Início

Questões de Concursos Filosofia da Cultura

Resolva questões de Filosofia da Cultura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1069275 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

O lixo de Barrio e a poesia violenta de Paiva foram assimilados e diluídos pelos rapazes patrióticos e humanitários, ansiosos por proclamarem que a contestação não deve assustar ninguém.
(BITTENCOURT, Francisco. Arte-Dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá, 2017)
O texto do crítico de arte, poeta e escritor Francisco Bittencourt revela uma característica da indústria cultural, que a filósofa Marilena Chauí descreve em seu livro Convite à Filosofia (Ática: São Paulo, 2000). Dentre os trechos abaixo, melhor expressa a crítica de Bittencourt:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1071067 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Texto associado.

Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte.



“Com a promulgação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, a Filosofia volta a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, função que ela não desempenhava desde 1961 (Lei nº 4.020/61). Segundo a nova lei, o ensino de Filosofia (assim como o de Sociologia) assume um caráter de obrigatoriedade em todas as séries do ensino médio, a última etapa da educação básica no país. Diante desse cenário, profissionais envolvidos com o ensino, principalmente com o ensino de Filosofia – sejam eles professores universitários, de ensino médio ou mesmo estudantes – são novamente convocados a pensar questões fundamentais sobre a disciplina: é preciso saber por que, afinal de contas, deve-se ensinar Filosofia para os jovens do ensino médio, e quais conteúdos e metodologias devem ser empregados para atingir esses objetivos.”



(DA SILVA, T. C.. A Filosofia no Ensino Médio: Por que, o que e como ensiná-la? In: Humanidades em diálogo. Vol. IV, N. I, Jun. 2011. p. 201).

Quando se lê nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Secretaria da Educação Básica) para o ensino de Filosofia que “(..) Cabe insistir na centralidade da História da Filosofia para o tratamento adequado de questões filosóficas” e que “é recomendável que a História da Filosofia e o texto filosófico tenham papel central no ensino de Filosofia”, sobre a metodologia do ensino de Filosofia na Educação Básica, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1071687 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Filósofo (384 AC) que acreditava que quando uma pessoa não verbalizasse, consequentemente não possuía linguagem, tão pouco pensamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1069697 | Filosofia, Filosofia da Cultura, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

O Renascimento, que floresceu na Europa entre os séculos XIV e XVII, marcou um período de transiçãosignificativa que trouxe à tona o interesse renovado pela cultura clássica da Grécia e Roma, influenciando profundamente a educação e o desenvolvimento do Humanismo. Este movimento intelectual e cultural enfatizava o valor do ser humano, da razão e da experiência individual, em contraste com as tradições medievais que priorizavam a autoridade religiosa e o dogma (FERRARI, 2002).

]Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta uma afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1071063 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Em 1995, comemorou-se o centenário de uma das obras mais marcantes do campo das ciências humanas: foi em 1895 que Durkheim publicou As Regras do Método Sociológico. Esta obra apresenta, logo no início, um dos conceitos fundamentais da Sociologia como a conhecemos, a saber, o de fato social: "toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter"
(DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. 11°. ed. 1950, p. 14; trad. brasileira, 1963, p12. apud. PEREIRA DE QUEIROZ, M. I. Sobre Durkheim e As regras do método sociológico. In: Ci. & Tróp., Recife, v. 23, n. 1, p.75-84, jan/jun., 1995).

Sobre o fato social, segundo Durkheim, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1071717 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

“Representa amplo movimento de pensamento que dominou grande parte da cultura europeia, em suas manifestações filosóficas, políticas, pedagógicas, historiográficas e literárias, de cerca de 1840 até quase às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A partir de Comte, existiu uma época de paz substancial na Europa. A revolução industrial mudou radicalmente o modo de vida na Europa e os entusiasmos se cristalizaram em torno da ideia de progresso humano e social irrefreável, já que, de agora em diante, possuíam-se os instrumentos para a solução de todos os problemas. Para o pensamento da época, esses instrumentos eram sobretudo a ciência e suas aplicações na indústria, bem como o livre intercâmbio e a educação. Assim, acreditava-se no primado da ciência.”

(REALE, Giovanni. História da Filosofia. V 3. Paulus, 1990, p. 295-7.)

A afirmativa anterior refere-se ao movimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1075151 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

O coletivismo é resultado da indústria cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q1075152 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

A indústria cultural resulta da razão técnica, do desenvolvimento e da legitimação de uma razão instrumental, desenvolvida e possibilitada a partir da Revolução Científica, sem o concurso da Revolução Industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1069305 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.
Para Benjamin, a reprodutibilidade das obras de arte leva ao declínio da aura.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q1034304 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Na Crítica da Faculdade de Julgar, Immanuel Kant diferencia a fruição relativa ao belo tanto daquela envolvendo o que é bom quanto a que envolve o que é agradável.

Assinale a opção correta, segundo essa distinção kantiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1070989 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como àquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. Não se pode objetar que a criação se diz antes do sensível e das artes, já que a arte faz existir entidades espirituais e que os conceitos filosóficos são também sensibilia. Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente feitos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados ou antes criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam.

Deleuze e Guattari. O que é a filosofia?

Com relação ao tema abordado no texto anterior e a assuntos pertinentes à filosofia, à arte e às ciências, julgue o próximo item.

A criação dos conceitos é subordinada à criação nas artes e nas ciências, o que faz da filosofia uma arte ou ciência das verdades.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q1071013 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

O conceito de indústria cultural, no que se refere à arte, só se aplica ao contexto das relações capitalistas de produção, pois a cultura não é produzida pelas massas, e sim para as massas; o que verdadeiramente interessa é o seu valor de venda nas sociedades de mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q1070251 | Filosofia, Filosofia da Cultura, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Alberto Cupani, quando discute a filosofia da tecnologia de Borgmann, em seu texto A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, destaca que: “Para Borgmann, ‘tecnologia’ não designa uma forma de técnica, mais evoluída e potente graças à sua associação com a ciência […], mas um modo de vida próprio da Modernidade. A tecnologia é o modo tipicamente moderno de o homem lidar com o mundo, um ‘paradigma’ ou ‘padrão’ caraterístico e limitador da existência, intrínseco à vida quotidiana. Tão intrínseco que ele passa, por isso mesmo, despercebido”.

A abordagem da filosofia da tecnologia mencionada, no excerto, considera como característica central da tecnologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1070802 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Prefeitura de Piedade SP, DIRECTA

Quanto às vertentes teórico-profissionais, Netto projeta as seguintes linhas em desenvolvimento na cultura profissional:
I- Manter-se-á a continuidade da vertente que se iniciou com a “ intenção de ruptura “.
II- Uma vertente de caria tecnocrático, herdeira da “perspectiva modernizadora“, mas renovada pelo neoliberalismo e reciclada por outras teorias sistêmico-organizacionais.
III- Desenvolvimento da vertente neoconservadora, inspirada na epistemologia pós-moderna.
IV- Vertentes que propagam a desqualificação da teorização sistemática, pautada num anticapitalismo romântico, de glorificação do saber popular e apelo aos valores de solidariedade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1070975 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre orientações do Caderno Pedagógico de Filosofia (2008), da Rede Municipal de Ensino de São José. ( ) O ensino filosófico deve contribuir para a formação de uma consciência crítica e abrir o entendimento para as formas atuais de dominação e opressão. ( ) O ensino filosófico no currículo deve ser dialógico e dinâmico junto aos outros conteúdos. ( ) A educação filosófica deve buscar um novo posicionamento diante da realidade social, ou seja, sair do senso comum e ir para a consciência crítica. ( ) Aos professores cabe despertar nos educandos as potencialidades natas de aprendizagem filosófica e o desejo de se tornarem futuros pensadores. ( ) A prática pautada na vivência social, cultural e política contribui para o exercício crítico, criativo e criterioso de uma consciência cidadã. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1070979 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

A palavra latina more(s), que significa aquilo que é relativo aos costumes, às regras e aos hábitos e tem relação com os valores de uma sociedade específica, e, geralmente, adquire um caráter normativo, também significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1075153 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.

T. W. Adorno. Os Pensadores. Textos escolhidos, Conceito de Iluminismo. Nova Cultural, 1999

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à relação entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

Para Adorno, a indústria cultural detém todos os elementos característicos do mundo industrial moderno, apresentando-se como disseminadora da ideologia dominante que dá sentido a todo o sistema sociocultural ocidental.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q1071430 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

O estudo racional do belo, quer quanto à possibilidade da sua conceituação, quer quanto à diversidade de emoções ou sentimentos que ele suscita no ser humano, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1070026 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

No pensamento de Hegel, a explicação para a historicidade consiste em entender que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1075173 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Compreender a sociedade como uma obra cultural, como uma obra de arte, como expressão do espírito absoluto hegeliano é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.