Questões de Concursos Farmacovigilância

Resolva questões de Farmacovigilância comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q844718 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Passira PE Farmacêutico, CONTEMAX, 2020

Com base na Portaria 2616/98, a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares - CCIH deverá elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição, contemplando, no mínimo, ações relativas a/à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q476680 | Farmácia, Farmacovigilância

Quanto à vigilância sanitária, julgue os itens seguintes Farmacovigilância pode ser definida como um ramo das ciências, parte da vigilância sanitária, que relaciona-se à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q845877 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Mata Grande AL Farmacêutico, ADMeTEC, 2020

Leia as afirmativas a seguir:

I. As notificações de Reações Adversas a Medicamentos e de queixas técnicas constituem a principal estratégia de coleta de dados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A notificação sistemática de reações adversas e sua análise estatística permanente permitem gerar alertas ou “sinais” sobre o comportamento dos medicamentos na população. O êxito ou o fracasso de qualquer atividade de farmacovigilância dependem da notificação das suspeitas de reações adversas.

II. As prescrições médicas devem ser analisadas tecnicamente pelo farmacêutico antes da dispensação dos medicamentos, sanando as dúvidas com o prescritor, registrando as intervenções e decisões tomadas. A análise deve ocorrer também, quando possível, em situações de emergência ou falha do sistema. Deverão ser analisados pelos farmacêuticos, minimamente: presença da assinatura e identificação do prescritor, legibilidade, nome do medicamento, dose, modo de preparo e utilização (diluição, concentração, tempo de infusão, adaptações de formas farmacêuticas), via de administração (observando o tipo de acesso venoso), posologia, incompatibilidades e interações medicamentosas.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q840862 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Coronel Freitas SC Farmacêutico, FEPESE, 2020

Na composição da relação de medicamentos padronizados para um serviço público de atenção básica em saúde, é importante considerar os seguintes aspectos:
1. A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. 2. Os medicamentos disponibilizados pelo Governo Estadual. 3. O perfil de morbimortalidade da população atendida pelo serviço. 4. Os preços praticados nas redes de farmácias da região. 5. Os serviços de saúde prestados no local.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q834486 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Jacinto Machado SC Farmacêutico, PS Concursos, 2021

Vários fatores envolvem a utilização e a segurança de um medicamento, desde a aquisição, armazenamento, prescrição, transcrição, validação, dispensação, preparação, administração, uso pelo paciente que representam cerca de 30% dos danos causados aos pacientes durante a hospitalização e a adesão ao tratamento. Para dispensação segura de medicamentos deve-se seguir os seguintes procedimentos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q844810 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Alagoa Nova PB Farmacêutico, CONTEMAX, 2020

De acordo com a ANVISA, Comprimido Orodispersível é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q842118 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Alagoa Nova PB Farmacêutico, CONTEMAX, 2020

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, o modelo de assistência farmacêutica será reorientado de modo a que não se restrinja à aquisição e à distribuição de medicamentos. As ações incluídas nesse campo da assistência terão por objetivo implementar, no âmbito das três esferas do SUS, todas as atividades relacionadas à promoção do acesso da população aos medicamentos essenciais. A reorientação do modelo de assistência farmacêutica, coordenada e disciplinada em âmbito nacional pelos três gestores do Sistema, deverá estar fundamentada na promoção do uso racional dos medicamentos, na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público, no desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a redução nos preços dos produtos, viabilizando, inclusive, o acesso da população aos produtos no âmbito do setor privado e:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q480341 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente ambulatorial oncológica recebeu a indicação de uso oral de medicação citostática. Ao analisar a prescrição, o farmacêutico verificou que foram receitados dois comprimidos de 500 mg por administração. Sabendo que a dosagem recomendada para a superfície corpórea dessa paciente é a de quatro comprimidos por administração, o farmacêutico orientou a paciente quanto ao uso e às reações adversas mais comuns deste medicamento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca das ações do farmacêutico.

Conforme protocolo interno de farmacovigilância, todos os sintomas e sinais de progressão da doença da paciente em apreço deverão ser notificados à Anvisa, visto tratar-se de caso oncológico.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q844596 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Passagem PB Farmacêutico, EDUCA, 2020

A farmacovigilância consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.

Sobre os objetivos de Farmacovigilância, analise os itens:

I. Melhorar o cuidado com o paciente e a segurança em relação ao uso de medicamentos e a todas as intervenções médicas e paramédicas.

II. Melhorar a saúde pública e a segurança em relação ao uso de medicamentos.

III. Contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma segura, racional e mais efetiva (inclui-se o uso custoefetivo).

IV. Promover a compreensão, educação e capacitação clínica em farmacovigilância e sua comunicação efetiva ao público.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q843632 | Farmácia, Farmacovigilância, Prefeitura de Centenário do Sul PR Farmaucêutico, FAUEL, 2020

Das afirmativas apresentadas abaixo em relação ao Balanço de Substâncias Psicoativas e Outras Substâncias Sujeitas a Controle Especial (BSPO), assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.