Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q1069673 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Os pensadores da Escola Jônica buscaram explicar o mundo por meio de um princípio único e racional, denominado arché. Com base nos fundamentos da Escola Jônica, identifique corretamente o elemento que cada pensador considerava como arché.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q1069940 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A escola estoica foi fundada em Atenas em 300 a.C. por Zenão de Cítio (344-262 a.C.). A doutrina estoica antiga foi desenvolvida e elaborada pelos discípulos e sucessores de Zenão, Cleantes (330-232 a.C.) e Crisipo (280-206 a.C.). O estoicismo concebe a filosofia de forma sistemática e composta de três partes fundamentais: a física, a lógica e a ética, cuja relação é explicada através da metáfora da árvore. A física corresponderia à raiz, a lógica ao tronco e a ética aos frutos.

(Marcondes, 2010. Adaptado)

Segundo Danilo Marcondes (2010), a metáfora da árvore na filosofia estoica ilustra a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q1071732 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

“Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século VI (ou VII) a.C. Por meio de longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional, sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracteriza a filosofia. Essa passagem do mito à razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder do lendário.” (Gilberto Cotrim)

Sobre o surgimento da Filosofia e a passagem da explicação mítica da realidade para uma explicação filosófica, pode‐se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q1069175 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

As transformações socioeconômicas por que a Grécia passou nos séculos VII e VI a.C., com o abandono de formas aristocráticas de governo, deram ensejo a certas condições – como o amor pela liberdade – que adiaram o surgimento da filosofia na Grécia.
  1. ✂️
  2. ✂️

185Q1069176 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

As circunstâncias geográficas da Grécia foram fatores relevantes para o advento do pensamento filosófico em seu meio, uma vez que, por se tratar de uma região montanhosa, cercada pelo mar, os gregos não enfrentaram o flagelo das invasões, que costumavam assolar regiões planas.
  1. ✂️
  2. ✂️

186Q1071749 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AM, FGV

(...) os poetas trágicos são versados em todas as artes, em todas as coisas humanas relativas às virtudes e aos vícios, e até mesmo nas coisas divinas; na verdade, é necessário, afirmam, que o bom poeta, se quiser criar uma bela obra, conheça os temas de que trata, pois de outra forma não seria capaz de criar. É preciso, pois, examinar se tais pessoas, tendo-se deparado com imitadores desse gênero, não foram enganadas pela visão de suas obras, não se dando conta de que elas se acham afastadas em três graus do real, e de que, sem conhecer a verdade, é fácil realizá-las com êxito, pois os poetas criam fantasmas e não coisas reais (...)”.

(PLATÃO. A República. São Paulo: Perspectiva, 2006, Livro X.)

Platão atribui um papel pedagógico importante à arte na cidade ideal concebida n’A República, mas seus critérios são rigorosos e sua crítica recai sobre os poetas, por serem “imitadores”.

Com relação à crítica platônica da imitação, analise as afirmativas a seguir.

I. A crítica platônica da imitação inclui uma hierarquização da mimese em relação às essências, que são a única realidade.

II. A crítica platônica da imitação distingue o bom do mau poeta, pois o primeiro conhece sua arte, por isso, acede ao Belo.

III. A crítica platônica da imitação elogia o papel da tragédia, por sua abordagem superior das virtudes e vícios humanos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q1071779 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF PI, IF PI

Na Idade Média, a Teoria Estética engajou vários movimentos de acordo com interpretações que faziam da Teoria da Mímesis, tanto de Platão quanto de Aristóteles. Assim, podem-se notar expressões artísticas como a dos artistas maneiristas, que se distinguiram dos cânones da arte clássica ao proporem uma arte que:

I - Procurava imitar a arte clássica e seus ideais de proporção, harmonia e medida.

II - Representavam figuras quase sempre de proporções estranhas, em perspectivas distorcidas, e cheias de detalhes, superando a ideia de modelo perfeito dos clássicos renascentistas.

III - Se aproximava mais do naturalismo, por buscar representar as figuras humanas em situação de tensão emocional, fato esse observado tanto nas pinturas como na escultura desses artistas.

IV - Os artistas do movimento maneirista buscam superar a forma do belo ideal clássico e buscam uma representação artística mais livresca, tal como vai acontecer mais tarde com a arte moderna.

Leia as afirmações acima e marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1069234 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEC BA, IBFC, 2023

Platão foi um filósofo discípulo de Sócrates e cidadão ateniense. Fundou em Atenas a escola com o nome de Academia, na qual ensinava-se filosofia, matemática e ginástica. Considerando o núcleo central da filosofia de Platão em sua maturidade, tais como sua epistemologia, política e ética, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das principais questões para Platão foi analisar e diferenciar aquilo que é eterno e imutável em contraposição aquilo que flui, movimentando-se. Concluiu que aquilo que é eterno e imutável está no plano ideal da razão, o qual chamou de mundo das ideias. Já aquilo que flui pertence ao mundo dos sentidos e acontecimentos, sendo sujeito à corrosão do tempo. II. Para Platão, a razão é eterna e imutável sempre emitindo juízos verdadeiros, pois ela se manifesta sobre dados que são eternos e universais. Já as opiniões do senso comum as quais são baseadas naquilo que é transitório são simples acontecimentos percebidos pelos sentidos que podem nos dar ideias falsas ideias, noções e conceitos sobre o que sentimentos ou percebemos. As opiniões dos homens estão baseadas na transitoriedade e não podem ascender por nenhum método para o mundo das verdades. III. Platão concebeu uma sociedade ideal, a qual ele compara com o corpo humano. A cabeça seria a sede da razão, o peito seria a sede da vontade e os desejos seriam a sede do baixo-ventre. A razão deve desenvolver a sabedoria; a vontade deve desenvolver a coragem e os desejos devem ser controlados. Essa sociedade ideal e harmônica deveria ser organizada, em analogia com o corpo humano, com os governantes sendo a cabeça, os soldados sendo o peito e os trabalhadores em geral sendo o baixo-ventre. Esse conceito platônico de sociedade foi considerado como a origem da concepção de “bem-estar social” e da democracia. IV. Na filosofia de Platão existe uma divisão entre dois mundos, a qual engendra também sua visão do homem como um ser separado por corpo de alma. O corpo sofre inclinações e paixões, sendo irracional, sensível e inferior, contaminando a pureza da alma racional e impedindo-a de contemplar as ideias perfeitas e eternas. A alma por não ser material pode ter acesso ao mundo das ideias.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1069251 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

Aristóteles estabelece a mais antiga lógica formal conhecida no Ocidente. Parte fundamental desta lógica é a noção de silogismo, uma forma de demonstração segura de verdades a partir do encadeamento rigoroso de proposições.
Com relação às regras aristotélicas da inferência silogística, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um silogismo deve conter somente três termos. ( ) Em um silogismo, duas premissas negativas resultam sempre em uma conclusão positiva. ( ) Em um silogismo, o termo médio deve aparecer na conclusão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1069259 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

“Por fim, de maneira infeliz, inferiu-se que a doutrina das Ideias de Platão e a crítica da razão de Kant não teriam concordância alguma. Exatamente porque se permaneceu preso às palavras, não se penetrou no conteúdo dos dois grandes mestres, não se entregou a eles de maneira fiel e séria, seguindo sua cadeia de pensamentos. Caso se tivesse feito isso, então se teria de perceber, sem sombra de dúvida, como os dois grandes sábios concordam e como o espírito, o alvo de ambas as doutrinas, é o mesmo.”
Adaptado de SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
Schopenhauer busca conciliar, em sua doutrina, os pensamentos de Platão e Kant. Assinale a opção que identifica um aspecto do pensamento de Schopenhauer inspirado por um desses filósofos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1071335 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

O filósofo grego, discípulo de Sócrates, que concebia a filosofia em três níveis ou três disciplinas filosóficas, ou seja, a dialética (filosofia do conhecimento e metafísica), a física (ciências naturais e psicológicas) e a ética (comportamento humano), ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q1071336 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2022

A corrente filosófica criada em meados do século IVa.C., que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q1069291 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Os gregos criaram a filosofia porque não teriam temido o dilaceramento, a dualidade, o lado cruel e sombrio dos humanos e da natureza. Longe de serem os homens da moderação ou da medida, seriam as criaturas da desmedida - a hybris - e da luta sem trégua entre os contrários - do ágon, palavra grega que significa: batalha, luta, jogo, disputa interminável entre os opostos. Os gregos, antes de inventarem a filosofia, inventaram o que daria origem a ela: a tragédia.

Marilena Chauí. Introdução à história da filosofia.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.

A filosofia grega surgiu nas cidades mais importantes, como Atenas e Delfos, e, ao longo dos séculos, transferiu-se para as colônias gregas.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q1069294 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

Platão se tornou o principal influenciador dos filósofos pré-socráticos, e também dos sofistas, com sua doutrina das ideias, herdada do orfismo e dos pensadores egípcios.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q1070063 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Educação Física, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Hesíodo, por meio de sua cosmologia, exerceu influência no caráter científico dos estágios iniciais da filosofia. Isso implica que o surgimento do pensamento filosófico présocrático não resultou imediatamente no abandono do pensamento mítico. Em outras palavras, a mitologia, desprovida de uma expressão mais racional e coerente em relação à realidade, permaneceu em desacordo com os fatos. A filosofia, privada da indagação primordial proporcionada pela mitologia, ficaria desprovida da preocupação racional de ordenar e investigar a realidade. Portanto, a indagação central da filosofia inicial não se concentra no comportamento humano, mas sim na origem de tudo, por meio de uma reflexão centrada no argumento científico. No contexto desse raciocínio, é crucial destacar que a reflexão sobre o homem surge após a contemplação do cosmos, indicando uma abordagem que parte do todo para a parte: o cosmos interior passa a ser objeto de reflexão após a consideração do universo e do mundo.
Adaptado de BIEDRZYCKI, Beatriz P.; JR., Lafaiete L O.; DIONIZIO, Mayara. História da educação física. Porto Alegre: Grupo A, 2019.

Qual é o principal ponto de partida dos filósofos pré-socráticos, de acordo com o texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1070068 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, aborda uma das principais teses da filosofia aristotélica: “a virtude está no meio (meson); por exemplo, o corajoso não é aquele que nada teme, nem o que tudo teme, mas sim o que tem uma dose certa de temor que é a cautela, sem contudo perder a iniciativa, e evitando o excesso que seria a temeridade”.
A tese aristotélica mencionada por Danilo Marcondes, no excerto, implica que a conduta ética deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1069301 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
O objeto da ideia que constitui a mente humana é o corpo, ou seja, um modo determinado da extensão, existente em ato, e não outra coisa.
Espinosa. Ética.

Considerando o fragmento anterior, de Espinosa, julgue o item subsecutivo.

A expressão “existente em ato” pode ser compreendida a partir da distinção aristotélica entre potência e ato.

  1. ✂️
  2. ✂️

198Q1069309 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Incapaz de contentar-se com as coisas transitórias desta vida, o ser humano se torna totalmente cético em relação a valores habituais que até então aceitara sem hesitação. No momento desse desespero divino, toma a decisão importante de descobrir e compreender o propósito da vida. É então que principia a verdadeira busca dos valores duradouros.

Maria L. S. Teles. Filosofia para o ensino médio.
Petrópolis – RJ: Vozes, 2010, p 17 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ceticismo é interpretado popularmente como descrença e, quando relacionado à postura do jovem estudante do ensino médio, como descrédito quanto ao que está sendo partilhado ou vivido; contudo, o ceticismo é uma corrente filosófica que questiona ocorrências, pensamentos e ideias.
  1. ✂️
  2. ✂️

199Q1069323 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

O problema da busca pela verdade é um debate filosófico histórico, a tal ponto que Aristóteles e Platão proferiram críticas aos sofistas. Na visão desses filósofos, os sofistas eram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1070859 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2018

O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, também é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.