Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1069258 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

No diálogo platônico Mênon, Sócrates mostra ao seu interlocutor que alguém que jamais teve educação formal, como o jovem escravo com quem conversa, é capaz de enunciar, por conta própria e de maneira correta, o teorema de Pitágoras.
Assinale a opção que identifica corretamente a tese platônica ilustrada pela situação do diálogo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1070043 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

A filosofia clássica apresenta um “ponto de virada” a partir da atuação dos sofistas. Esses filósofos procuravam situar as discussões filosóficas sobre temas que não abordavam somente a Physis e o Cosmos. Dentre os temas das questões levantadas pelos sofistas, estavam aqueles ligados à demonstração de pontos de vista mediante a persuasão argumentativa. Assim, assinale qual a principal característica do modo como esses filósofos empregavam o discurso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q1070045 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

Aristóteles, apesar de haver sido discípulo de Platão, possuía uma perspectiva filosófica e epistemológica bastante distinta da que seu “mestre” postulava. Como as vertentes epistemológicas de Aristóteles e Platão se diferenciavam?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q1071337 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a filosofia grega.
( ) Os pensadores pré-socráticos inauguraram, a partir do século VI a. C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulação de caráter científico-filosófico.
( ) Entre os gregos, as práticas ou disciplinas que visavam a busca da verdade eram conhecidas como catarse.
( ) O método socrático de interrogação que pretendia induzir os indivíduos a descobrirem as verdades que trazem em si sem o saber, é conhecido como maiêutica.
( ) Em Platão, o processo pelo qual a alma se eleva por degraus das aparências sensíveis às realidades inteligíveis ou ideias é denominado dialética.
( ) Aristóteles denominava silogismo a operação mental que consiste em inferir uma conclusão de duas proposições estabelecidas como premissas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1069335 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Para estoicos como Marco Aurélio, a liberdade consiste em perceber o seu lugar no universo e em conformar-se com a lei da natureza que rege os céus, a estrutura social e até as partes da alma. Somos "livres" apenas quando agimos de acordo com a "razão correta". Agir de outra forma não seria livre porque ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1072161 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

Sobre a Filosofia de Sócrates (conhecida principalmente pelos registros presentes nos escritos de Platão), indique a afirmativa que melhor corresponde a seus fundamentos principais e a seu método de investigação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q1071917 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Durante uma aula sobre a história da filosofia, o professor de filosofia apresenta uma situação hipotética: um grupo de alunos discute se a verdade pode ser ensinada ou se ela é relativa ao contexto de quem a defende. Um dos alunos, inspirado pela argumentação retórica, defende que a verdade depende das circunstâncias e do interlocutor, enquanto outro sustenta que a verdade é universal e pode ser alcançada por meio da razão. Considerando o exposto, assinale a afirmativa que melhor relaciona os conceitos defendidos pelos filósofos gregos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q1069628 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Tales de Mileto acreditava que a água é o "deus inteligente" que faz todas as coisas, assim como ela é a matéria e a alma de tudo, aquilo da qual se deve a origem das coisas. Considerando que para Tales há um princípio vital, este é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1071961 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação INCORRETA:

Diferentemente dos Sofistas, Sócrates não se apresenta como um Mestre de sabedoria. Ele pergunta, mas não responde; indaga, mas não ensina, não dá aulas, apenas introduz o diálogo como forma da busca pela verdade.
(A Histtória da Filofia Antiga, Barbara Botter, p.43/44)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q1071458 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Advogado, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

Sobre a Metafísica, ou a Filosofia Primeira, diz Aristóteles: “Todas as outras ciências serão mais necessárias que esta, mas nenhuma lhe será superior”.
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1070716 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
A recusa do mito, iniciada pelos pré‐socráticos, teve sua consecução com Platão, que finalmente colocou a filosofia em bases exclusivamente naturais.
  1. ✂️
  2. ✂️

112Q1069438 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Agente de Segurança Legislativo, Câmara de São Gonçalo RJ, SELECON, 2022

Para Sócrates, a reflexão filosófica começa quando a pessoa aprende a duvidar, particularmente, de suas próprias crenças, seus dogmas e seus saberes. O filósofo considerava que a existência de uma filosofia verdadeira só evolui quando a mente se dedica à reflexão de si mesma. Por isso, ao orientar seus alunos, dizia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q1069205 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

A afirmação de Platão segundo a qual “são os filósofos que devem governar” deve ser considerada uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1070253 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sobre a relação entre Platão e Sócrates, Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, afirma: “A crítica de Platão a Sócrates diz respeito […] à concepção de filosofia como método de análise, que […] seria […] insuficiente para caracterizá-la. Seu principal argumento era que um método necessita, para a sua aplicação correta e eficaz, de um fundamento teórico que estabeleça exatamente os critérios segundo os quais o método é aplicado de forma correta e eficaz. […] É esse o papel da famosa teoria platônica das ideias ou das formas, que pode ser considerada o início da metafísica clássica”.

Segundo Marcondes, a principal função da Teoria das Ideias de Platão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1070259 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes explica, em seu livro Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, um ponto fundamental do pensamento dos filósofos pré-socráticos: “A característica central da explicação da natureza pelos primeiros filósofos é […] o apelo à noção de causalidade. O estabelecimento de uma conexão causal entre determinados fenômenos naturais constitui assim a forma básica da explicação científica. […] A explicação causal possui, entretanto, um caráter regressivo. Ou seja, explicamos sempre uma coisa por outra e há assim a possibilidade de se ir […] até o infinito. […] Surge a necessidade de se estabelecer uma causa primeira […] que sirva de ponto de partida para todo o processo racional”.

Entre os filósofos pré-socráticos, Demócrito concebia como princípio explicativo mencionado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1069256 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

Relacione os pensadores pré-socráticos aos seus respectivos fragmentos.
1. Parmênides de Eleia 2. Empédocles de Agrigento 3. Heráclito de Éfeso 4. Anaximandro de Mileto
( ) “Todas as coisas se dissipam onde tiveram a sua gênese, conforme a culpabilidade; pois pagam umas às outras castigo e expiação pela injustiça, conforme a determinação do tempo.” ( ) “Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, abundância e fome. Mas toma formas variadas, assim como o fogo, quando misturado com essências, toma o nome segundo o perfume de cada uma delas.”
( ) “Deixam-se levar, surdos e cegos, mentes obtusas, massa indecisa, para a qual o ser e o não-ser é considerado o mesmo e não o mesmo, e para a qual em tudo há uma via contraditória.” ( ) “Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos.”
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1075148 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: “Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

A despeito de diferenças fundamentais entre Nietzsche e Platão, ambos, quando se debruçam sobre o que se denomina arte, consideram o artista um imitador.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q1069272 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Ciências Humanas Filosofia, SEC BA, FCC, 2022

No diálogo Mênon de Platão, alguém interpela:
Sócrates, mesmo antes de estabelecer relações contigo, eu já ouvia dizer que nada fazes senão caíres tu mesmo em aporia, e levares também outros a cair em aporia.
(Adaptado de: Mênon, tradução Maura Iglésias, Rio de Janeiro: Loyola, 2001)
De acordo com a passagem, o efeito causado por Sócrates é chamado de “cair em aporia”, o que significa que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1070044 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

Para Sócrates, dois pressupostos são fundamentais para sua perspectiva: existem ideias inatas e é possível que o homem (re)conheça essas ideias, a partir de um método baseado em perguntas dirigidas a um interlocutor, de modo a fazer com que este se “lembre” de tais ideias. Em relação a essa afirmação, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q1072127 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a visão de Platão sobre o conhecimento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.