Questões de Concurso Farmacologia na Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

22 Q984271 | Enfermagem, Farmacologia na Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Assinale a alternativa incorreta que relacione a via de administração com a medicação utilizada.

23 Q1021147 | Enfermagem, Farmacologia Na Enfermagem, Saúde do Adulto, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar (EP) constituem, em seu conjunto, a condição conhecida como tromboembolia venosa (TEV). A incidência de TEV é de 10% a 20% em pacientes clínicos gerais, de 20% a 50% em pacientes que tenham sofrido acidente vascular cerebral. A extensão do problema é subestimada pelo fato de a TVP e a EP serem, com frequência, clinicamente silenciosas.

Brunner & Suddart Tratado de enfermagem médico-cirúrgica

Guanabara Koogan, RJ, 12 ª edição, vol 2, 2012 (com adaptações)

Tendo como referência esse fragmento de texto, julgue o item seguinte a respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios vasculares e problemas de circulação periférica.

O sangramento espontâneo constitui a principal complicação da terapia anticoagulante com heparina; hematúria, sudorese, dor abdominal intensa e elevação da temperatura são, com frequência, os primeiros sintomas que indicam dosagem excessiva. Para reverter os efeitos da heparina, em situações assim, pode-se administrar protamina IV.

24 Q1020722 | Enfermagem, Farmacologia Na Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, VUNESP, 2020

Considere os aspectos aos quais o enfermeiro deve estar atento ao prestar assistência de enfermagem a um paciente/cliente em uso de antidepressivos e assinale a alternativa correta.

25 Q981149 | Enfermagem, Farmacologia na Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. Também conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes do ato sexual. Diferente de outros métodos anticonceptivos, tem indicação reservada a situações especiais ou de exceção, com o objetivo de prevenir gravidez inoportuna ou indesejada. Assinale a alternativa que aponta um hormônio capaz de realizar a AE.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.