Início

Questões de Concursos Farmacovigilância

Resolva questões de Farmacovigilância comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1033392 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso clínico a seguir.

Um estudo de coorte foi realizado para verificar os efeitos adversos do medicamento X em uma população de mil indivíduos. O grupo exposto ao medicamento X foi acompanhado ao longo de 5 anos e comparado a um grupo não exposto ao mesmo medicamento.

Estudos do tipo descrito no caso apresentam como característica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1052553 | Farmácia, Farmacovigilância, Assuntos Regulatórios Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.
As informações contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a farmacovigilância é o conjunto de atividades que visam identificar, avaliar, compreender e prevenir a ocorrência de eventos adversos, ou quaisquer outros problemas relacionados aos medicamentos. A farmacovigilância está prevista no arcabouço regulatório da Anvisa e, atualmente, tem status de ciência. Para conceder o registro a um novo medicamento, os critérios legais que devem ser avaliados se referem à comprovação da qualidade, eficácia e segurança pela empresa fabricante, que deve fornecer informações completas dos ensaios não clínicos e clínicos realizados com o medicamento, conforme normas nacionais e internacionais, tendo em vista a globalização e a participação da agência no PIC/S. Resultados de ensaios realizadosin vitro e em animais, bem como ensaios clínicos realizados em humanos, subsidiam, dentre outras informações, dados sobre toxicidade, doses seguras e o perfil de eficácia clínica dos produtos terminados, prevendo a ocorrência de eventos indesejáveis. Contudo, tais ensaios possuem limitações, especialmente no que diz respeito à segurança de um novo produto durante a comercialização. Neste cenário, um sistema de farmacovigilância deverá ser implementado pelo Detentor do Registro do Medicamento (DRM) para acompanhar a segurança dos produtos na fase de pós-registro e comercialização e avaliar o impacto de possíveis alterações no Perfil Benefício-Risco (PBR) dos medicamentos, favorecendo o gerenciamento dos riscos à saúde dos usuários.”

(CRUZ, F. S.; BITTENCOURT, M. O.; PENIDO, C. S. Farmacovigilância. In: A regulação de medicamentos no Brasil. Porto Alegre: Artmed. 2013. Adaptado.)
Assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q907765 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1985, como a situação na qual pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo para eles e sua comunidade. Trata-se da situação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1031463 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Lei nº 9.782/1999 define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dá outras providências.

Quanto aos bens e produtos que estão submetidos ao controle e à fiscalização sanitária, avalie os itens a seguir.

I. Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
II. Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.
III. Imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados.

Está correto o que se afirmar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q978892 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Entre as prioridades estabelecidas pela Política Nacional de Medicamentos, uma delas envolve a implementação da Rename, a realização de campanhas educativas, o registro de medicamentos genéricos, a elaboração de um formulário terapêutico nacional e ações de farmacoepidemiologia e farmacovigilância. Trata-se do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q901472 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Medidas de Controle de Infecção Hospitalar Em uma auditoria realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Queimadas, PB, foi identificado um aumento na incidência de infecções associadas à ventilação mecânica. O comitê de controle de infecção hospitalar deve revisar as práticas atuais e implementar novas medidas para reduzir esses casos.
Considere as afirmativas abaixo:

1. A higiene das mãos é a medida mais eficaz para prevenir infecções hospitalares e deve ser realizada antes e depois do contato com o paciente, independentemente do uso de luvas.
2. A substituição regular dos circuitos de ventilação mecânica e a utilização de sistemas de aspiração fechados ajudam a minimizar o risco de infecções respiratórias.
3. A administração profilática de antibióticos em todos os pacientes da UTI é recomendada como medida preventiva contra infecções hospitalares.
4. A elevação da cabeceira do leito em 30-45° pode ajudar a prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica, reduzindo o risco de aspiração.
5. O controle rigoroso da esterilização de dispositivos médicos reutilizáveis é fundamental para evitar a transmissão de patógenos entre pacientes.

Fontes:
- ANVISA. "Manual de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde." 2020.
- WHO. "Guidelines on Hand Hygiene in Health Care." 2019.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1022879 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Acerca da farmacoepidemiologia, analise as afirmativas a seguir.

I. É o estudo do uso e dos efeitos ou dos efeitos colaterais de drogas em grande número de pessoas com a finalidade de descrever, explicar, predizer e controlar os efeitos e usos de tratamentos farmacológicos em populações definidas.
II. A farmacovigilância é parte importante da farmacoepidemiologia que envolve monitoramento contínuo em uma população, quanto a efeitos indesejados e outras questões de segurança decorrentes de medicamentos que já estão no mercado.
III. A farmacoepidemiologia emprega projetos de estudo complexos e análises estatísticas para avaliar relações causais entre uma intervenção terapêutica, incluindo exposição a medicamentos, e um resultado e encontrar as verdadeiras relações causais.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1067307 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Segundo o algoritmo de Naranjo, as suspeitas de reações adversas são classificadas em categorias. Um evento clínico, inclusive com alteração em exames laboratoriais, que se manifesta com uma sequência temporal razoavelmente plausível em relação à administração do medicamento, que dificilmente seria atribuível à doença intercorrente ou a outros medicamentos ou substâncias, e que apresenta resposta clinicamente razoável à suspensão do medicamento é considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q997662 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Os incidentes associados ao uso de medicamentos estão, muitas vezes, vinculados à farmacoterapia individual, o que gera complicações graves à saúde do indivíduo e o aumento da demanda para a resolução das comorbidades advindas da prescrição inadequada ou da automedicação.

Assinale a opção que indica corretamente um erro e suas origens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q997665 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

A prescrição de medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância garante, de forma crítica, a segurança do paciente, assegurando que cada etapa do processo de medicação, desde a prescrição até a administração, seja conduzida com a máxima precisão e cuidado.

Em se tratando de medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância, assinale a opção que, corretamente, descreve boas práticas de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1022880 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

A Rede Sentinela tem como atribuição fortalecer o monitoramento pós-comercialização/uso de produtos e serviços sob vigilância sanitária.

Assinale a opção que corretamente lista um dos objetivos da rede sentinela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1052554 | Farmácia, Farmacovigilância, Assuntos Regulatórios Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.
As informações contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a farmacovigilância é o conjunto de atividades que visam identificar, avaliar, compreender e prevenir a ocorrência de eventos adversos, ou quaisquer outros problemas relacionados aos medicamentos. A farmacovigilância está prevista no arcabouço regulatório da Anvisa e, atualmente, tem status de ciência. Para conceder o registro a um novo medicamento, os critérios legais que devem ser avaliados se referem à comprovação da qualidade, eficácia e segurança pela empresa fabricante, que deve fornecer informações completas dos ensaios não clínicos e clínicos realizados com o medicamento, conforme normas nacionais e internacionais, tendo em vista a globalização e a participação da agência no PIC/S. Resultados de ensaios realizadosin vitro e em animais, bem como ensaios clínicos realizados em humanos, subsidiam, dentre outras informações, dados sobre toxicidade, doses seguras e o perfil de eficácia clínica dos produtos terminados, prevendo a ocorrência de eventos indesejáveis. Contudo, tais ensaios possuem limitações, especialmente no que diz respeito à segurança de um novo produto durante a comercialização. Neste cenário, um sistema de farmacovigilância deverá ser implementado pelo Detentor do Registro do Medicamento (DRM) para acompanhar a segurança dos produtos na fase de pós-registro e comercialização e avaliar o impacto de possíveis alterações no Perfil Benefício-Risco (PBR) dos medicamentos, favorecendo o gerenciamento dos riscos à saúde dos usuários.”

(CRUZ, F. S.; BITTENCOURT, M. O.; PENIDO, C. S. Farmacovigilância. In: A regulação de medicamentos no Brasil. Porto Alegre: Artmed. 2013. Adaptado.)
Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “O DRM deve notificar a Anvisa, por meio de sistema eletrônico, todas as reações e eventos adversos inesperados, graves e não graves, relatados de forma espontânea, que ocorreram em território nacional, no prazo máximo de quinze dias corridos, contados da data de recebimento da informação relacionada à ocorrência.”

PORQUE

II. “A notificação pelo DRM à Anvisa é ação prevista no Sistema de Farmacovigilância do DRM e oportuniza que ambos – DRM e Anvisa – monitorem a segurança dos medicamentos no pós-registro e detectem modificações no PBR dos mesmos, a fim de propor ações preventivas e corretivas que visam minimizar riscos à saúde dos usuários.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1052567 | Farmácia, Farmacovigilância, Assuntos Regulatórios Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre o registro de hemoderivados no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Não há nenhuma Resolução, no momento, que trata sobre o registro de hemoderivados no país.
II. O registro é concedido mediante análise documental de todo o processo produtivo e não é necessário incluir a documentação sobre a origem do plasma humano para fracionamento.
III. É obrigatória a apresentação da descrição dos procedimentos e os relatórios de validação dos processos de remoção, redução e inativação viral que serão empregados.
IV. Deve constar a descrição pormenorizada dos testes a serem realizados para detecção de agentes infecciosos de importância epidemiológica no plasma.
V. É obrigatória a apresentação de um relatório de farmacovigilância para o hemoderivado.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1022876 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, EBSERH, FGV, 2024

Segundo a Organização Mundial da Saúde (WHO, 1972), as Reações Adversas a Medicamento (RAM) são definidas como sendo qualquer evento nocivo e não intencional que ocorreu na vigência do uso de medicamento, em doses normalmente usadas em humanos com finalidades terapêutica, profilática ou diagnóstica. Além disso, as RAM podem ser classificadas entre A e B.

Assinale a opção que apresenta uma RAM do tipo A.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1018736 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nas normas farmacêuticas, julgue o item que se segue.

Constitui circunstância atenuante de uma infração sanitária o fato de o infrator ter sofrido coação a que não pudesse resistir, para a prática do ato.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1020346 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, EBSERH, IBFC, 2020

Existem reações que causam um efeito qualitativamente diferente e, em geral, nocivo do fármaco, às vezes, fatal. Para uma pequena proporção de indivíduos, sendo que fatores genéticos ou imunológicos podem ser responsáveis. Com base nesse assunto, analise as reações associadas aos exemplos nas afirmativas abaixo.
I. Reações idiossincráticas, como por exemplo, o cloranfenicol que causa anemia aplástica em aproximadamente um paciente em 50.000 (cinquenta mil). II. Reações adversas, como por exemplo as estatinas que podem causar mialgia e distúrbios gastrintestinais. III.Reações idiossincráticas, como por exemplo a hipertermia maligna, uma reação metabólica à fármacos, incluindo vários anestésicos inalatórios e fármacos antipsicóticos. IV. Efeito colateral, como por exemplo a toxicidade causada pelo paracetamol.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1018734 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base nas normas farmacêuticas, julgue o item que se segue.

O pedido de licenciamento sanitário de uma drogaria ou farmácia deve ser instruído com prova de constituição da empresa; comprovação de vínculo contratual com o responsável técnico; e prova de habilitação do responsável técnico junto ao Conselho Regional de Farmácia.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q1031465 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Avalie as afirmativas a seguir quanto à elaboração do relatório de desenvolvimento de dissolução, em caso de ausência de método de dissolução descrito em compêndio oficial, normas ou regulamento específicos aprovados/referendados pela Anvisa.
Assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O relatório deve conter a avaliação quantitativa da solubilidade da substância ativa na faixa de pH fisiológico (1,2 a 6,8), considerando a temperatura de 37°C ± 1°C.
( ) O relatório necessita demonstrar que o aparato, a rotação e os filtros utilizados no procedimento de coleta de amostras são os mais adequados à substância ativa e à forma farmacêutica em estudo.
( ) O relatório deve descrever o tipo de tensoativo, porém o registro da quantidade é facultativo.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1033398 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmácia, UFG, IV UFG, 2024

“São atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros possíveis problemas relacionados a medicamentos” é um conceito que se refere a qual área da farmácia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1083382 | Farmácia, Farmacovigilância, Farmacêutico, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

A notificação espontânea é a base da farmacovigilância. Analise as afirmativas a seguir:

I.A subnotificação é uma das principais limitações deste método, pois estima-se que apenas uma pequena fração das reações adversas que ocorrem são de fato reportadas.
II.O sistema de notificação espontânea não permite o cálculo da incidência de uma reação adversa, pois o número total de pacientes expostos ao fármaco (denominador) é desconhecido.
III.O principal objetivo do sistema de notificação espontânea é a geração de "sinais", que são hipóteses de novas associações entre um fármaco e um evento adverso que precisam ser investigadas.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.