Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1072158 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

Uma das noções mais importantes para os primeiros filósofos gregos é a noção de Cosmos. Para tais filósofos, o Cosmos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q1069372 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Aristóteles agrupava pensadores como Heráclito e Empédocles não por terem pensado antes de Sócrates, mas por terem pensado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q1071421 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2023

Leia com atenção o texto a seguir.
O Período Socrático ou .................... da filosofia grega coincide com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares em Atenas, que se tornou o centro da vida social, política e cultural da Grécia, e que viveu um período de esplendor, conhecido como Século .................... .
Foi a época de maior florescimento da democracia grega, que possuía, entre outras, duas características relevantes para o futuro da filosofia, ou seja, afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q1071941 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Na Grécia, a passagem do mundo tribal à pólis, determina a mudança da maneira de pensar, que antes era predominantemente mítica e depois, com o aparecimento das cidades, faz surgir a racionalidade crítica, típica do pensar filosófico. O advento da pólis grega é concomitante a outras transformações também marcantes, como o aparecimento da escrita, da moeda, dos legisladores. Essas transformações culminam com a figura do cidadão e do filósofo, em um mundo antes marcado pelo desígnio divino. A aventura filosófica dos gregos tem a sua influência até os dias atuais e a filosofia grega costuma ser dividida em três períodos, sendo:

I- Período pré-socrático, (séculos VII e VI a.C).

II- Período socrático ou clássico, (séculos V e IV a.C).

III- Período pós-socrático, (séculos III e II a.C).

Cada período da filosofia grega tem suas marcas ou abrangências.

A- Caracteriza-se pela expansão macedônica sobre os territórios gregos e a formação do império de Alexandre Mágno.

B- Desse período fazem parte o próprio Sócrates e seu discípulo Platão.

C- Abrange os filósofos das colônias gregas que iniciaram o processo de desligamento entre filosofia e o pensamento mítico.

D- Os sofistas são desse período e foram duramente criticados por seus contemporâneos. Sobre os períodos da filosofia grega, podemos afirmar que a relação correta está presente na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q1071951 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A passagem do pensamento mitológico para o filosófico marcou uma mudança significativa na maneira como os gregos antigos explicavam o mundo e os fenômenos naturais. Sobre as características do pensamento mitológico em contraste com o pensamento filosófico, assinale a principal característica do pensamento mitológico e como ela se difere da abordagem filosófica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q1071955 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Considere que a professora discute com os alunos sobre a contribuição de Parmênides para o pensamento filosófico. Ela propôs a seguinte situação hipotética: imagine que um estudante acredita que a realidade muda constantemente e que o movimento é uma característica fundamental de tudo o que existe. No entanto, Parmênides:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q1071214 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

Assim como ocorreu na filosofia platônica, Aristóteles lançou mão de mitos em algumas de suas explicações, sendo daí decorrente a sua obra A Metafísica.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q1071217 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

A obra platônica, de modo geral, estabelece relações intrínsecas entre a ética e a estética.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q1069178 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que diz respeito à emergência da filosofia grega, julgue o item.

Os primeiros filósofos surgiram não na Grécia continental, propriamente, mas nas colônias gregas, na Jônia (Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Leucipo, Demócrito e Xenófanes) e na Magna Grécia (Pitágoras, Parmênides, Zenão e Empédocles).
  1. ✂️
  2. ✂️

270Q1070717 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Sabendo‐se que, para Aristóteles, o tempo é a medida do movimento segundo o antes e o depois, infere‐se que este filósofo ainda adotava estruturas caras à descrição mítica do mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️

271Q1069191 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Uma das várias questões sobre as quais os filósofos se debruçaram, desde os primórdios da filosofia, diz respeito à vida feliz. Considerando as respostas dadas a essa questão pela tradição filosófica, julgue o item.

Para Aristóteles, bois e cavalos são capazes de ter uma vida feliz.
  1. ✂️
  2. ✂️

272Q1070217 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em Filosofando: introdução à filosofia, Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins afirmam que “Na Grécia Antiga não havia a ideia de artista no sentido que hoje empregamos, uma vez que a arte estava integrada à vida. As obras de arte dessa época eram utensílios (vasos, ânforas, copos), edificações (templos) ou instrumentos educacionais. O artífice que os produzia era considerado um trabalhador manual, do mesmo nível do agricultor ou do ferramenteiro. Ele era um artesão, tinha domínio da tekhné, numa sociedade que considerava o trabalho manual indigno”. Aranha e Martins destacam uma voz que ecoava o coro dessa sociedade: “Platão (…) recusa-se a dar valor autônomo ao que chamamos de arte”.
O conceito a partir do qual Platão fundamenta sua crítica ao retratado no excerto é o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1069213 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

A questão é que nenhum deus persegue a sabedoria ou deseja tornar-se sábio, pois já o é; e ninguém mais que seja sábio persegue a sabedoria. Nem o ignorante persegue a sabedoria ou deseja ser sábio; nisso, aliás, a ignorância é confrangedora: estar satisfeita consigo mesma sem ser uma pessoa esclarecida nem inteligente. O homem que não se sente deficiente não deseja aquilo de que não sente deficiência. (PLATÃO, 2007, p. 29)


PLATÃO. O banquete. In: MARCONDES, D. (Org.).

Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.


De acordo com o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q1070749 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC MT, IBFC, 2017

Sobre as diferenças entre Platão e Descartes, analise o trecho a seguir. A leitura dos textos clássicos e antigos, para evitar equívocos quanto a sua interpretação, requer um cuidado especial com palavras que, ao longo dos séculos, mudaram de significação. Donde uma advertência para leitura de Platão: “os termos gregos eîdos ou idéa não podem ser traduzidos por ‘ideia’, que designa inelutavelmente, desde Descartes pelo menos, uma representação, ou seja, um objeto mental” (Brisson e Pradeau, Vocabulário de Platão, verbete “Forma Inteligível”). Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q1070759 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC MT, IBFC, 2017

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q1071081 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

A respeito da filosofi a em sua origem, julgue as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - Havia, em torno a Protágoras, filósofos de inclinação matemática cujas investigações tomaram um rumo bem diverso. Uma receita, antes de nomear seus ingredientes, deve conter uma porção de números — tantos gramas disto, tantos litros daquilo. Os pitagóricos tinham mais interesse nos números da receita do mundo do que nos próprios ingredientes. Eles supunham, diz Aristóteles, que os elementos dos números eram os elementos de todas as coisas, e que o universo inteiro era uma escala musical.
II - Os primeiros filósofos, que viviam na área costeira da Grécia, na Ásia Menor, concentraram-se na causa material: eles buscavam os ingredientes fundamentais do mundo em que vivemos. Tales e os que o sucederam propuseram a seguinte questão: Em um nível fundamental, seria o mundo feito de água, ar, fogo, terra ou de uma combinação de todas essas causas?
III - Os milésios não são, portanto, físicos de fato, mas também não são construtores de mitos. Eles não abandonaram os mitos, mas estão se distanciando deles. (...) eles são especuladores, e em suas especulações se misturam elementos de filosofia, ciência e religião, em uma rica e borbulbante poção.
IV - Tudo o que existe, tudo o que possa ser pensado não é para Heráclito senão o Ser. O Ser é um e indivisível, não possui começo ou fim e não está sujeito ao câmbio do tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q1070100 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

"A arte imita a natureza, mas não de forma servil, pois ela acrescenta ou retira elementos da realidade para criar uma obra que seja mais bela e significativa. A arte também tem um papel educativo, pois ela pode nos ensinar sobre o mundo e sobre nós mesmos. A beleza é uma qualidade objetiva que está presente nas coisas naturais e nas obras de arte. Ela é uma fonte de prazer e de harmonia."


Aristóteles (384-322 a.C.)

A obra de Aristóteles que trata da estética é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1072159 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

A partir do excerto do texto que se segue, assinale a opção correta.

“O termo grego logos (λoγos) significa literalmente discurso, e é com tal acepção que o encontramos por exemplo em Heráclito de Éfeso. O logos enquanto discurso, entretanto, difere fundamentalmente do mythos, a narrativa de caráter poético que recorre aos deuses e ao mistério na descrição do real. O logos é fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas.”

MARCONDES, D., Iniciação à história da Filosofia: dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro, 2015: Jorge Zanar, 13.a. Ed., p. 26.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q1069347 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Para a antiga filosofia grega era mais importante a questão “por que ser moral?” do que a questão “o que é moral?”. O paralelo que Platão realiza entre as partes da alma e as partes da sociedade reduz estas duas perspectivas para uma só ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.