Início

Questões de Concursos Filosofia e a Grécia Antiga

Resolva questões de Filosofia e a Grécia Antiga comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1069668 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

De acordo com Aristóteles, a felicidade (eudaimonia) é o bem supremo a ser alcançado pelo ser humano. Sobre a ética aristotélica e o conceito de felicidade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1070694 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Redator, Câmara de Fortaleza CE, FCC, 2019

Considerado um dos principais filósofos da humanidade, Platão teorizou, em suas obras, acerca da política, desenvolvendo reflexões sobre temas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1071212 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2021

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga consistiu em um momento único na civilização ocidental. Com ele, novos temas passaram a ser considerados explicitamente e outros tantos, antigos, foram retomados sob novas percepções e teorizações. Acerca do surgimento da filosofia e de seus desdobramentos na Grécia Antiga, julgue o item.

O método da maiêutica (socrático e platônico) se fundava na ideia de que conhecimentos podem ser explicitados, mas não adquiridos.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q1069710 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Ensino Fundamental II Filosofia 36h, Prefeitura de Lavrinhas SP, AGIRH, 2025

Tornou-se o primeiro grande exemplo de pensador ocidental que acreditou radicalmente no poder da conversação, defendendo-a de maneira explícita como método para atingir um conhecimento mais profundo, essencial e verdadeiro sobre as coisas. Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1069209 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEAD AP, FGV, 2022

A água, o fogo, o ar, o indeterminado, o átomo: estes são alguns dos elementos considerados pelos pensadores pré-socráticos como o princípio original de todas as coisas. Nesse contexto, a ideia de princípio original era expressa, em vocabulário filosófico, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1071275 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

“Se, com efeito, mesmo o forte quisesse ser forte, continuou Sócrates, e o rápido ser rápido, e o sadio ser sadio – pois talvez alguém pensasse que nesses e em todos os casos semelhantes os que são tais e têm essas qualidades desejam o que justamente têm, e é para não nos enganarmos que estou dizendo isso – ora, para estes, Agatão, se atinas bem, é forçoso que tenham no momento tudo aquilo que têm, quer queiram, quer não, e isso mesmo, sim, quem é que poderia desejá-lo?”
No contexto do diálogo platônico em questão, a discussão sobre o Eros é em, parte, uma discussão sobre o que se deseja, sobre as condições pelas quais desejamos algo. Após o discurso socrático, o quinto entre os convivas do sympósium fica estabelecido que o desejo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1075158 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDUC CE, SEDUC CE

Leia o fragmento abaixo.
"Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum" [...]. Disponível em: <http://www.elivieira.com/2010/10/ti-mesmo-e-conheceras-todo-o-universo-e.html>. Acesso em: 28 set. 2015. Fragmento.
Esse fragmento ilustra a máxima de maior difusão do pensamento filosófico desenvolvido por Sócrates, no século V a.C., na Grécia. Sócrates teve o primeiro contato com essa máxima, que busca conhecer a verdade, através do autoconhecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1070092 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF MT, IF MT, 2024

Platão (428-347 a. C.) foi um dos principais filósofos gregos, exercendo influência em toda a discussão filosófica posterior. Um dos conceitos fundamentais da Filosofia Platônica é o de Dialética. Considerando seus conhecimentos da Filosofia de Platão e do conceito de dialética platônica, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Na Alegoria da Caverna, Platão apresenta o seu conceito de dialética, definindo que existem graus de conhecimento.

( ) A Dialética Platônica define que a dóxa é a forma de conhecimento verdadeiro, baseada na realidade intelectiva.

( ) Segundo Platão, a epistéme nos permite acessar o mundo sensível, responsável pela intuição intelectiva.

( ) O mundo inteligível é alcançado por meio da dialética ascendente, fazendo com que a alma se eleve às ideias unas e imutáveis.

( ) No mundo sensível, segundo Platão, existe a multiplicidade, capaz de gerar as ideias gerais, que são essências imutáveis.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1034301 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

Os sofistas são um momento necessário da história da filosofia: eles refutam a abstração vazia do ser eleático [de Parmênides] pela consideração das coisas efetivas, da realidade do mundo sensível e vivo, pluralidade, movimento, subjetividade.
CASSIN, B. O efeito sofístico. São Paulo: Editora 34, 2005. (Adaptado.)

A leitura tradicional a respeito dos sofistas é tributária da interpretação platônico-aristotélica. A relação do trecho acima com essa interpretação é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1069664 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Em uma pequena cidade-estado fictícia, os cidadãos estão discutindo qual é a melhor forma de governo. Alguns defendem que o governo deve ser conduzido por uma elite de filósofos, que seriam os mais capacitados a liderar com sabedoria e justiça. Outros acreditam que o poder deve ser concentrado em uma única figura, argumentando que a centralização da autoridade evita conflitos e incertezas. Uma terceira corrente, porém, sustenta que o governo deve ser participativo, com todos os cidadãos tendo voz ativa nas decisões políticas. Com base nos pensamentos políticos da Grécia antiga e do período medieval, qual filósofo apoiaria a ideia de que os filósofos são os governantes mais adequados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1070957 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Analista Legislativo, Câmara de Cuiabá MT, SELECON, 2021

Protágoras é conhecido pelo pensamento sobre a subjetividade relativista e, a partir dela, ter ensinado aos seus seguidores a construírem seu mundo e serem produtores de sua história e destino. Por ser agnóstico, afastou-se dos mitos e buscou um novo caminho na direção dos valores humanos.
A frase que se perpetuou, na qual sintetiza as suas afirmações, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q1069692 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, PSS, Prefeitura de Macieira SC, Unesc, 2024

A evolução da filosofia é marcada por um processo histórico de desenvolvimento contínuo que abrange várias épocas e correntes de pensamento. Desde sua origem na Grécia Antiga, a filosofia tem passado por transformações significativas, refletindo as mudanças culturais, sociais e científicas ao longo dos séculos (ABAGNANO, 2007).

Assinale a alternativa correta sobre a evolução da filosofia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1071279 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE AC, IBADE, 2019

Aristóteles, em sua obra A Poética, define e diferencia a tragédia da comédia a partir do objeto de sua imitação. Qual é, segundo Aristóteles, a principal diferença entre a comédia e a tragédia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1070834 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEECT PB, INSTITUTO AOCP, 2019

“A palavra democracia é de origem grega e significa ‘governo do povo’, ‘governo de todos os cidadãos’. A democracia foi uma invenção dos gregos da Antiguidade, que elaboraram teoricamente esse conceito e implantaram o regime democrático na pólis. Em Atenas, no século VI a.C., a ágora – praça pública – era o local de encontro dos cidadãos, onde se discutiam os problemas da cidade” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 229). Tendo em vista o trecho apresentado, assim como os seus conhecimentos sobre a democracia tanto na Grécia Antiga quanto na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q1069320 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Ao abordar sua teoria do conhecimento, esse filósofo acreditava que existe um mundo imaterial, eterno e imutável. Esse mundo é separado do mundo sensível e só é possível chegar a ele pela via da razão. É nesse mundo que estão as ideias, que não são apenas ideias, mas realidades existentes por si mesmas. A qual filósofo pertence o pensamento mencionado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1069321 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Em relação ao processo de reflexões da teoria das quatros causas aristotélicas, o pensador afirma que existe uma causa que deu origem aos objetos, a um determinado ser. Isso seria, na visão do pensador, a causa primeira da origem de um determinado ser. Que causa é essa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1069635 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IFN MG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Considerados um dos principais representantes da escola eleata, surgida na Grécia Antiga, geograficamente apontada no Sul da Itália em nossos dias, posicionava-se como pensadores monistas.

O texto se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1069391 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, IF RS, FUNDATEC, 2023

Não é possível desconsiderar, na passagem de uma consciência mítica a um pensamento racional, a importância de elementos religiosos na reflexão dos primeiros filósofos. De acordo com Gerd A. Bornheim (2000), “[...] o surto da filosofia só pode ser compreendido através de certas características muito peculiares à religião grega”. Nesse sentido, uma característica fundamental à religiosidade grega seria a de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1070715 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.
O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.
Uma das grandes dificuldades dos filósofos pré‐socráticos era explicar a diversidade do mundo, sendo assim, afirmavam que este derivava de um princípio único.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q1069223 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Analise os fragmentos de texto a seguir: Resta-nos assim um único caminho: o ser é. Neste caminho há grande número de indícios; não sendo gerado, é também imperecível; possui, com efeito, uma estrutura inteira, inabalável e sem meta; jamais foi nem será, pois é, no instante presente, todo inteiro, uno, contínuo. Que geração se lhe poderia encontrar? Como, de onde cresceria? Não te permitirei dizer nem pensar o seu crescer do não ser. (PARMÊNIDES, fragmento 8)

Correlações: completo e incompleto, concorde e discorde, harmonia e desarmonia, e todas as coisas, um, e de um, todas as coisas. (HERÁCLITO, fragmento 10)

Trata-se de uma única e mesma coisa: a vida e a morte, a vigília e o sono, a juventude e a velhice; pois a mudança de um leva ao outro e vice-versa. (HERÁCLITO, fragmento 88)

MARCONDES, D. (Org.). Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.


Sobre esses fragmentos, foram feitas as seguintes afirmativas:


I. Em todos os fragmentos citados aparece a questão da unidade da realidade.

II. Tanto Heráclito quanto Parmênides tematizam a relação entre opostos.

III. Para Heráclito e para Parmênides a relação entre opostos é constitutiva do ser.

IV. Heráclito admite que a mudança é constitutiva da realidade.

V. Parmênides admite que a geração e a corrupção constituem a relação do ser com o não ser.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.