Questões de Concursos Filosofia da Cultura

Resolva questões de Filosofia da Cultura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1069384 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

A Filosofia é essencial para desenvolver ________________ elementos cruciais para a formação de cidadãos conscientes.

Qual alternativa NÃO preenche, corretamente, a lacuna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1071945 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Assim como o mito e a ciência são modos de organização da experiência humana – o primeiro baseado na emoção e o segundo na razão, também a arte vai aparecer no mundo humano como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento, desta vez através do sentimento. Osborne distingue seis princípios fundamentais que dominaram o ponto de vista renascentista no terreno da estética:


I- A arte é um ramo do conhecimento e, portanto, criação da inteligência.

II- A arte imita a natureza com a ajuda das ciências.

III- As artes plásticas e a literatura têm propósito de melhoria social e moral, aspirando ao ideal.

IV- A beleza é uma propriedade objetiva das coisas e consiste em ordem, harmonia, proporção, adequação. A harmonia expressa-se matematicamente.

V- As artes alcançaram a perfeição na Idade Média.

VI- As artes estão sujeitas a regras de perfeição racionalmente apreensíveis, que podem ser formuladas e ensinadas com precisão. Aprendemo-las pelo estudo das obras da Idade Moderna.

Pode-se afirmar que não são verdadeiras as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1071958 | Filosofia, Filosofia da Cultura, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A relação entre filosofia e estética é um campo complexo e multifacetado, que lida com questões fundamentais sobre o que é a arte, como a beleza é percebida e qual é o papel do gosto na experiência estética. A estética, enquanto ramo da filosofia, não se limita a investigar apenas o belo, mas também o sublime, o trágico, o feio e outras categorias que fazem parte das experiênciassensoriais e emocionais humanas (SÁ, 2012).

A respeito das discussões sobre estética filosófica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1069697 | Filosofia, Filosofia da Cultura, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

O Renascimento, que floresceu na Europa entre os séculos XIV e XVII, marcou um período de transiçãosignificativa que trouxe à tona o interesse renovado pela cultura clássica da Grécia e Roma, influenciando profundamente a educação e o desenvolvimento do Humanismo. Este movimento intelectual e cultural enfatizava o valor do ser humano, da razão e da experiência individual, em contraste com as tradições medievais que priorizavam a autoridade religiosa e o dogma (FERRARI, 2002).

]Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta uma afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1072010 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
(__)O conceito de arte pode ser compreendido dentro da perspectiva marxista como um tipo de trabalho, ou seja, como uma atividade humana transformadora. Segundo Karl Marx, o trabalho é a atividade fundamental pela qual o ser humano se relaciona com a natureza, transformando-a para satisfazer suas necessidades.
(__)Filósofos como Theodor Adorno e Herbert Marcuse, da Escola de Frankfurt, discutem como a arte pode ser uma ferramenta de resistência contra a alienação e a reificação impostas pelo capitalismo.
(__)Autores como Friedrich Nietzsche discutem a dimensão estética da vida humana como algo que transcende a mera reprodução da realidade. Para Nietzsche, a arte possui um caráter afirmativo da vida, mesmo em suas dimensões mais trágicas.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1069324 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Vivendo em um período em que as teorias do ensino de Filosofia possuíam uma tendência pragmática, esse filósofo desenvolveu sua atenção para o ensino de Filosofia, esboçando três textos sobre o assunto: o primeiro é um parecer manifestando o significado da Filosofia para os jovens do ginásio. O segundo é uma breve carta dirigida ao conselheiro Niethammer, com poucas linhas, mas em tom bastante marcante, posicionando com respeito o conflito entre forma e conteúdo. Por fim, o terceiro é uma carta dirigida ao real conselheiro do governo prussiano e ao professor Friedrich V. Raumer, explorando o ensino da Filosofia nas universidades. Segundo o filósofo, a universidade é o local mais adequado para o ensino da Filosofia, porque nesse lugar se pode esperar e exigir dos alunos determinadas posturas que somente a maturidade proporciona. A qual filósofo o contexto apresentado se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1071415 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

Naquele que foi considerado por muitos o mais importante texto filosófico do século XX, Quine questionou dois dogmas do empirismo lógico. Esses dois dogmas eram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1071417 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

Em uma famosa cena dirigida por Woody Allen, um filósofo aparece interpretando a si mesmo na fila do cinema para esclarecer um erro sobre suas teorias. No campo filosófico, sua obra antecipou em décadas o surgimento da internet. Além disso, ele é reconhecido por expressões como “o meio é a mensagem” e “aldeia global”. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1071419 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor Filosofia, Prefeitura de Passo Fundo RS, OBJETIVA, 2023

As culturas e as religiões das sociedades humanas não são estáticas: modificam-se e adaptam-se ao longo da história. Sobre a diversidade cultural e religiosa, analisar os itens abaixo:
I. O fato de o Estado ser laico significa que as crenças religiosas não têm influência política.
II. Entre os movimentos sociais, os movimentos religiosos exercem, certamente, grandes influências na sociedade, gerando, inexoravelmente, consequências políticas.
III. Existem tanto leis regulatórias de atividades quanto leis relacionadas a costumes e fatos sociais. As religiões também regulam e tratam dos costumes e das ações dos indivíduos.
Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1071430 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

O estudo racional do belo, quer quanto à possibilidade da sua conceituação, quer quanto à diversidade de emoções ou sentimentos que ele suscita no ser humano, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1069233 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

Jean Paul Sartre é considerado um dos maiores filósofos e escritores do século passado. Criou uma interessante relação entre suas filosofias e seus romances, peças teatrais e ensaios filosóficos. Ele foi escritor porque filósofo, ei-lo filósofo porque escritor. Tirava da filosofia o melhor das invenções formais de seus romances, mas também tirou de seu talento de romancista as hipóteses mais audaciosas de sua ontologia e moral. Foi um filósofo famoso nos meios de comunicação da indústria cultural e como figura pública. Provocou um abalo e uma revolução da filosofia acadêmica, embora nunca tivesse ministrado aula na Universidade. Criou frases sintéticas e paradoxais que sempre provocavam controvérsias e discussões apaixonadas. Leia as frases abaixo de Sartre.
1) A ______ precede a ______. 2) No mundo estamos condenados a ser ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1071372 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.

Para Nietzsche, a arte deve ser entendida como reprodução ou cópia da natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q1071373 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.


Para Hegel, o belo artístico é diferente do objeto de uma ciência do belo.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1071374 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.


A arte é, para Hegel, uma manifestação do espírito, uma forma particular de manifestação da humanidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1071375 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Gadamer reconheceu uma primazia da arquitetura sobre todas as demais formas de arte.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1069194 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Uma das várias questões sobre as quais os filósofos se debruçaram, desde os primórdios da filosofia, diz respeito à vida feliz. Considerando as respostas dadas a essa questão pela tradição filosófica, julgue o item.

Bertrand Russell defendia a existência de vários tipos de infelicidade e que suas causas residem no sistema social em detrimento da psicologia individual.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q1069210 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

No texto a seguir, Cida Bento tematiza o “pacto narcísico” constitutivo da branquitude e seu papel nas relações raciais no Brasil:

O silêncio, a omissão, a distorção do lugar do branco na situação das desigualdades raciais no Brasil têm um forte componente narcísico, de autopreservação, porque vêm acompanhados de um pesado investimento na colocação desse grupo como grupo de referência da condição humana. Quando precisam mostrar uma família, um jovem ou uma criança, todos os meios de comunicação social brasileiros usam quase que exclusivamente o modelo branco. Freud identifica a expressão do amor a si mesmo, ou seja, o narcisismo, como elemento que trabalha para a preservação do indivíduo e que gera aversões ao que é estranho, diferente. É como se o diferente, o estranho, pusesse em questão o “normal”, o “universal”, exigindo que se modifique, quando autopreservarse remete exatamente à imutabilidade. Assim, a aversão e a antipatia surgem. (BENTO, 2002, p. 30)


BENTO, M. A. S. Branqueamento e branquitude no Brasil.

In:CARONE, I.; BENTO, M. A. S. (Org.). Psicologia social do racismo:

estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

De acordo com o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1069212 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Em todo caso, ter uma ideia não é da ordem da comunicação. Nesse ponto é que gostaria de chegar. Tudo sobre o que temos falado é irredutível a qualquer comunicação. Não é complexo. O que isso quer dizer? Em um primeiro sentido, poderse-ia dizer que a comunicação é a transmissão e a propagação de uma informação. Ora, uma informação, o que é? Não é complicado, todo mundo sabe: uma informação é um conjunto de palavras de ordem. Quando alguém lhes informa, alguém lhes diz no que vocês supostamente devem crer. Em outros termos: informar é fazer circular uma palavra de ordem. [...]
Qual é a relação da obra de arte com a comunicação? Nenhuma. Nenhuma, a obra de arte não é um instrumento de comunicação. A obra de arte não tem nada a ver com a comunicação. A obra de arte não contém estritamente a menor informação. Em contrapartida, há uma afinidade fundamental entre a obra de arte e o ato de resistência. Visto desse modo, sim: ela tem algo a fazer com a informação e a comunicação a título de resistência. (DELEUZE, 2012, p. 385-397)
DELEUZE, G. O que é criação? In: DUARTE, R. (Org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
Com base na leitura do texto, é correto afirmar que a obra de arte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1069221 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Estar com aquela turma me fez refletir sobre o mito da sustentabilidade, inventado pelas corporações para justificar o assalto que fazem à nossa ideia de natureza. Fomos, durante muito tempo, embalados com a história de que somos a humanidade. Enquanto isso - enquanto seu lobo não vem -, fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo em que eu consigo pensar é natureza. (KRENAK, 2019, p. 16-17)


KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Com base no texto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1069222 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

[...] se o universalismo abstrato é um tipo de particularismo que se estabelece como hegemônico e se apresenta como desincorporado, o universalismo concreto, que podemos extrair da carta de Césaire e das contribuições de Abdias do Nascimento, não esconde seu lugar de enunciação, suas influências corpo-políticas e geopolíticas. Este universalismo permite a coexistência de particulares, sem que cada particular precise se esconder atrás de uma ideia abstrata ou desincorporada. Diferentemente do universalismo abstrato, que estabelece uma relação vertical, o universalismo concreto supõe um projeto político que propõe relações e diálogos horizontais entre as diversas particularidades. (BERNARDINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2018, p. 15)

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Introdução. In:

Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

De acordo com o texto, o universalismo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.