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Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1069676 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Os pensadores da Escola Itálica, especialmente Pitágoras, introduziram um enfoque inovador ao associar arché a conceitos matemáticos. Com base nas ideias de Pitágoras e seus seguidores, assinale a afirmativa correta.
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242Q1071213 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

Aristóteles, discípulo de Platão, seguiu a perspectiva de seu mestre ao dividir o mundo em dois planos: o das formas e o das substâncias.

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243Q1071215 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

A ciência moderna, em particular a física, foi amplamente influenciada pelo neopitagorismo platônico, especialmente apresentado no Timeu.

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244Q1069177 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

A centralidade da cidade grega na ágora, praça pública onde os problemas de interesse comum eram debatidos, favoreceu o surgimento da filosofia na Grécia.
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245Q1069440 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Pedagogo, IF RJ, SELECON, 2022

A cultura filosófica da Grécia antiga, que inspirou o modelo de educação formal que hoje é hegemônico, se baseava na valorização de três elementos essenciais. São eles:

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246Q1070733 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Apoio Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) A função primordial do mito era responder a questões fundamentais como: qual a origem de todas as coisas?

( ) O que significa o homem e qual a sua relação com o mundo natural e com o mundo humano?

( ) A narrativa explicava e significava a realidade, o modo de vida, a organização social, a conduta dos homens, os valores e normas, de modo que “os comportamentos e as atitudes que a sociedade quer preservar são condensados em paradigmas”

( ) Dito de outro modo, os valores que a sociedade elegeu como os melhores a serem observados e vivenciados por todos os membros da sociedade estão expressos nos deuses, semideuses e heróis contados pelos poetas: “o ideal heróico”.

A sequência correta é:

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247Q1070756 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Pode-se afirmar que a civilização grega iniciou sua formação em cerca de 1.500 a.C., mas só atingiu seu apogeu dez séculos mais tarde. Por volta dessa época estabeleceu-se a democracia ateniense, a arte grega atingiu os píncaros de seu desenvolvimento e a Filosofa nasceu e se desenvolveu rapidamente. II. Antes disso, porém, predominava uma forma muito distinta de compreensão do homem e do mundo: é o que conhecemos por modernismo. Duas grandes obras restam-nos desse período, as quais traçam um painel do mundo grego de então, dando-nos informações preciosas sobre sua moral, religião etc. III. A pergunta que então nos interessa colocar aqui é a seguinte: Que concepção de homem encontramos ali? Para responder a isso devemos primeiro, vislumbrar o mundo da época: tecnologicamente falando ele é, naturalmente, extremamente rudimentar. IV. A origem dos fenômenos naturais é então explicada de uma forma obviamente diferente daquela que caracteriza uma sociedade moderna. O modelo para explicação desses fenômenos é, em primeiro lugar, os fenômenos do mundo social. Assim, por exemplo, se a ordem de uma comunidade é mantida pelo poder exercido pelo seu líder supõe-se, igualmente, um governante – de muito superior poder, é claro – deve também responder pela ordem do mundo da natureza.
Estão corretas as afirmativas:
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248Q1071272 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

A escola Jônica se destaca como uma das primeiras a iniciar o pensamento filosófico que, no século VI a.C., concentrava-se na investigação da noção de:
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249Q1071283 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

O filósofo alemão Friedrich Hegel (1770-1831) foi crítico da concepção elaborada por Immanuel Kant de sujeito transcendental apontando para o fato de ele ser:
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250Q1075128 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

O que intriga os primeiros filósofos é principalmente o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”, “qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam: o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um princípio original e racional (em grego arkhé). O termo princípio pode ser entendido como “origem”, mas também como “fundamento”.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.

O surgimento da pólis facilitou a emergência da filosofia grega.

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251Q1075130 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.


Conforme a teoria da reminiscência platônica, os sentidos são as ferramentas que despertam na alma as lembranças latentes.

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252Q1075133 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.

Para Platão, todos os indivíduos aprendem da mesma forma e pelas mesmas vias, uma vez que aprender é lembrar daquilo que já existe na alma.

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253Q1071295 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

“Que é a metafísica? Comecemos com um esclarecimento do termo. É sabido que "metafísica" não é termo aristotélico (talvez tenha sido cunhado pelos peripatéticos, se não nasceu por ocasião da edição das obras de Aristóteles feita por Andrônico de Rodes, no século I a.C). Aristóteles usava, normalmente, a expressão filosofia primeira ou também teologia em oposição à filosofia segunda ou física. Mas o termo metafísica é certamente mais significativo, ou melhor, foi sentido como mais significativo e preferido pela posteridade, e assim definitivamente consagrado. A metafísica aristotélica é, com efeito, como logo veremos, a ciência que se ocupa das realidades que estão acima das físicas, das realidades transfísicas ou suprafísicas, e, como tal, opõe-se à física. E metafísica foi denominada definitivamente e de maneira constante, na trilha do pensamento aristotélico, toda tentativa do pensamento humano de ultrapassar o mundo empírico para alcançar uma realidade meta-empírica.” In: REALE, Giovanni. História da filosofia antiga II. Platão e Aristóteles. Trad: Henrique Claudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994. p.335
Em relação à Metafísica, no contexto do pensamento aristotélico, está incorreto afirmar que
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254Q1069506 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Caçador SC, FEPESE, 2024

Costuma-se afirmar que Sócrates não escreveu suas obras.

.................................. foi o pensador que mais se dedicou a registrar seu pensamento. Entre as obras em que o pensamento de Sócrates surge com força, destacam-se ....................................... e ...................................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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255Q1070786 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, SEPLAG MG, IBFC

Platão constrói sua argumentação em torno da natureza imaterial e imortal da alma, com um objetivo principal. Sua concepção de alma está marcada pela tradição religiosa órfica grega, envolvendo ideias como a de purificação, ascese e da inferioridade do corpo em relação à alma.
Assinale a alternativa que representa o objetivo principal de Platão:
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256Q1075139 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Ainda não foi criada uma filosofia natural pura. As existentes acham-se infectadas e corrompidas: na escola de Aristóteles, pela lógica; na escola de Platão, pela teologia natural; na segunda escola de Platão, a de Proclo e outros, pela matemática, a quem cabe rematar a filosofia e não engendrar ou produzir a filosofia natural.

Francis Bacon. Novum Organum.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Em contraposição à filosofia aristotélica, o empirismo baconiano não admite a noção de indução.

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257Q1070039 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2024

De acordo com Aristóteles, teria sido a partir de Tales de Mileto (Séc VI A.C) que o pensamento mítico muda para o pensamento filosófico científico. A razão dessa mudança está explicitada em uma das opções abaixo. Identifique-a.
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258Q1075174 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

Relacione corretamente as frases apresentadas a seguir com os respectivos autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Tudo é fluxo.

2. Conhece-te a ti mesmo.

3. Tudo é uno.

4. O homem é a medida de todas as coisas.

Coluna II

( ) Protágoras

( ) Sócrates

( ) Heráclito

( ) Parmênides

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

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259Q1070829 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

O Mito da Caverna, de Platão, estabelece uma relação interna ou intrínseca entre paideia e aletheia: a filosofia é educação ou pedagogia para a verdade. Sobre o Mito da Caverna e o conceito de verdade em Platão, assinale a alternativa INCORRETA.
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260Q1069598 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, Prefeitura de Arroio do Sal RS, FUNDATEC, 2024

É possível argumentar que a Filosofia surgiu no Ocidente em função de algumas peculiaridades na maneira como os primeiros pensadores gregos abordaram suas próprias inquietações, o que os diferencia bastante dos pensadores egípcios, indianos e chineses. Nesse sentido, os gregos se diferenciam dos pensadores orientais porque:
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