Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1075027 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
Na Grécia Antiga, a filosofia confundia-se com a ciência, de modo que o pensamento de Sócrates enquanto filósofo é indissociável de sua atuação como cientista social intérprete da sociedade ateniense.
  1. ✂️
  2. ✂️

302Q1072143 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2022

Os filósofos pré-socráticos se dedicavam a qual objeto de investigação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q1069375 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC MT, SELECON, 2023

O filósofos pré-socráticos eram também conhecidos como filósofos da Physis ou da natureza. Seu objetivo era construir uma explicação racional e sistemática sobre o universo que substituísse a antiga cosmologia baseada nos mitos. Parmênides de Eleia foi um filósofo pré-socrático que concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado. Esse pensamento estava em oposição à ideia de que “tudo flui”, defendida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q1071243 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, UECE CEV, 2018

Sobre os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas. ( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas. ( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente. ( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q1075131 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.

Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

Platão.Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.

Na teoria platônica, exposta no Mito de Er ou Mito da Reminiscência, a alma e o corpo, sendo congêneres, detêm os mesmos aspectos reminiscentes quanto ao conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

306Q1073609 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Naturólogo, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

A relação entre os princípios filosóficos e éticos e a prática da Naturologia remonta às origens da medicina e da filosofia ocidental, tendo como uma de suas bases as teorias de saúde e doença que permeiam a obra de Hipócrates e a escola pitagórica. Considerando a abordagem holística da Naturologia, que integra aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais do ser, analise as proposições a seguir e assinale a opção correta em relação à aplicação desses princípios na prática contemporânea da Naturologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1072156 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, UFF, COSEAC, 2023

De acordo com a perspectiva de pensamento dos chamados filósofos pré-socráticos, a noção de causalidade é um dos fundamentos principais de tal perspectiva filosófica. Qual das definições abaixo corresponde à maneira como os pré-socráticos explicavam a causalidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q1074264 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto “Do que se tem pensado sobre o trabalho”, Suzana Albornoz apresenta uma análise histórica da noção de trabalho: “Os estudiosos da Grécia são unânimes em afirmar que ali a prática material produtiva ocupava um lugar secundário. A ideia, de que o homem se faz a si mesmo e se eleva como ser humano justamente através e sua atividade prática, com seu trabalho, transformam o mundo material, é uma ideia moderna, alheia ao pensamento antigo”.
Segundo Suzana Albornoz, a visão grega antiga sobre o trabalho era marcada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1071042 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Engenheiro Agrônomo, INDEA MT, IBFC, 2022

Considere a frase seguinte e assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

A afirmação básica da ______ clássica aristotélica é que todas as coisas tendem para um bem qualquer e que o fim de uma coisa é o bem que lhe é próprio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.