Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1070819 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE

Leia com atenção o texto abaixo:
Sem dúvidas há uma relação estreita entre a filosofia e a educação, como podemos perceber no método _______________ de ensino, que consiste em induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades. Assim como as parteiras auxiliam as mães a “darem a luz” às suas crianças, os professores deveriam atuar de tal forma que conseguissem conduzir seus discípulos a descobrirem e conhecerem a sabedoria por seus próprios meios. O método mencionado se tornou historicamente conhecido como _______________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1075184 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SECULT CE, UECE CEV, 2018

A utilização de sentimentos humanos para a compreensão dos fenômenos da natureza é própria do conhecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q1070068 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Danilo Marcondes, em seu livro Iniciação à história da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein, aborda uma das principais teses da filosofia aristotélica: “a virtude está no meio (meson); por exemplo, o corajoso não é aquele que nada teme, nem o que tudo teme, mas sim o que tem uma dose certa de temor que é a cautela, sem contudo perder a iniciativa, e evitando o excesso que seria a temeridade”.
A tese aristotélica mencionada por Danilo Marcondes, no excerto, implica que a conduta ética deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q1069325 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Este filósofo acreditava que a arte é uma forma de expressão criativa que reflete a capacidade humana de pensar e agir de forma livre. Ele argumentou que a arte é uma forma de autoexpressão, pois os artistas usam suas habilidades para criar obras que refletem suas próprias ideias e sentimentos. Na sua reflexão sobre ética, afirmou que a razão pode definir o que é certo ou errado, e que isso determina a existência de uma ética universal, ou seja, para o filósofo a “razão pode definir leis morais universais”. Portanto, ele acreditava que uma ação é correta quando é possível que ela seja universalizada. A qual filósofo o contexto apresentado se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q1072158 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

Uma das noções mais importantes para os primeiros filósofos gregos é a noção de Cosmos. Para tais filósofos, o Cosmos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q1071704 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF PR, FAU, 2019

Os fenômenos naturais eram explicados pelos gregos pela simples intervenção dos deuses na realidade, contudo os primeiros filósofos (pré-socráticos) inauguram o uso do logos como forma de se entender a natureza a partir da compreensão dos princípios constitutivos de tudo o que existe, pautado na racionalidade filosófica, buscando a essência de tudo que existe. Portanto, o termo fundamental na linguagem dos filósofos présocráticos da passagem do pensamento mítico para o pensamento racional, é denominado de, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1070176 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A tentativa dos primeiros filósofos da escola jônica, também conhecidos como físicos, foi buscar uma explicação do mundo natural, o que constitui o assim chamado naturalismo da escola. A chave da explicação do mundo da experiência estaria, então, para esses pensadores, no próprio mundo, e não fora dele, em alguma realidade misteriosa e inacessível. O mundo se abre, assim, ao conhecimento, à possibilidade total de explicação (ao menos em princípio), à ciência. (Marcondes, 2010. Adaptado)
Segundo Danilo Marcondes, para os filósofos jônicos, seria necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1069413 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Disciplina Filosofia, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Estas lições são dedicadas à estética, cujo objeto é o amplo reino do belo: de modo mais preciso, seu âmbito é a arte, na verdade a bela arte. O nome estética decerto não é propriamente de todo adequado para este objeto.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Cursos de estética I. 2.ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da estética e da filosofia da arte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1069676 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Os pensadores da Escola Itálica, especialmente Pitágoras, introduziram um enfoque inovador ao associar arché a conceitos matemáticos. Com base nas ideias de Pitágoras e seus seguidores, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q1071214 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

Assim como ocorreu na filosofia platônica, Aristóteles lançou mão de mitos em algumas de suas explicações, sendo daí decorrente a sua obra A Metafísica.

  1. ✂️
  2. ✂️

252Q1070969 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Leia com atenção o texto abaixo: A maior parte dos historiadores da filosofia considera que ela surgiu entre o fim do século VII e início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, e o primeiro filósofo foi .............................. . Por outro lado, a filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer, ou seja, é uma .................................. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1070718 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Aristóteles abraçava o atomismo, em sua filosofia natural, para, com isso, abandonar de vez as explicações de caráter religioso acerca da existência das coisas.
  1. ✂️
  2. ✂️

254Q1070721 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que se ocupa do estudo da natureza do conhecimento, da justificação e da racionalidade da crença e dos sistemas de crenças, em outras palavras, de toda a teoria do conhecimento.

Internet:http://www.infoescola.com/.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item subsequente.
Ao elencar e explicar as diversas formas de se dizer o Ser, Aristóteles faz imbricar, em parte, sua teoria do conhecimento com sua metafísica.
  1. ✂️
  2. ✂️

255Q1070217 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins afirmam que “Na Grécia Antiga não havia a ideia de artista no sentido que hoje empregamos, uma vez que a arte estava integrada à vida. As obras de arte dessa época eram utensílios (vasos, ânforas, copos), edificações (templos) ou instrumentos educacionais. O artífice que os produzia era considerado um trabalhador manual, do mesmo nível do agricultor ou do ferramenteiro. Ele era um artesão, tinha domínio da tekhné, numa sociedade que considerava o trabalho manual indigno”. Aranha e Martins destacam uma voz que ecoava o coro dessa sociedade: “Platão (…) recusa-se a dar valor autônomo ao que chamamos de arte”.
O conceito a partir do qual Platão fundamenta sua crítica ao retratado no excerto é o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1070733 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Apoio Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

( ) A função primordial do mito era responder a questões fundamentais como: qual a origem de todas as coisas?

( ) O que significa o homem e qual a sua relação com o mundo natural e com o mundo humano?

( ) A narrativa explicava e significava a realidade, o modo de vida, a organização social, a conduta dos homens, os valores e normas, de modo que “os comportamentos e as atitudes que a sociedade quer preservar são condensados em paradigmas”

( ) Dito de outro modo, os valores que a sociedade elegeu como os melhores a serem observados e vivenciados por todos os membros da sociedade estão expressos nos deuses, semideuses e heróis contados pelos poetas: “o ideal heróico”.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1070786 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, SEPLAG MG, IBFC

Platão constrói sua argumentação em torno da natureza imaterial e imortal da alma, com um objetivo principal. Sua concepção de alma está marcada pela tradição religiosa órfica grega, envolvendo ideias como a de purificação, ascese e da inferioridade do corpo em relação à alma.
Assinale a alternativa que representa o objetivo principal de Platão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q1071305 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TO, IF TO, 2021

Sócrates — Assim, Glauco, com certa dificuldade e ao término de uma longa discussão, diferenciamos os filósofos daqueles que o não são.
Glauco — Talvez não conseguíssemos fazê-lo numa breve discussão.
Sócrates — Talvez. E acredito até que teríamos chegado a um mais alto grau de evidência se tivéssemos podido discorrer apenas a respeito desse ponto e não existissem muitas outras questões a tratar, para vermos em que difere a vida do homem justo da do homem injusto.
Glauco — De que iremos tratar depois disso?
Sócrates — O que vem logo a seguir? Como estabelecemos que são filósofos aqueles que podem chegar ao conhecimento [...]
Platão. A República, Livro VI.

Considerando a perspectiva dos diálogos platônicos e o contexto filosófico apresentado no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
São filósofos aqueles que podem chegar ao conhecimento do imutável.

PORQUE
É possível que uma alma covarde e inferior exerça relação com a verdadeira filosofia. A respeito das asserções apresentadas acima, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1075168 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC PA, CONSULPLAN, 2018

Trecho I “[...] a filosofia pretende explicar a totalidade das coisas, ou seja, toda a realidade, sem exclusão de partes ou momentos dela. Assim, a filosofia distingue-se das ciências particulares, que assim se chamam exatamente porque se limitam a explicar partes ou setores da realidade, grupos de coisas ou de fenômenos. E a pergunta daquele que foi e é considerado como o primeiro dos filósofos – ‘Qual é o princípio de todas as coisas?’ – já mostra a perfeita consciência desse ponto. Portanto, a filosofia se propõe como objeto a totalidade da realidade e do ser precisamente descobrindo qual é o primeiro ‘princípio’, isto é, o primeiro ‘por que’ das coisas.” (Reale, 1990. V 1. P 21.)
Trecho II “[...] A filosofia visa a ser ‘explicação puramente racional daquela totalidade’ que tem por objeto. O que vale em filosofia é o argumento da razão, a motivação lógica, o logos. Não basta à filosofia constatar, determinar dados de fato ou reunir experiências: ela deve ir além do ato e além das experiências, para encontrar a causa ou as causas precisamente através da razão. É justamente esse caráter que confere cientificidade à filosofia. Pode-se dizer que esse caráter também é comum às outras ciências, que, enquanto tais, nunca são uma mera constatação empírica, mas também são pesquisas de causas e razões.” (Reale, 1990. V 1. P 22.)
Os dois trechos citados anteriormente se referem, respectivamente, a quais conotações da filosofia antiga?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q1069293 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

O diálogo A República, no qual Platão apresentou sua utopia ou projeto para a realização de uma cidade ideal, constitui uma referência para o pensamento político ocidental.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.