Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q1070100 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

"A arte imita a natureza, mas não de forma servil, pois ela acrescenta ou retira elementos da realidade para criar uma obra que seja mais bela e significativa. A arte também tem um papel educativo, pois ela pode nos ensinar sobre o mundo e sobre nós mesmos. A beleza é uma qualidade objetiva que está presente nas coisas naturais e nas obras de arte. Ela é uma fonte de prazer e de harmonia."


Aristóteles (384-322 a.C.)

A obra de Aristóteles que trata da estética é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q1072159 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

A partir do excerto do texto que se segue, assinale a opção correta.

“O termo grego logos (λoγos) significa literalmente discurso, e é com tal acepção que o encontramos por exemplo em Heráclito de Éfeso. O logos enquanto discurso, entretanto, difere fundamentalmente do mythos, a narrativa de caráter poético que recorre aos deuses e ao mistério na descrição do real. O logos é fundamentalmente uma explicação, em que razões são dadas.”

MARCONDES, D., Iniciação à história da Filosofia: dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro, 2015: Jorge Zanar, 13.a. Ed., p. 26.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q1034298 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Em todo caso, é necessário decidir primeiro a qual dos gêneros a alma pertence e o que é — quero dizer, se ela é algo determinado e substância, ou se é uma qualidade, uma quantidade ou mesmo alguma outra das categorias já distinguidas —, e, ainda se está entre os seres em potência ou, antes, se é uma certa atualidade.
ARISTÓTELES. De Anima. São Paulo: Editora 34, 2012.

O trecho acima pertence ao início das investigações de Aristóteles acerca da alma. O filósofo concluirá que a alma é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q1069372 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Aristóteles agrupava pensadores como Heráclito e Empédocles não por terem pensado antes de Sócrates, mas por terem pensado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q1075027 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
Na Grécia Antiga, a filosofia confundia-se com a ciência, de modo que o pensamento de Sócrates enquanto filósofo é indissociável de sua atuação como cientista social intérprete da sociedade ateniense.
  1. ✂️
  2. ✂️

286Q1071733 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2018

A filosofia grega tipifica a racionalidade humana e o conhecimento a partir de elementos naturais que representam a luz; conhecer envolve um discernimento relacionado à visão e nitidez, como podemos perceber nas citações abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1069434 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Empédocles estabelece quatro elementos corporais — fogo, ar, água e terra —, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais aqueles são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.

SIMPLÍCIO. Física, 25, 21. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q1070970 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Uma fase significativa do desenvolvimento da filosofia antiga, quando a polis grega deixa de ser o centro político e referência principal dos filósofos, uma vez que a Grécia estava sob o domínio do Império Romano, é também conhecida como Período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q1069441 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Pedagogo, IF RJ, SELECON, 2022

Um dos métodos filosóficos e educacionais mais antigos do mundo foi concebido pelo filósofo Sócrates (470-399 a.C.) e consistia em dialogar com o outro, deixando-o expressar suas próprias ideias, em um movimento dialético. Este método é conhecido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q1069190 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Uma das várias questões sobre as quais os filósofos se debruçaram, desde os primórdios da filosofia, diz respeito à vida feliz. Considerando as respostas dadas a essa questão pela tradição filosófica, julgue o item.

Platão defendia que a vida feliz e a vida moral são indissociáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

291Q1069191 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Uma das várias questões sobre as quais os filósofos se debruçaram, desde os primórdios da filosofia, diz respeito à vida feliz. Considerando as respostas dadas a essa questão pela tradição filosófica, julgue o item.

Para Aristóteles, bois e cavalos são capazes de ter uma vida feliz.
  1. ✂️
  2. ✂️

292Q1071955 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Considere que a professora discute com os alunos sobre a contribuição de Parmênides para o pensamento filosófico. Ela propôs a seguinte situação hipotética: imagine que um estudante acredita que a realidade muda constantemente e que o movimento é uma característica fundamental de tudo o que existe. No entanto, Parmênides:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q1069937 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O estabelecimento de uma conexão causal entre determinados fenômenos naturais constitui a forma básica da explicação científica, e é, em grande parte, por esse motivo que consideramos as primeiras tentativas de elaboração de teorias sobre o real dos filósofos jônicos como o início do pensamento científico. Explicar é relacionar um efeito a uma causa que o antecede e o determina.

(Marcondes, 2010)

Segundo Danilo Marcondes, no entanto, um problema epistemológico inerente à explicação causal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q1074830 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF RS, IF RS

Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a teoria de Platão, as ideias apresentam algumas características básicas, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q1071272 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

A escola Jônica se destaca como uma das primeiras a iniciar o pensamento filosófico que, no século VI a.C., concentrava-se na investigação da noção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1075169 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC PA, CONSULPLAN, 2018

“A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis) era comum. Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.” (Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q1071081 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

A respeito da filosofi a em sua origem, julgue as afirmativas abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - Havia, em torno a Protágoras, filósofos de inclinação matemática cujas investigações tomaram um rumo bem diverso. Uma receita, antes de nomear seus ingredientes, deve conter uma porção de números — tantos gramas disto, tantos litros daquilo. Os pitagóricos tinham mais interesse nos números da receita do mundo do que nos próprios ingredientes. Eles supunham, diz Aristóteles, que os elementos dos números eram os elementos de todas as coisas, e que o universo inteiro era uma escala musical.
II - Os primeiros filósofos, que viviam na área costeira da Grécia, na Ásia Menor, concentraram-se na causa material: eles buscavam os ingredientes fundamentais do mundo em que vivemos. Tales e os que o sucederam propuseram a seguinte questão: Em um nível fundamental, seria o mundo feito de água, ar, fogo, terra ou de uma combinação de todas essas causas?
III - Os milésios não são, portanto, físicos de fato, mas também não são construtores de mitos. Eles não abandonaram os mitos, mas estão se distanciando deles. (...) eles são especuladores, e em suas especulações se misturam elementos de filosofia, ciência e religião, em uma rica e borbulbante poção.
IV - Tudo o que existe, tudo o que possa ser pensado não é para Heráclito senão o Ser. O Ser é um e indivisível, não possui começo ou fim e não está sujeito ao câmbio do tempo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1071087 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 73, IF PI, IF PI, 2022

Texto associado.
Texto I

“(...) concebo umas particularidades referentes aos números, às figuras, aos movimentos e a outras coisas semelhantes, cuja verdade se revela com tanta evidência e se acorda tão bem com minha natureza que, quando começo a descobri-las, não me parece que aprendo algo de novo, mas, antes, que me recordo de algo que já sabia anteriormente, isto é, que percebo coisas que estavam já no meu espírito, embora eu ainda não tivesse voltado meu pensamento para elas.

E o que, aqui, estimo mais considerável é que eu encontro em mim uma infinidade de ideias de certas coisas que não podem ser consideradas um puro nada, embora talvez elas não tenham nenhuma existência fora do meu pensamento, e que não são fingidas por mim, conquanto esteja em minha liberdade pensá-las ou não pensá-las; mas elas possuem suas naturezas verdadeiras e imutáveis.”

(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.98-97)

Texto II

“Consiste numa opinião estabelecida entre alguns homens que o entendimento comporta certos princípios inatos, certas noções primárias (...). Seria sufi ciente para convencer os leitores, sem preconceito da falsidade desta hipótese, se pudesse apenas mostrar como os homens, simplesmente pelo uso de suas faculdades naturais, podem adquirir todo conhecimento que possuem, sem ajuda de quaisquer impressões inatas, e podem alcançar a certeza, sem quaisquer destas noções ou princípios originais.”

(LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2.ed. São Paulo: Brasil Cultural, 1978. p.145. (Coleção Os pensadores)
Na história da filosofia, muitos filósofos, de Platão à Gadamer e Marcuse, ocuparam-se com reflexões sobre a arte. Sobre essas reflexões e concepções, podemos AFIRMAR que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1072146 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Em sua teoria das formas, o dualismo de mundos de Platão pode ser resumido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q1071243 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Sobre os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas. ( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas. ( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente. ( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.