Questões de Concursos: Ferramentas da qualidade

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11 Q911805 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, IFES, IF ES, 2024

Os modelos de controle de qualidade são fundamentais para a produção de bens e serviços. A escolha do modelo adequado depende das necessidades específicas e dos objetivos de melhoria da organização. Abaixo estão listados cinco modelos de gestão de qualidade e cinco características ou enfoques específicos de cada modelo. Relacione cada modelo com sua característica correspondente:

Modelo de controle de qualidade:
I. Controle Estatístico de Processo (CEP)
II. Six Sigma
III. Lean Manufacturing
IV. ISO 9001
V. Total Quality Management (TQM)

Características:
( ) Foco na eliminação de desperdícios e na melhoria contínua, utilizando ferramentas como 5S, Kaizen e Just-In-Time (JIT).
( ) Implementação de um sistema de gestão da qualidade conforme um padrão internacional, enfatizando processos documentados e melhorias contínuas.
( ) Utilização de uma abordagem estruturada baseada em dados para reduzir defeitos e variabilidade nos processos, conhecida como DMAIC - Define (Definir), Measure (Medir), Analise (Analisar), Improve (Melhorar) e Control (Controlar).
( ) Aplicação de ferramentas estatísticas para monitorar e controlar variações em processos de produção em tempo real.
( ) Envolvimento de todos os funcionários na busca pela melhoria contínua em todos os aspectos da organização.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo:

12 Q891739 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Assistência Administrativa, ALTO, FGV, 2024

A gestão da qualidade é uma abordagem organizacional que visa garantir a conformidade e a excelência dos produtos ou serviços, superando as expectativas dos clientes. Isso envolve a implementação de práticas e sistemas que assegurem a consistência, confiabilidade e melhoria contínua, incluindo padrões de qualidade, controle de processos e envolvimento de toda a organização. Apoiada por normas como a ISO 9000, busca aprimorar a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a competitividade.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, a ferramenta que monitora as melhorias implementadas em um sistema de qualidade, utilizando dados numéricos.

14 Q953963 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, PGECE, UECE-CEV, 2025

Assinale a opção que corresponde à ferramenta da qualidade segundo a qual, em ambiente empresarial, as análises servem para indicar que grande parte dos problemascom os quais gestores lidam diariamente têm origem em causas mais específicas do que, por vezes, pode parecer.

15 Q953973 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, PGECE, UECE-CEV, 2025

A ferramenta utilizada para identificar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças de um negócio, denomina-se

16 Q953981 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, PGECE, UECE-CEV, 2025

A técnica de avaliação e revisão de programas que, sendo utilizada na gestão de projetos, considera o gerenciamento, programação, organização e controle de processos com tempos mutáveis, denomina-se metodologia

17 Q919829 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Assistente em Administração, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Um assistente em administração vem percebendo falhas recorrentes nas atividades que desenvolve em seu trabalho. A partir dessa percepção, ele vem buscando uma ferramenta da qualidade que o permita avaliar as causas desses problemas. Nesse contexto, a ferramenta capaz de o auxiliar nessa avaliação é o

18 Q967468 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Administração, CONAB, IADES

Assinale a alternativa que apresenta exemplos de ferramentas da qualidade.

19 Q966271 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, TCU, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão de desempenho, que constitui um desafio para as organizações, julgue o item que segue.
Deve-se utilizar indicadores de desempenho na busca de maior objetividade do processo de gestão de desempenho. Indicador é uma relação matemática que mede, numericamente, atributos de um processo ou de seus resultados, com o objetivo de comparar essa medida com metas numéricas preestabelecidas.

20 Q963628 | Administração Geral, Ferramentas da qualidade, Área Administrativa, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Na gestão da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alteração sofrida por uma variável quando outra se modifica é denominada

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