Questões de Concursos: Filosofia Contemporânea

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Filosofia Contemporânea. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q934926 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(FEPESE - 2021) O final do século XIX e início do século XX foi marcado por uma série de pensadores que promoveram uma profunda crítica ao racionalismo.
Nesse contexto surge a fenomenologia, que desenvolveu a defesa de que:

12 Q934060 | Filosofia, Filosofia Contemporânea

Quem foi o filósofo que desafiou a ideia de identidade fixa e introduziu o conceito de "gênero performativo"?

13 Q934919 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(UNICENTRO/2010) Qual o postulado básico da fenomenologia?

14 Q934920 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(VUNESP 2015) A fenomenologia é o estudo das essências; e todos os problemas, nesta perspectiva, tornam a definir essências, como por exemplo: a essência da percepção, a essência da consciência. A fenomenologia representa uma tendência filosófica que, inclusive, questionou os conhecimentos do positivismo, elevando a importância do sujeito no processo 

15 Q934917 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(IF-RS 2015) Acerca da fenomenologia de Edmund Husserl, analise as afirmativas abaixo e marque “V" para VERDADEIRO e “F" para FALSO.

( ) Enquanto saber fundado nas essências, é um conhecimento absolutamente necessário, em oposição ao conhecimento baseado na experiência empírica dos fatos contingentes.

( ) Analisa dados externos à consciência, ou seja, funda-se na essência dos fenômenos e na objetividade transcendental, pois as essências existem na consciência e no mundo exterior.

( ) O método fenomenológico deriva de uma atitude, presumidamente sem pressupostos, objetivando proporcionar ao conhecimento filosófico as bases sólidas de uma ciência de rigor.

( ) Busca a raiz de toda atividade filosófica e científica. Além disso, conduz à certeza do conhecimento e, por conseguinte, é ela uma disciplina a priori.

( ) O método fenomenológico é analítico, conduzindo a resultados específicos e cumulativos, como no caso de investigações científicas, fazendo inferências e conduzindo a teorias metafísicas.

 A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa?

16 Q934921 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(UEM/2011 - MODIFICADA) A fenomenologia é um método e uma filosofia que surge no final do século XIX, com Franz Brentano, tendo como um dos principais representantes o filósofo Edmund Husserl. Sobre a fenomenologia, assinale as alternativas corretas.

I - A fenomenologia de Edmund Husserl procura superar as teorias do conhecimento empirista e idealista, como também o dualismo entre o sujeito e o objeto. 

II - Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de alguma coisa; portanto, não há uma realidade pura, isolada do homem, mas a realidade enquanto ser percebido. 

III - Os filósofo da Fenomenologia, entre eles o francês Maurice Merleau-Ponty, defendem uma concepção dualista para a matéria e o espírito. De um lado, estão os objetos e o corpo, de outro, o sujeito e a consciência.

17 Q934925 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(IDHTEC 2019) Faz parte dos conceitos da Teoria Fenomenológica, exceto:

18 Q934924 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(FCC - 2015) Em relação à fenomenologia social de Alfred Schütz (1899-1959), é correto afirmar:

19 Q934922 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(UEM/2010 - MODIFICADA) A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica. Sobre a fenomenologia, são corretas as alternativas: 

I - Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza. 

II - Edmund Husserl buscou nos cursos de filosofia positiva, de Auguste Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica. 

III - Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias. 

IV - A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento. 

V - O filósofo francês Jean-Paul Sartre encontrou na fenomenologia os fundamentos para elaborar a filosofia existencialista e sua concepção de liberdade. 

20 Q934923 | Filosofia, Filosofia contemporânea

(CEPERJ - 2013) Jean-Paul Sartre, em O ser e o nada, faz uma fenomenologia das dimensões temporais. Tendo em vista essa descrição fenomenológica sobre o passado e o presente, ele conclui que:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.