Questões de Concursos Filosofia da Cultura

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61Q1071003 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

A BNCC apresenta a disciplina de língua portuguesa no ensino médio como encarregada de, entre outras coisas:


“promover o desenvolvimento de habilidades relativas ao trato com a informação e a opinião, no que diz respeito à veracidade e à confiabilidade de informações, à adequação, validade e força dos argumentos”. (BNCC. 2018, p. 498).

Considerando a BNCC e sua organização, bem como as relações de interdisciplinaridade possíveis entre a filosofia e a língua portuguesa, julgue o item a seguir.

A citação apresentada e habilidades e competências da área de ciências humanas apontam para a possibilidade do uso da filosofia para identificar fontes usadas em uma narrativa.

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62Q1071006 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à noção de arte e de absoluto na filosofia hegeliana, julgue o item a seguir.

Em Hegel, o belo artístico é sempre inferior ao belo natural, pois este último é fruto da obra divina.

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63Q1071007 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à noção de arte e de absoluto na filosofia hegeliana, julgue o item a seguir.

A autodeterminação do espírito absoluto se dá, do ponto de vista da arte, pelo longo processo da exterioridade sensível.

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64Q1071009 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à noção de arte e de absoluto na filosofia hegeliana, julgue o item a seguir.

A estética hegeliana trata de questões das belezas diversas inerentes às variadas manifestações artísticas.

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65Q1071013 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a relação entre as críticas realizadas pelo teórico Walter Benjamin, da Escola de Teoria Crítica, mais conhecida como Escola de Frankfurt, e a produção artística em tempos de avanço tecnológico, julgue o item a seguir.

O conceito de indústria cultural, no que se refere à arte, só se aplica ao contexto das relações capitalistas de produção, pois a cultura não é produzida pelas massas, e sim para as massas; o que verdadeiramente interessa é o seu valor de venda nas sociedades de mercado.

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66Q1071293 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositadamente produzem. Eles se definem a si mesmos como indústrias, e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores gerais suprimem toda dúvida quanto à necessidade social de seus produtos.” In: ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.p.114

No trecho acima, os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer refletem sobre a Indústria Cultural. De acordo com os autores, uma das consequências disso é

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67Q1071063 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Em 1995, comemorou-se o centenário de uma das obras mais marcantes do campo das ciências humanas: foi em 1895 que Durkheim publicou As Regras do Método Sociológico. Esta obra apresenta, logo no início, um dos conceitos fundamentais da Sociologia como a conhecemos, a saber, o de fato social: "toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter"
(DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. 11°. ed. 1950, p. 14; trad. brasileira, 1963, p12. apud. PEREIRA DE QUEIROZ, M. I. Sobre Durkheim e As regras do método sociológico. In: Ci. & Tróp., Recife, v. 23, n. 1, p.75-84, jan/jun., 1995).

Sobre o fato social, segundo Durkheim, assinale a alternativa correta:
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68Q1071067 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEED RR, IBFC, 2021

Texto associado.

Leia o trecho abaixo para responder à questão seguinte.



“Com a promulgação da Lei 11.684, de 2 de junho de 2008, a Filosofia volta a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras, função que ela não desempenhava desde 1961 (Lei nº 4.020/61). Segundo a nova lei, o ensino de Filosofia (assim como o de Sociologia) assume um caráter de obrigatoriedade em todas as séries do ensino médio, a última etapa da educação básica no país. Diante desse cenário, profissionais envolvidos com o ensino, principalmente com o ensino de Filosofia – sejam eles professores universitários, de ensino médio ou mesmo estudantes – são novamente convocados a pensar questões fundamentais sobre a disciplina: é preciso saber por que, afinal de contas, deve-se ensinar Filosofia para os jovens do ensino médio, e quais conteúdos e metodologias devem ser empregados para atingir esses objetivos.”



(DA SILVA, T. C.. A Filosofia no Ensino Médio: Por que, o que e como ensiná-la? In: Humanidades em diálogo. Vol. IV, N. I, Jun. 2011. p. 201).

Quando se lê nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Secretaria da Educação Básica) para o ensino de Filosofia que “(..) Cabe insistir na centralidade da História da Filosofia para o tratamento adequado de questões filosóficas” e que “é recomendável que a História da Filosofia e o texto filosófico tenham papel central no ensino de Filosofia”, sobre a metodologia do ensino de Filosofia na Educação Básica, assinale a alternativa incorreta.
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69Q946956 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Alguns filósofos podem ser considerados realistas e outros nominalistas, conforme o posicionamento de cada um.
Guilherme de Champeaux (1070 – 1121 d. C.) foi um filósofo e teólogo francês, professor na escola da catedral de Notre Dame, em Paris. Champeaux afirmava que “o universal é não somente real, mas também essencialmente idêntico na diversidade das coisas de que é atributo.”

VASCONCELOS, José Antônio. Reflexões: filosofia e cotidiano. São Paulo: edições SM, 2016. p. 212.


A posição de Champeaux, em relação aos universais, é classificada como

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70Q1071280 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Friedrich Nietzsche (1844-1900), crítico da tradição filosófica racionalista e iluminista, em seu texto Sobre a verdade e a mentira em um sentido extramoral, desmistifica o conceito de “verdade” através da revelação:
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71Q1070927 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, CONSESP, 2018

Desde a antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para defesa das plantações contra ervas daminhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. Tem também conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo. (MARCONI; LAKATOS, 2011). O conhecimento, típico do camponês iletrado, que passa de geração para geração, por meio da educação informal, empírico, portanto, denomina-se:
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72Q1070711 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Música, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.

A estética é a área da filosofia que estuda as concepções de forma e beleza e a maneira como o ser humano enxerga, ouve e percebe o meio em que vive. Tem‐se visto a música como uma expressão da estrutura social, um elemento político, que trata da relação entre o homem e o tempo.

L. B. Meyer. Emotion and Meaning in Music. 1956.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir acerca de estética musical.

A estética musical não se resume apenas a relacionar a música com várias artes de acordo com pontos em comum, mas a compreender e definir o significado e o objetivo da música e seu impacto no ser humano.
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73Q1071262 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Se a verdadeira realidade, para uma estética idealista, só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos. A partir do seguinte trecho da Introdução à Estética, de Hegel, assinale com V a afirmação verdadeira e com F a falsa:
“...toda a esfera da realidade interior e da realidade exterior empíricas se deve chamar, num sentido mais forte do que o reservado à arte, o mundo de mera ilusão e amarga decepção, e não mundo da realidade. A verdadeira realidade só se encontra para lá da imediatidade da sensação e dos objetos externos”. ( ) A imediatidade das sensações revela o mundo como mera ilusão. ( ) A realidade interior empírica é compreendida como amarga decepção. ( ) O mundo da arte, aparência da verdade, revela o engano do cotidiano. ( ) Nessa citação, a esfera das realidades empíricas constitui-se elemento do concreto verdadeiro.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
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74Q1071266 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Atente para a seguinte observação de Adorno: “A lógica formal almejava validade universal para as leis do pensamento. (O homem teve que criar uma harmonia teórica para além da discórdia do real.) Todos os objetos do pensamento são universais mas, é igualmente verdade que o significado supraindividual, a universalidade do conceito não é meramente formal é constituída na inter-relação entre sujeitos (pensantes ou atuantes) e seu mundo.
Atente para o que se diz a seguir e, com base na observação de Adorno, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Sob a regra da lógica formal, a noção de conflito entre essência e aparência é prescindível, se não, insignificante. ( ) A lógica formal, não transcende sua própria estrutura, permanece analítica. ( ) Há uma dissociação entre a neutralidade semântica da lógica formal e a necessidade de domínio do aparato tecnocrático. ( ) A compreensão da lógica tecnológica destaca as contradições sociais da realidade estabelecida.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
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75Q1071267 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens: I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade; II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação; III. considerar a arte vigente como decadência burguesa; IV. associar-se à representação de uma classe específica.
Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em
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76Q1070944 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Professor de Filosofia, Prefeitura de São Leopoldo RS, FUNDATEC

As Orientações Curriculares para o Ensino Médio, em seu volume 3, dedicado às Ciências Humanas e suas Tecnologias (2006), destacam que “uma indicação clara do que se espera do professor de Filosofia no Ensino Médio pode ser encontrada nas Diretrizes Curriculares aos Cursos de Graduação em Filosofia e pela Portaria INEP nº 171/2005, que instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de Filosofia, que também apresenta as habilidades e as competências esperadas do profissional responsável pela implementação das diretrizes para o Ensino Médio (...)”. Os documentos citados apresentam um conjunto de competências e habilidades esperadas do professor de Filosofia no Ensino Médio, quais sejam:
I. Compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais. II. Percepção da integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como com o agir pessoal e político. III. Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento. IV. Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica.
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77Q1071717 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

“Representa amplo movimento de pensamento que dominou grande parte da cultura europeia, em suas manifestações filosóficas, políticas, pedagógicas, historiográficas e literárias, de cerca de 1840 até quase às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A partir de Comte, existiu uma época de paz substancial na Europa. A revolução industrial mudou radicalmente o modo de vida na Europa e os entusiasmos se cristalizaram em torno da ideia de progresso humano e social irrefreável, já que, de agora em diante, possuíam-se os instrumentos para a solução de todos os problemas. Para o pensamento da época, esses instrumentos eram sobretudo a ciência e suas aplicações na indústria, bem como o livre intercâmbio e a educação. Assim, acreditava-se no primado da ciência.”

(REALE, Giovanni. História da Filosofia. V 3. Paulus, 1990, p. 295-7.)

A afirmativa anterior refere-se ao movimento:

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78Q942910 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
O conceito de modernização refere-se a um feixe de processos cumulativos que se reforçam mutuamente: a formação de capital e a mobilização de recursos, o desenvolvimento das forças produtivas e o aumento da produtividade do trabalho, o estabelecimento de poderes políticos centralizados e a formação de identidades nacionais, a expansão de direitos de participação política, de formas urbanas de vida e de formação escolar formal, a secularização de valores e normas.
(HABERMAS, J. O Discurso Filosófico da Modernidade. Trad. de Ana Maria Bernardo et al. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998. p.14.)
Sobre o conceito de secularização na constituição da modernização, considere as afirmativas a seguir.
I. Alude-se à presença da orientação religiosa nos desígnios desconhecidos que o homem passa a trilhar. II. Infere-se a preservação dos direitos subjetivos à luz dos direitos eternos firmados pela religião. III. Refere-se ao deslocamento dos preceitos normativos religiosos para a subjetividade das pessoas. IV. Trata-se da autonomia que as esferas sociais passaram a ocupar diante dos ditames impostos pela religião.
Assinale a alternativa correta.
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79Q1070802 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Prefeitura de Piedade SP, DIRECTA

Quanto às vertentes teórico-profissionais, Netto projeta as seguintes linhas em desenvolvimento na cultura profissional:
I- Manter-se-á a continuidade da vertente que se iniciou com a “ intenção de ruptura “.
II- Uma vertente de caria tecnocrático, herdeira da “perspectiva modernizadora“, mas renovada pelo neoliberalismo e reciclada por outras teorias sistêmico-organizacionais.
III- Desenvolvimento da vertente neoconservadora, inspirada na epistemologia pós-moderna.
IV- Vertentes que propagam a desqualificação da teorização sistemática, pautada num anticapitalismo romântico, de glorificação do saber popular e apelo aos valores de solidariedade.
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