Questões de Concursos Filosofia da Cultura

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41Q1070026 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

No pensamento de Hegel, a explicação para a historicidade consiste em entender que:
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42Q1069275 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

O lixo de Barrio e a poesia violenta de Paiva foram assimilados e diluídos pelos rapazes patrióticos e humanitários, ansiosos por proclamarem que a contestação não deve assustar ninguém.
(BITTENCOURT, Francisco. Arte-Dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá, 2017)
O texto do crítico de arte, poeta e escritor Francisco Bittencourt revela uma característica da indústria cultural, que a filósofa Marilena Chauí descreve em seu livro Convite à Filosofia (Ática: São Paulo, 2000). Dentre os trechos abaixo, melhor expressa a crítica de Bittencourt:
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43Q1069276 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

O ensino médio deve ser entendido como a última etapa da educação básica no Brasil. Um de seus objetivos é a formação de indivíduos estimulados para o desenvolvimento da sua capacidade crítica, que pode ser trabalhada nas mais diversas disciplinas como, por exemplo, na matemática, português e artes. Contudo, é lugar-comum definir o desenvolvimento do senso crítico como o trabalho específico da filosofia. Isso revela um problema para o professor de filosofia: qual o trabalho específico da filosofia no desenvolvimento do senso crítico? Nesse sentido, a prática mais adequada ao ensino de filosofia no ensino médio, com vistas ao desenvolvimento do senso crítico, é
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44Q1069286 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

A política do “pão e circo” (que no capitalismo apresenta de forma nítida sua extemporalidade), as execuções escabrosas de condenados e outros atentados contra a dignidade humana constituem um elemento indissociável do desenvolvimento civilizatório. Todos esses fenômenos sociais apresentam o ponto comum de associarem intrinsecamente a exaltação da visibilidade, da crueldade e do entretenimento público como mecanismos de poder sobre a subjetividade popular. O espetáculo apropriado pelo poder estabelecido muitas vezes apresenta uma capacidade de submissão das massas mais intensa que uma violência legítima do Estado.
(Bittencourt, 1996. In: Revista Filosofia, Ciência & Vida. Nº 8-Editora Escala Educacional, p. 56.)
Dentre os grandes debates da contemporaneidade, a questão do desenvolvimento midiático e as suas influências no cotidiano são sempre pauta importante. Jean Baudrillard dedica seus estudos, dentre outros assuntos, à compreensão da sociedade de massa e à massificação da sociedade. Aponta para o que ele qualificou de hiper-realidade, que condiz com a ideia:
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45Q1069288 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

Algo que me deixava irritado era a improdutiva polêmica se cinema é arte ou não: já não me irrito, porque percebi que os que dizem não, o fazem apenas por esporte. O esporte de irritar os outros. Todo filme em potencial faz pensar. Do mais bobo ao mais hermético. E o mais bobo pode ser muito mais filosófico do que o hermético. Entretanto, quando a função é exclusivamente entreter, ainda que faça pensar (acidentalmente), será mais pobre. Então, se a função é de saída pensar, a chance de ser mais rico é maior.
(Paranhos, 2003.In: Revista Filosofia, Ciência & Vida. Nº 4. Editora Escala Educacional, p. 56.)
Em pouco tempo o cinema se tornou uma indústria; e hoje não podemos falar sobre ela sem mencionarmos a indústria cultural. Nos deparamos, às vezes, com uma banalização generalizada e com uma crescente padronização dos produtos culturais, que cada vez mais se apresentam simplificados. Na lógica da indústria cultural:
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46Q1071090 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Marx afirma, no pósfacio da 2ª edição alemã do Capital, que:
“Meu método dialético, em seus fundamentos, não é apenas diferente do método hegeliano, mas exatamente seu oposto. Para Hegel, o processo de pensamento, que ele, sob o nome de Ideia, chega mesmo a transformar num sujeito autônomo, é o demiurgo do processo efetivo, o qual constitui apenas a manifestação externa do primeiro. Para mim, ao contrário, o ideal não é mais do que o material, transposto e traduzido na cabeça do homem. (...)
(...) A mistificação que a dialética sofre nas mãos de Hegel não impede em absoluto que ele tenha sido o primeiro a expor, de modo amplo e consciente, suas formas gerais de movimento. Nele, ela se encontra de cabeça para baixo. É preciso desvirá-la, a fim de descobrir o cerne racional dentro do invólucro místico.”
(MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. p.78-79)
Ao delimitar uma diferença entre sua dialética e a dialética hegeliana, Marx transporta sua dialética das ideias para a realidade social em contradição. Refletindo sobre a dialética em Marx, podemos AFIRMAR que:
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47Q1071091 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

O surgimento da filosofia ocidental nas colônias do mundo grego é marcado principalmente por uma preocupação cosmológica, uma busca por compreender a origem da natureza numa perspectiva que não dependa de explicações meramente mitológicas.
No contexto do surgimento da filosofia, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
I - Tales havia privilegiado a água, Anaxímenes o ar, Xenófanes a terra e Heráclito o fogo. Para Empédocles, todas essas quatro substâncias mantinham-se em iguais condições como ingredientes fundamentais, ou "raízes", como ele dizia, do universo.
II - Os átomos, acreditava Diógenes, são muito pequenos para serem detectados pelos sentidos. Eles são infinitos em quantidade e aparecem sem cessar em infinitas variedades, além de terem existido desde sempre. Ao contrário dos eleatas, ele afirmava que não havia contradição em admitir a existência de um vácuo: havia um vazio, e nesse infinito espaço os átomos estavam em constante movimento, assim como os grãos de pó sob os raios de sol.
III - A descoberta dos pitagóricos de que havia uma relação entre os intervalos musicais e as razões numéricas resultou na crença de que o estudo da matemática era a chave para o entendimento da estrutura e da ordem do universo.
IV - Melisso de Samos sistematizou a doutrina eleática e caracterizou o ser como eterno, infinito, uno, igual, imutável, imóvel e incorpóreo.
V - Diógenes de Apolônia combina as teses de Tales e Anaxágoras afirmando que o princípio seja água-inteligência, de natureza infinita.
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48Q1069302 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Para Heidegger, a arte permanece atrelada à experiência do espaço.
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49Q1069303 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Na concepção heideggeriana, a obra de arte representa apenas o lugar como acontecimento da verdade.
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50Q1069304 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas teorias de Heidegger e de Gadamer acerca da relação entre espaço e tempo nas diferentes manifestações artísticas, julgue o item seguinte.
Ao analisar as manifestações artísticas, Gadamer desconsiderava a contemporaneidade como forma de interpretação.
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51Q1069305 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.
Para Benjamin, a reprodutibilidade das obras de arte leva ao declínio da aura.
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52Q1071103 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Em relação às competências e habilidades do currículo do Distrito Federal para o componente curricular de filosofia no Ensino Médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio, julgue o item.

Uma das habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno é a de debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa, a fim de estimular o consumismo, com vistas à movimentação da economia nacional para produção de riqueza.
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53Q1071687 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Filósofo (384 AC) que acreditava que quando uma pessoa não verbalizasse, consequentemente não possuía linguagem, tão pouco pensamento.

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54Q1071182 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Francis Bacon cria a teoria dos ídolos, a fim de tornar as pessoas conscientes das falsas noções que obscurecem a mente e impedem o caminho para a verdade. Assim, a identificação dos ídolos é o primeiro passo que se deve realizar para tornar possível libertar-se deles.
Que tipo de ídolos ocorre na lista elaborada por Bacon?
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55Q1071186 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2021

Um dos conceitos mais caros à filosofia de Friedrich Hegel diz respeito ao significado do termo alemão Aufheben. Por meio desse conceito, Hegel pôde elaborar o momento especulativo de seu método dialético.
O significado de Aufheben é o de, ao mesmo tempo,
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56Q1071227 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

No que se refere ao existencialismo em geral e, em particular, ao existencialismo de Sartre, julgue o item.

Um dos precursores do existencialismo foi o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard.

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57Q1070975 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre orientações do Caderno Pedagógico de Filosofia (2008), da Rede Municipal de Ensino de São José. ( ) O ensino filosófico deve contribuir para a formação de uma consciência crítica e abrir o entendimento para as formas atuais de dominação e opressão. ( ) O ensino filosófico no currículo deve ser dialógico e dinâmico junto aos outros conteúdos. ( ) A educação filosófica deve buscar um novo posicionamento diante da realidade social, ou seja, sair do senso comum e ir para a consciência crítica. ( ) Aos professores cabe despertar nos educandos as potencialidades natas de aprendizagem filosófica e o desejo de se tornarem futuros pensadores. ( ) A prática pautada na vivência social, cultural e política contribui para o exercício crítico, criativo e criterioso de uma consciência cidadã. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
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58Q1070979 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

A palavra latina more(s), que significa aquilo que é relativo aos costumes, às regras e aos hábitos e tem relação com os valores de uma sociedade específica, e, geralmente, adquire um caráter normativo, também significa:
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59Q1070989 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como àquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. Não se pode objetar que a criação se diz antes do sensível e das artes, já que a arte faz existir entidades espirituais e que os conceitos filosóficos são também sensibilia. Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente feitos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados ou antes criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam.

Deleuze e Guattari. O que é a filosofia?

Com relação ao tema abordado no texto anterior e a assuntos pertinentes à filosofia, à arte e às ciências, julgue o próximo item.

A criação dos conceitos é subordinada à criação nas artes e nas ciências, o que faz da filosofia uma arte ou ciência das verdades.

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60Q1070990 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como àquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. Não se pode objetar que a criação se diz antes do sensível e das artes, já que a arte faz existir entidades espirituais e que os conceitos filosóficos são também sensibilia. Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente feitos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados ou antes criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam.

Deleuze e Guattari. O que é a filosofia?

Com relação ao tema abordado no texto anterior e a assuntos pertinentes à filosofia, à arte e às ciências, julgue o próximo item.

O conceito é fundamental para as filosofias e cabe aos filósofos sua invenção, fabricação ou criação.

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