Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1070719 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
O pensamento filosófico se diferencia do pensamento mítico por ter como fundamento a racionalidade humana.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q1070988 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia. É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como àquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. Não se pode objetar que a criação se diz antes do sensível e das artes, já que a arte faz existir entidades espirituais e que os conceitos filosóficos são também sensibilia. Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente feitos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados ou antes criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam.

Deleuze e Guattari. O que é a filosofia?

Com relação ao tema abordado no texto anterior e a assuntos pertinentes à filosofia, à arte e às ciências, julgue o próximo item.

Desde Aristóteles, a filosofia é pensada como reminiscência, e essa característica é o que a distingue das artes e das ciências.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q1071273 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Ao negar o movimento, caracterizando-o como uma ilusão dos sentidos, Parmênides e seus discípulos foram atacados pelos pensadores da escola mobilista, que por sua vez, afirmavam o movimento e a transformação como característica do próprio Ser. Zenão de Eleia, discípulo de Parmênides, formula alguns paradoxos para defender a tese de imobilidade de seu mestre, e dentre estes, aquele que foi um dos mais comentados paradoxos da antiguidade, é o da corrida entreAquiles e a tartaruga. Segundo as premissas do pensamento eleáta exposto no paradoxo de Zenão, o resultado da corrida é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1069230 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

A Filosofia nasce em um momento e lugar específicos, ou seja, na Antiga Grécia, século VI a.C. caracterizando-se como uma forma específica de discurso, no qual procura-se entender o mundo que nos cerca. Este discurso tem uma especificidade que difere em relação ao pensamento mítico que o precedeu na Antiga Grécia. A respeito da relação entre o discurso filosófico e o mítico assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1071301 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Escutando não a mim, mas ao Logos, é sábio entrar em acordo para dizer a mesma coisa: tudo é um.) Heráclito de Eféso (Frag. 50)

Com relação ao logos em Heráclito de Éfeso, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas a seguir:

Referindo-se ao estilo ________________, Heidegger opina que, em vez de ser denominado de “____________”, Heráclito poderia e deveria ter sido chamado de “_______________”, pois o que ele escreve no seu estilo _______________, “clarifica e faz brilhar a linguagem do pensar”. Esta claridade, porém, é uma claridade sui generis, pois tem o fascínio e o enigma dos relâmpagos. De um modo fugaz e efêmero, os relâmpagos, com seus repetidos clarões, iluminam a escuridão da noite, mas não conseguem transformá-la na claridade do dia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1070031 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

A respeito da filosofia de Aristóteles, especialmente no que se refere à organização do seu pensamento filosófico e da sua estrutura argumentativa, indique a principal diferença entre o sistema platônico e o aristotélico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q1070042 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

Para os filósofos pré-socráticos, a noção de “Arché” (unidade primordial) deu ensejo a várias perspectivas de pensamento filosófico sobre a origem e o modo como o mundo e a natureza se estabeleceram, o que é retratado na obra de vários desses filósofos. Tendo em vista isso, a concepção de "Arché" de acordo com o filósofo pré socrático Demócrito é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q1071072 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

‘’Enquanto em todas as palavras de Heráclito exprime-se a imponência e a majestade da verdade, mas da verdade apreendida na intuição, não da verdade galgada pela escada de corda da lógica; enquanto ele em um êxtase sublime vê, mas não espia, conhece, mas não calcula, aparece ao lado seu contemporâneo Parmênides, como um par; igualmente com o tipo de um profeta da verdade, mas como que formado de gelo, não de fogo, vertendo em torno de si uma luz fria e penetrante’’.
(NIETZSCHE, A filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo: Edições 70, 2008. p. 24)
Os filósofos citados no texto de Nietzsche fazem parte do momento de formação inicial da filosofia ocidental e são considerados expoentes por desenvolverem, de forma pungente, um debate sobre qual área do saber filosófico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1071334 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

Analise o texto abaixo:
A invenção da escrita alfabética que, como a do calendário e da moeda, revela o crescimento da capacidade humana de __________________________________ e generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferente de outras escritas como os hieróglifos, supõe que não se represente uma imagem da coisa que está sendo dita, mas que se ofereça um sinal ou signo abstrato dela, uma palavra.
Entre outras condições históricas favoráveis para o surgimento da Filosofia na Grécia podemos mencionar ____________________e o surgimento da vida urbana.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1069292 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

A justiça na cidade é a harmonia entre as suas partes, de forma que cada qual cumpra com sua função; entretanto, nas almas, a justiça corresponde a determinações advindas da metempsicose.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q1070828 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

Segundo o pensamento de Aristóteles, toda Cidade existe para cumprir seu fim e esse cumprimento será mais ou menos perfeito em decorrência do tipo de Constituição. A finalidade da política, sendo o bem comum e a vida justa, o valor essencial da política, aquele valor que serve para medir todos os demais valores da Cidade, é a justiça. Sobre o conceito de justiça em Aristóteles, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q1081861 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Pedagogo, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

Método Socrático


O método socrático, baseado na maiêutica, propõe a construção do conhecimento pelo diálogo, pela problematização e pela reflexão crítica. No contexto atual, aproxima-se de propostas de aprendizagem ativa e colaborativa.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1070090 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Parmênides de Eleia (544-450 a. C) foi um importante filósofo da phisis, defendendo que o ser é o elemento fundamental no surgimento de todas as coisas. Promoveu uma guinada na discussão filosófica do período, exercendo influência até hoje na Filosofia. Tendo no horizonte o pensamento de Parmênides de Eleia, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1071392 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2017

Logos: discurso, relato, razão, definição, faculdade racional, proporção. Uma das maiores dificuldades na interpretação do logos é determinar como esta palavra grega comum e amorfa é usada em um sentido técnico e especializado.
PETERS , F.E. E BARBOSA, B. R.. Termos filosóficos gregos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,1974, p.11(adaptado).

Para Heráclito o logos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1072160 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

A filosofia clássica apresenta um “ponto de virada” a partir da atuação de Sócrates e dos sofistas. Esses filósofos procuravam situar as discussões filosófica sobre temas que não abordavam somente a Physis e o Cosmos. A partir dessa afirmação, marque a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q1069370 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

No livro VI d’A República, Platão propõe uma analogia entre o Sol e o Bem. O papel desempenhado por aquele, no terreno sensível, seria o mesmo que o desempenhado por este, no inteligível.

Ainda de acordo com essa imagem, é correto afirmar que a visão é a análoga sensível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q1069650 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SED SC, FURB, 2024

Leia o seguinte trecho sobre a filosofia nascente:

Um dos aspectos fundamentais da mentalidade científico-filosófica inaugurada por Tales consistia na possibilidade de reformulação e correção das teses propostas. A estabilidade dos mitos arcaicos e à estagnação das esparsas e assistemáticas conquistas da ciência oriental, os gregos, a partir de Tales, propõem uma nova visão-de-mundo cuja base racional fica evidenciada na medida mesma em que ela é capaz de progredir, ser repensada e substituída.

(SOUZA, Os Pré-Socráticos, in Os Pensadores, 1978, p. XXII)

I. A partir da perspectiva do logos, Anaximandro afirmou que o universo teria sido resultante de modificações ocorridas no princípio originário por ele denominado de ápeiron (infinito e/ou ilimitado).
II. Segundo Anaximandro, o ápeiron estaria animado por um movimento eterno, que ocasionaria a separação dos pares de opostos.
III. Anaximenes, por sua vez, defende que o universo resultou das transformações do pneuma ápeiron (ar infinito).
IV. O pensamento da escola de Mileto, além de identificar qual a physis, mostrava-se um processo que tornava compreensível a passagem da unidade primordial das coisas à sua multiplicidade e diferenciação.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1075029 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
O pensamento filosófico surge com a busca por compreensão do mundo a partir de uma perspectiva investigativa, utilizando-se da racionalidade na construção de critérios rigorosos e estabelecendo relações profícuas com os vários campos do saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

179Q1069665 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga foi profundamente influenciado por fatores históricos e culturais que transformaram a maneira como os gregos entendiam o mundo e interagiam em sociedade. Dentre os fatores a seguir relacionados, qual foi o mais significativo para o desenvolvimento do pensamento filosófico grego?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q1071460 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Advogado, UNEMAT, CESGRANRIO, 2024

A proposição fundamental de Protágoras, o maior e mais famoso dos sofistas, foi o axioma: “O homem é a medida de todas as coisas, das que são pelo que são, e das que não são pelo que não são”. Com o princípio do homem-medida, Protágoras pretendia, indubitavelmente, negar a existência de um critério absoluto que discriminasse o ser e o não ser, o verdadeiro e o falso e, em geral, todos os valores.
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 200.

O pensamento do sofista grego Protágoras de Abdera propõe o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.