Início

Questões de Concursos Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor

Resolva questões de Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


462Q395360 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Analista de Finanças e Controle Externo AFCE, TCU, ESAF

O contrato de gestão, a ser firmado entre o Poder Público e órgãos ou entidades da Administração Pública, pode ter, nos termos da lei, os seguintes objetos, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q396135 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Indique a opção que melhor caracteriza a situação da ANEEL em termos de sua instituição como entidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q394608 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca da criação de carreiras e da organização de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas agências reguladoras, julgue os itens subsequentes.

Às agências reguladoras cabe implementar programa permanente de capacitação, treinamento e desenvolvimento aos ocupantes dos cargos de seu quadro de pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

465Q391920 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca das regulamentações e das principais mudanças introduzidas na política energética nacional, referentes ao monopólio do petróleo, de acordo com a Emenda Constitucional nº 9, que modificou o art. 177 da Constituição da República, a Lei n.o 9.478/1997 e o Decreto n.o 2.455/1997.

Cabe à ANP a administração de todos os direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural em território nacional, nele compreendidos a parte terrestre, o mar territorial, a plataforma continental e a zona econômica exclusiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

467Q396986 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

A implementação do governo eletrônico envolve o(a)

disponibilização de informações pertinentes aos atos e fatos de determinadas organizações ou perfil de atuação de determinados setores, promovendo maior transparência, principalmente mediante webpages na Internet.

  1. ✂️
  2. ✂️

468Q406151 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Analista Técnico Administrativo, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Acerca das agências reguladoras, organizações não governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), julgue os itens a seguir. As ONGs não possuem fins lucrativos e são formadas por pessoas que defendem seus próprios direitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

470Q403520 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

O sistema elétrico brasileiro passa por profundas mudanças em sua estrutura. A produção, a transmissão e a distribuição de energia elétrica, que, em sua maioria, eram monopólios estatais, estão passando por um processo de reestruturação e privatização. Nesse contexto e com relação à atual estrutura do sistema energético brasileiro, julgue os itens abaixo.

A distribuição de energia elétrica, por constituir monopólio natural, continua com os seus ativos em poder do Estado, uma vez que não é possível a competição nesse ramo de atividade, como vêm mostrando diversos modelos de sistemas internacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

471Q405140 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Analista em Ciência Júnior I, MCT, CESPE CEBRASPE

Entre as diversas funções desempenhadas pelo Estado, têm recebido cada vez mais destaque as atividades de regulação econômica setorial e a defesa da concorrência. Com relação a esse assunto, julgue os itens a subseqüentes.

Os contratos de gestão são os instrumentos normalmente utilizados para a criação das agências reguladoras.

  1. ✂️
  2. ✂️

472Q394172 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Defensor Público de Segunda Categoria, DPE SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca dos serviços públicos e da organização administrativa. As organizações sociais são entidades colaboradoras do poder público, em atividades relacionadas a ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura, saúde, entre outros, atendidos os requisitos previstos em lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

473Q402727 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Técnico Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Com relação a administração direta, indireta e funcional, julgue o item a seguir.

As agências executivas não constituem uma nova entidade, pois, na verdade, elas não passam de autarquias e(ou) fundações públicas que foram qualificadas como tal.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q400753 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca das agências reguladoras brasileiras.

As comissões parlamentares têm papel marcante no estabelecimento e na implementação das políticas regulatórias, segundo o modelo regulatório vigente no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

476Q393718 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação à configuração da administração pública, julgue o item seguinte.

A função reguladora somente tem validade constitucional para as agências previstas na Constituição Federal, mas tal competência se limita aos chamados regulamentos administrativos ou de organização, restringindo-se às relações entre os particulares que estão em situação de sujeição especial ao Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

477Q400995 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Juiz Federal Substituto da 3a Região, TRF 3a, CESPE CEBRASPE

Considerando a atividade regulatória da administração pública e o regime jurídico das agências reguladoras e executivas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q396481 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às agências reguladoras.

Considere que uma empresa aérea apresente recurso administrativo questionando uma portaria da ANAC. Nesse caso, a própria agência reguladora será a última instância decisória na esfera administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

479Q391655 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Para atingir os altos objetivos que justificam sua existência, o Estado tem de se organizar de forma sistêmica e coordenada. Dessa forma, diversas são as suas projeções, com elementos diferenciadores entre si, visando sempre ao bem comum. Acerca da administração pública e dos órgãos que a compõem, julgue os itens seguintes. Embora não integrem a administração indireta, os chamados serviços sociais autônomos prestam relevantes serviços à sociedade brasileira. Entre eles podem ser citados o SESI, o SENAC, o SEBRAE e a OAB.
  1. ✂️
  2. ✂️

480Q400628 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Considere que um agente público da ANVISA lavrou auto de infração contra determinada empresa, por violação de normas jurídicas relativas à vigilância sanitária. Nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Caso a empresa considere ilegal essa autuação, é cabível impugná-la mediante mandado de segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.