrexato) e outras condições patológicas não oncológicas.


( ) A exposição ocupacional ou ambiental aos antineoplásicos pode acarretar danos à saúde.


( ) Ao processo de preparo dos medicamentos perigosos é exigido o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como a prática de uso de dois pares de luvas estéreis, sem talco e frequentes trocas, uso de uniforme/avental de uso restrito, de manga longa e punho elástico, impermeável e com baixa liberação de partículas, sem abertura frontal e que cubra todo o corpo, gorro ou capuz, propé ou bota antiderrapante, óculos de segurança e máscaras respiratórias.


( ) As drogas utilizadas durante a quimioterapia atuam nas células cancerosas, mas acabam por agir também nas células saudáveis. Com isso, surgem os efeitos colaterais do tratamento como anemia, leucopenia, plaquetopenia (células da medula óssea), queda dos cabelos (células dos folículos pilosos) e inflamação da mucosa oral (células do tubo digestivo).


( ) A equipe multiprofissional de terapia antineoplásica é constituída, no mínimo, de profissional farmacêutico, enfermeiro e médico especialista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q987858 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

“Aquele que contém o mesmo princípio ativo, na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência podendo, com este, ser intercambiável. A intercambialidade, ou seja, a segura substituição do medicamento é assegurada por testes de equivalência terapêutica, que incluem comparação in vitro, através dos estudos de equivalência farmacêutica e in vivo, com os estudos de bioequivalência apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária”.

A qual grupo de medicamentos se refere a descrição anterior?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q895265 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

As formas farmacêuticas podem ser definidas como o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados, a fim de facilitar sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado.

Portanto, torna-se importante conhecer as principais formas farmacêuticas utilizadas no mercado, pois elas influenciam diretamente os efeitos de um fármaco no organismo. Nesse sentido, avalie as sentenças a seguir em verdadeiro (V) ou falso (F):


(__) As cápsulas duras são mais adequadas para comportar substâncias líquidas/semissólidas que as cápsulas moles.


(__) A Neosaldina®️ apresenta Dipirona em sua formulação com a vantagem, quando comparada a Dipirona, de ter o sabor mais agradável por ser um emplasto.


(__) Entre todas as formas farmacêuticas líquidas, o elixir é aquele conhecido por ser uma solução hidroalcoólica cujo uso envolve a deglutição da substância.


(__) Denomina-se solução como a forma farmacêutica líquida límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado, ou numa mistura de solventes miscíveis.


(__) A diferença entre forma farmacêutica de liberação prolongada e liberação retardada é que, nessa última, o fármaco apresenta uma demora maior na liberação do princípio ativo quando comparado aos medicamentos de liberação imediata.


A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1009968 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das penicilinas e das cefalosporinas, julgue o próximo item.

O uso prolongado das cefalosporinas de terceira geração em hospitais pode ser associado ao aparecimento da colite pseudomembranosa, causada pelo Clostridium difficile.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q899710 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

O uso dos fármacos anti-hipertensivos tem como objetivo primordial o tratamento da hipertensão arterial e a redução da morbimortalidade cardiovasculares. Assim, devem não só reduzir a pressão arterial, mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Diferentes tipos de anti-hipertensivos reduzem a pressão arterial através de diferentes mecanismos, assim, há várias estratégias de tratamento possíveis.
Fonte: BAKRIS, George L. Medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial. Manual MSD. set 2023. Disponível em: http://gg.gg/1brcv6. Acesso em: 19 ago. 2024.

Considerando as informações do enunciado, duas importantes classes de medicamentos descritas a seguir são utilizadas para o controle da pressão arterial: 1) os medicamentos diuréticos tiazídicos e 2) os bloqueadores dos receptores da angiotensina II. Os nomes dos representantes dessas classes de medicamentos, utilizados em larga escala para iniciar um tratamento anti-hipertensivo, são, correta e respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q899252 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Para que o medicamento que foi administrado via oral, alcance a corrente sanguínea ele terá o primeiro desafio que é atravessar a membrana plasmática das células intestinais. Algumas moléculas até conseguem passar entre as células, mas a maioria delas vão precisar encontrar meios de transporte para atravessar a membrana plasmática.

Diante disso, relacione as colunas a seguir:

1. Difusão simples
2. Difusão facilitada
3. Difusão ativa
4. Endocitose

( ) Duas proteínas atuam nesse processo: as proteínas canais e as proteínas carreadoras. As proteínas canais, formam um caminho pelo qual as substâncias podem atravessar a membrana plasmática. No caso das proteínas carreadoras, elas sofrem modificações que permitem movimentar uma substância para o outro lado da membrana. Em nenhuma das duas situações há gasto de energia.
( ) Consiste na formação de vesículas pela invaginação da membrana plasmática para a absorção de moléculas orgânicas e outras substâncias particuladas. A vesícula formada pela membrana que contém a molécula absorvida desprende-se e leva a molécula para o meio intracelular.
( ) Ocorre através da membrana celular com gasto de energia. Proteínas de transporte atuarão de modo a garantir que solutos sejam movimentados contra seu gradiente de concentração, sendo transferidos do lado em que se encontram em menor concentração para o lado onde estão mais concentrados.
( ) Partículas movem-se através da membrana de uma região em que estão em maior concentração para uma área de menor concentração. A movimentação ocorre até que as concentrações nos dois lados da membrana se igualem. Esse processo é espontâneo, sem a necessidade de gasto de energia.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q899253 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Os anti-inflamatórios se diferenciam em: anti-inflamatórios esteroidais (AIE) e anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE). Ambas as drogas possuem a inibição da síntese de um grupo de mediadores químicos inflamatórios denominados de eicosanoides. De acordo com a afirmativa abaixo, assinale 1 para AIE e 2 para AINE.

( ) Paracetamol;
( ) Prednisona;
( ) Ibuprofeno;
( ) AAS
( ) Prednisolona.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q987860 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Interações medicamentosas são modificações dos efeitos de um fármaco decorrentes do uso recente ou concomitante de outro fármaco ou fármacos (interações farmacológicas) ingestão de alimentos (interações fármaco-nutriente) ou ingestão de suplementos alimentares (interações suplemento-fármaco).

Observe o seguinte exemplo: anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) usados para aliviar a dor, como ibuprofeno, podem fazer o organismo reter sal e líquidos. Diuréticos, como a hidroclorotiazida e a furosemida, ajudam o corpo a eliminar o excesso de sais e líquidos. Se uma pessoa toma ambos os tipos de medicamento, o AINE pode reduzir a eficácia do diurético.

A que tipo de interação medicamentosa corresponde esse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q893153 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, SESMT, FGV, 2024

A rifamicina (rifampicina) é um fármaco utilizado no tratamento das infecções micobacterianas.
Assinale a opção que indica o mecanismo de ação que está associado a esse fármaco.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q896548 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A inflamação constitui um mecanismo de defesa natural do organismo frente aos danos teciduais provocados por traumas físicos, substâncias químicas prejudiciais ou patógenos microbianos. Comumente, os anti-inflamatórios não esteroides atuam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q896550 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Compreender o mecanismo de ação dos medicamentos é um pilar central dos princípios gerais de farmacologia. O aciclovir, utilizado na quimioterapia do herpes-vírus (doença infectocontagiosa), é ativado, inicialmente, no interior das células afetadas pelo vírus. A enzima timidinocinase, codificada pelo próprio vírus, é responsável por catalisar essa etapa essencial, iniciando a conversão do aciclovir em sua forma ativa. Esse processo reacional inicial é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.