Início

Questões de Concursos Filosofia da Cultura

Resolva questões de Filosofia da Cultura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1070267 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em seu texto Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no ensino médio: o que dizem as pesquisas?, Madalena Silva, Joel Bonin e Ramón Garrote argumentam que: “O ensino de filosofia é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão ética e da compreensão da complexidade do mundo. A filosofia pode ajudar os estudantes a pensar de forma autônoma, a questionar seus preconceitos e a compreender as diferentes perspectivas sobre os problemas da vida. E, para dinamizar essas possibilidades, há pesquisas que recorrem aos recursos digitais provenientes da cultura digital”.

Com base no texto, recorrer aos recursos indicados é relevante para o ensino de filosofia, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1069286 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

A política do “pão e circo” (que no capitalismo apresenta de forma nítida sua extemporalidade), as execuções escabrosas de condenados e outros atentados contra a dignidade humana constituem um elemento indissociável do desenvolvimento civilizatório. Todos esses fenômenos sociais apresentam o ponto comum de associarem intrinsecamente a exaltação da visibilidade, da crueldade e do entretenimento público como mecanismos de poder sobre a subjetividade popular. O espetáculo apropriado pelo poder estabelecido muitas vezes apresenta uma capacidade de submissão das massas mais intensa que uma violência legítima do Estado.
(Bittencourt, 1996. In: Revista Filosofia, Ciência & Vida. Nº 8-Editora Escala Educacional, p. 56.)
Dentre os grandes debates da contemporaneidade, a questão do desenvolvimento midiático e as suas influências no cotidiano são sempre pauta importante. Jean Baudrillard dedica seus estudos, dentre outros assuntos, à compreensão da sociedade de massa e à massificação da sociedade. Aponta para o que ele qualificou de hiper-realidade, que condiz com a ideia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1072010 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Artes, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
(__)O conceito de arte pode ser compreendido dentro da perspectiva marxista como um tipo de trabalho, ou seja, como uma atividade humana transformadora. Segundo Karl Marx, o trabalho é a atividade fundamental pela qual o ser humano se relaciona com a natureza, transformando-a para satisfazer suas necessidades.
(__)Filósofos como Theodor Adorno e Herbert Marcuse, da Escola de Frankfurt, discutem como a arte pode ser uma ferramenta de resistência contra a alienação e a reificação impostas pelo capitalismo.
(__)Autores como Friedrich Nietzsche discutem a dimensão estética da vida humana como algo que transcende a mera reprodução da realidade. Para Nietzsche, a arte possui um caráter afirmativo da vida, mesmo em suas dimensões mais trágicas.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1071293 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositadamente produzem. Eles se definem a si mesmos como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores gerais suprimem toda dúvida quanto à necessidade social de seus produtos.” In: ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.p.114

No trecho acima, os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer refletem sobre a Indústria Cultural. De acordo com os autores, uma das consequências disso é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1069276 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

O ensino médio deve ser entendido como a última etapa da educação básica no Brasil. Um de seus objetivos é a formação de indivíduos estimulados para o desenvolvimento da sua capacidade crítica, que pode ser trabalhada nas mais diversas disciplinas como, por exemplo, na matemática, português e artes. Contudo, é lugar-comum definir o desenvolvimento do senso crítico como o trabalho específico da filosofia. Isso revela um problema para o professor de filosofia: qual o trabalho específico da filosofia no desenvolvimento do senso crítico? Nesse sentido, a prática mais adequada ao ensino de filosofia no ensino médio, com vistas ao desenvolvimento do senso crítico, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1069304 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Ao analisar as manifestações artísticas, Gadamer desconsiderava a contemporaneidade como forma de interpretação.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1071186 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Um dos conceitos mais caros à filosofia de Friedrich Hegel diz respeito ao significado do termo alemão Aufheben. Por meio desse conceito, Hegel pôde elaborar o momento especulativo de seu método dialético.
O significado de Aufheben é o de, ao mesmo tempo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1069222 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

[...] se o universalismo abstrato é um tipo de particularismo que se estabelece como hegemônico e se apresenta como desincorporado, o universalismo concreto, que podemos extrair da carta de Césaire e das contribuições de Abdias do Nascimento, não esconde seu lugar de enunciação, suas influências corpo-políticas e geopolíticas. Este universalismo permite a coexistência de particulares, sem que cada particular precise se esconder atrás de uma ideia abstrata ou desincorporada. Diferentemente do universalismo abstrato, que estabelece uma relação vertical, o universalismo concreto supõe um projeto político que propõe relações e diálogos horizontais entre as diversas particularidades. (BERNARDINO-COSTA; MALDONADO-TORRES; GROSFOGUEL, 2018, p. 15)

BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Introdução. In:

Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

De acordo com o texto, o universalismo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1071945 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Assim como o mito e a ciência são modos de organização da experiência humana – o primeiro baseado na emoção e o segundo na razão, também a arte vai aparecer no mundo humano como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento, desta vez através do sentimento. Osborne distingue seis princípios fundamentais que dominaram o ponto de vista renascentista no terreno da estética:


I- A arte é um ramo do conhecimento e, portanto, criação da inteligência.

II- A arte imita a natureza com a ajuda das ciências.

III- As artes plásticas e a literatura têm propósito de melhoria social e moral, aspirando ao ideal.

IV- A beleza é uma propriedade objetiva das coisas e consiste em ordem, harmonia, proporção, adequação. A harmonia expressa-se matematicamente.

V- As artes alcançaram a perfeição na Idade Média.

VI- As artes estão sujeitas a regras de perfeição racionalmente apreensíveis, que podem ser formuladas e ensinadas com precisão. Aprendemo-las pelo estudo das obras da Idade Moderna.

Pode-se afirmar que não são verdadeiras as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1073762 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, no artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, discute em que consiste a área de investigação denominada Filosofia da Tecnologia e suas possíveis interpretações teóricas, variando de autor para autor. Porém, mesmo as diferentes abordagens apresentam um ponto em comum: “a disciplina encontra a sua unidade na preocupação por um aspecto ou dimensão da vida humana impossível de ignorar e particularmente marcado na sociedade contemporânea: a atividade eficiente, racionalmente regrada, no que diz respeito às suas motivações, desenvolvimento, alcance e consequências”.
No âmbito do ponto em comum mencionado, Cupani entende o homo faber como aquele que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1071090 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Marx afirma, no pósfacio da 2ª edição alemã do Capital, que:
“Meu método dialético, em seus fundamentos, não é apenas diferente do método hegeliano, mas exatamente seu oposto. Para Hegel, o processo de pensamento, que ele, sob o nome de Ideia, chega mesmo a transformar num sujeito autônomo, é o demiurgo do processo efetivo, o qual constitui apenas a manifestação externa do primeiro. Para mim, ao contrário, o ideal não é mais do que o material, transposto e traduzido na cabeça do homem. (...)
(...) A mistificação que a dialética sofre nas mãos de Hegel não impede em absoluto que ele tenha sido o primeiro a expor, de modo amplo e consciente, suas formas gerais de movimento. Nele, ela se encontra de cabeça para baixo. É preciso desvirá-la, a fim de descobrir o cerne racional dentro do invólucro místico.”
(MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. p.78-79)
Ao delimitar uma diferença entre sua dialética e a dialética hegeliana, Marx transporta sua dialética das ideias para a realidade social em contradição. Refletindo sobre a dialética em Marx, podemos AFIRMAR que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1069303 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Na concepção heideggeriana, a obra de arte representa apenas o lugar como acontecimento da verdade.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q1069384 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

A Filosofia é essencial para desenvolver ________________ elementos cruciais para a formação de cidadãos conscientes.

Qual alternativa NÃO preenche, corretamente, a lacuna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1073775 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No artigo “A tecnologia como problema filosófico: três enfoques”, Alberto Cupani analisa a proposta de Andrew Feenberg. Conforme explica o autor, “Trata-se de um enfoque que prolonga as análises da Escola de Frankfurt (em particular, Marcuse), aspirando a ‘reconstruir a ideia de socialismo com base numa radical filosofia da tecnologia’”.
No texto, Cupani destaca que o elemento criticado por Feenberg em sua crítica à tecnologia é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1071227 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

No que se refere ao existencialismo em geral e, em particular, ao existencialismo de Sartre, julgue o item.

Um dos precursores do existencialismo foi o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q1069966 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No currículo da educação básica, é necessário trabalhar elementos da Cultura Digital, isto é, práticas, hábitos e valores resultantes da interação entre o ser humano e as tecnologias digitais, para que os estudantes possam exercer a cidadania digital. Com isso, questiona-se: quais são os elementos da cultura digital que contribuem para a reflexão e criticidade dos estudantes no ensino da Filosofia do ensino médio?

(Silva, Bonin & Garrote, 2023. Adaptado)

Para os autores, a cultura digital pode beneficiar os estudantes ao promover
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1069969 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A revolução darwiniana é resultado da obra de Charles Darwin intitulada A origem das espécies pela seleção natural (1859). Nessa obra, ele formula sua famosa teoria da evolução, ou, mais apropriadamente, da transformação das espécies pela seleção natural. Essa teoria considera que o ser humano é apenas mais uma espécie natural entre outras e que a espécie humana resulta de um processo de evolução natural.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes, a teoria darwiniana
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1069233 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

Jean Paul Sartre é considerado um dos maiores filósofos e escritores do século passado. Criou uma interessante relação entre suas filosofias e seus romances, peças teatrais e ensaios filosóficos. Ele foi escritor porque filósofo, ei-lo filósofo porque escritor. Tirava da filosofia o melhor das invenções formais de seus romances, mas também tirou de seu talento de romancista as hipóteses mais audaciosas de sua ontologia e moral. Foi um filósofo famoso nos meios de comunicação da indústria cultural e como figura pública. Provocou um abalo e uma revolução da filosofia acadêmica, embora nunca tivesse ministrado aula na Universidade. Criou frases sintéticas e paradoxais que sempre provocavam controvérsias e discussões apaixonadas. Leia as frases abaixo de Sartre.
1) A ______ precede a ______. 2) No mundo estamos condenados a ser ______.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1075172 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Ao confrontar o culturalmente vigente em relação às suas potencialidades, o objetivo de uma linguagem dialética é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1069707 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 24h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

O arquétipo mais importante na teoria junguiana é o de " self ". Sobre esse arquétipo pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.