Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1070972 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Leia com atenção o texto abaixo:

Entre os filósofos da Grécia Antiga se destacou ............................................., que fundou sua própria escola, o Liceu, pois não concordava com a filosofia idealista do seu mestre Platão. Notabilizou-se pela sua teoria sobre a .................................., composta de matéria e forma.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1074831 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF RS, IF RS

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:


I. Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento.

II. Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.

III. Oferece princípios, leis, regras e normas para todo pensamento que quiser ser verdadeiro.

IV. É um instrumento do pensamento e da linguagem dispensável para o campo científico.

V. Lida com leis universais, que independem do tempo, lugar, pessoas ou circunstâncias.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1074869 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Ensino Religioso, SEAD RN, IDECAN

Aristóteles foi um filósofo clássico de fundamental importância para a filosofia. Em seu pensamento trabalhou com vários temas, inclusive a felicidade, ao pensar sobre viver uma boa vida. São formas de felicidade para Aristóteles, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1071322 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Multimeios Didáticos, IFB, FCM, 2023

Sobre as origens da dialética é correto afirmar que(,)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1069283 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

O que é ser moral? Para que ser moral? As respostas a essas duas questões são cruciais para orientarmos nossa conduta em relação aos outros e a nós mesmos. O que entendemos por “bem” ou por “mal” pode definir que tipo de pessoa queremos ser e que compromisso temos com os valores éticos e morais. Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Em um primeiro momento, o sujeito moral é o que age bem ou mal ao acatar ou transgredir as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas. No entanto, essa definição é incompleta. A moral refere-se à ação moral concreta, quando nos perguntamos: o que devo fazer? Como devo agir nessa situação? O que é certo? O que é condenável? [...]
(FREITAG, Bárbara, 1989.)

Podemos estabelecer algumas diferenças entre valores éticos e morais, bem como, em relação às teorias que se estabelecem acerca do tema, já que essas definições variam de acordo com a abordagem de cada filósofo. Em Aristóteles, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1069905 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor Pedagogo, Prefeitura de Piúma ES, IDCAP, 2024

Os principais filósofos gregos desenvolveram visões filosóficas da educação. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Sócrates acreditava que a educação deveria focar apenas no prazer e na honra.
(__)Platão defendia que a educação deveria ajudar os alunos a valorizar a razão acima de outras atividades.
(__)Aristóteles enfatizou que a virtude moral e o caráter podem se desenvolver no contexto prático, guiado pela comunidade.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1069845 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

Em A República, Platão constrói a sua visão sobre a justiça após assumir os desafios levantados por Trasímaco, no Livro I, e depois por Gláucon e Adimanto, no Livro II.
Em relação à discussão sobre a justiça que Platão desenvolve nessa obra, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1069287 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

Resolvido o problema de relação entre filosofia e mito, temos ainda um outro problema a solucionar: o que tornou possível o surgimento da filosofia na Grécia no final do século VII a.C.? Quais as condições materiais, econômicas, sociais, políticas e históricas que permitiram tal coisa? Esse tem sido, ao longo do tempo, um ponto comum nos questionamentos e estudos acerca da emergência da Filosofia, quando se trata dos gregos. (CHAUÍ, 2003.)
A política estimula um pensamento e um discurso que não procuram ser formulados por seitas secretas dos iniciados em mistérios sagrados. A ideia de um pensamento que todos podem compreender e discutir, comunicar e transmitir foi fundamental para a chegada da filosofia, que teve, também, entre condições históricas favoráveis para seu surgimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1069710 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 36h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

Tornou-se o primeiro grande exemplo de pensador ocidental que acreditou radicalmente no poder da conversação, defendendo-a de maneira explícita como método para atingir um conhecimento mais profundo, essencial e verdadeiro sobre as coisas. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1072124 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF TM, Nosso Rumo, 2024

Sobre a cosmologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1069846 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área 01 Filosofia, IF Sul Rio Grandense, IF Sul Rio Grandense, 2025

A filosofia pré-socrática é caracterizada pela preocupação cosmológica, concentrando-se na busca do princípio (monismo) ou dos princípios (pluralismo) capaz(es) de explicar o mundo natural.
São filósofos pluralistas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1069900 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área Ciências Humanas, UFSM, UFSM, 2025

Acerca do conhecimento humano, Platão afirmou no diálogo Teeteto:

“Disse essa pessoa que conhecimento é opinião verdadeira acompanhada de explicação racional, e que sem esta deixava de ser conhecimento”.

Fonte: PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1968. p. 201c.

Com base na passagem citada, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) O conhecimento exige que a crença seja verdadeira, mas a justificativa é dispensável, desde que haja convicção.
( ) O conceito de opinião verdadeira, sem justificativa, não é suficiente para caracterizar o conhecimento da realidade empírica na perspectiva de Platão.
( ) A explicação racional desempenha um papel fundamental na distinção entre conhecimento e opinião no pensamento platônico.

A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1070435 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Física, SEC BA, UNEB, 2025

A cosmologia aristotélica apresentava um modelo de universo finito, eterno e hierarquicamente organizado, que exerceu profunda influência sobre a astronomia e a filosofia por séculos. Este modelo geocêntrico era baseado em uma distinção fundamental entre o mundo celeste e o terrestre. Acerca da estrutura do cosmos segundo Aristóteles, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.

(__)O modelo cosmológico aristotélico era heliocêntrico, com o Sol ocupando o centro imóvel do universo e todos os planetas, incluindo a Terra, girando ao seu redor em esferas cristalinas.
(__)O universo era dividido em duas regiões distintas: o mundo sublunar (terrestre), sujeito à geração e à corrupção, composto pelos quatro elementos (terra, água, ar e fogo); e o mundo supralunar (celeste), perfeito e imutável.
(__)Fenômenos como cometas, meteoros e a Via Láctea eram considerados eventos celestes que ocorriam na região dos planetas e das estrelas fixas, sendo, portanto, compostos pelo mesmo elemento perfeito dos astros.
(__)Os corpos celestes, como os planetas e as estrelas, eram compostos por um quinto elemento, o éter ou quintessência, e realizavam movimentos circulares uniformes e eternos, considerados os mais perfeitos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1069709 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 36h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

Sobre o entendimento de Platão, julgue as seguintes afirmativas:
I. O mundo material – aquele que percebemos pelos cinco sentidos – é enganoso. nele tudo é instável e por meio dele não pode haver felicidade.
II. O caminho da felicidade é o do abandono das ilusões dos sentidos em direção ao mundo das ideias, até alcançar o conhecimento supremo da realidade, correspondente à ideia do bem.
III. Para Platão, o ser humano é essencialmente alma, que é imortal e existe previamente ao corpo.
São corretas as seguintes afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1069208 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

“Este é o mais seguro de todos os princípios. Efetivamente, é impossível a quem quer que seja acreditar que uma mesma coisa seja e não seja”. Adaptado de ARISTÓTELES. Metafísica: volume II. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
Avalie as proposições a seguir com base na formulação aristotélica do princípio de não contradição.
I. É impossível que a mesma parede seja branca e não branca, a não ser que se atribuam sentidos diferentes ao termo “branco”. II. É impossível estabelecer um sentido unívoco para valores como justiça e ética, uma vez que decorrem de experiências culturais múltiplas. III. É impossível estabelecer juízos verdadeiros e falsos a respeito dos fenômenos, pois eles dependem das convenções lógicas adotadas.
Em relação ao princípio aristotélico, é pertinente o que está citado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1069229 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 003, Prefeitura de Sombrio SC, PS Concursos, 2022

Podemos sintetizar a história da filosofia clássica em quatro períodos:
Coluna 1
1 - Período naturalista 2 - Período humanista 3 - Período sistemático 4 - Período helenístico
Coluna 2
( ) Do final do século IV ao final do século III a.C., quando a filosofia tem por tarefa reunir e sistematizar todo o conhecimento anterior sobre o mundo e o ser humano. ( ) Também chamado cosmológico ou pré-socrático, data do final do século VII ao final do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente da origem do mundo e das causas das transformações na natureza. ( ) Também denominado antropológico ou socrático, ocorre do final do século V até todo o século IV a.C., quando o objeto principal da filosofia são as questões humanas, como a ética e a política. ( ) Também conhecido como greco-romano ou religioso, surge do final do século III a.C. até o século VI d.C. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento cristão, a filosofia interessa-se principalmente pelas questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre a humanidade e Deus.
Marque a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1075156 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.


Se alguém me diz por que razão um objeto é belo, e afirma que é porque tem cor ou forma, ou devido a qualquer coisa do gênero – afasto-me sem discutir, pois todos esses argumentos me causam unicamente perturbação. Quanto a mim, estou firmemente convencido, de um modo simples e natural, e talvez até ingênuo, que o que faz belo um objeto é a existência daquele belo em si, de qualquer modo que se faça a sua comunicação com este. O modo por que essa participação se efetua, não o examino neste momento; afirmo, apenas, que tudo o que é belo é belo em virtude do Belo em si”.

Platão, Fédon.


Na obra filosófica de Platão, a convicção de Sócrates presente no texto representa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1075159 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o texto abaixo.
O termo grego episteme designa o conhecimento teórico fundamentado e elaborado com rigor. Opõe-se à doxa, o conhecimento comum, obtido sem reflexão constituindo uma mera opinião. Em sentido estrito, o termo epistemologia designa a disciplina filosófica que estuda a natureza do conhecimento obtido nas ciências; identifica e avalia os métodos e o modo de operar de cada uma. Busca distinguir a ciência autêntica da pseudociência. Muitas vezes, a epistemologia é identificada com a filosofia da ciência, embora esta constitua um campo de investigação mais vasto. Em sentido amplo, o termo epistemologia equivale à teoria do conhecimento ou gnosiologia (do grego gnosis, ação de conhecer), a área de estudo filosófico sobre o processo de conhecer em geral.
A partir desses apontamentos, com qual questionamento abaixo o texto acima tece relação direta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1030435 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Não é fácil traçar a fronteira temporal do momento em que surge o pensamento racional. Passaria, provavelmente, pela epopeia homérica. No entanto, nela é tão estreita a interpenetração do elemento racional e do “pensamento mítico”, que mal se pode separá-los. Uma análise da epopeia, a partir desse ponto de vista, nos mostraria quão cedo o pensamento racional se infiltra no mito e começa a influenciá-lo.
JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Sobre a relação entre racionalidade e mito tal como expressa no trecho acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.