Início

Questões de Concursos Fiscalização Contábil

Resolva questões de Fiscalização Contábil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q426144 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao Poder Judiciário, aos tribunais de contas (TCs) e à fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Os TCs podem, inclusive de ofício, realizar inspeções e auditorias em unidades administrativas do Poder Legislativo da respectiva esfera federativa, podendo, para tanto, fiscalizar gastos com vantagens pessoais dos parlamentares e mesmo com a chamada verba de gabinete.
  1. ✂️
  2. ✂️

342Q447677 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor Fiscal de Tributos Estaduais, Secretaria de Estado de Finanças RO, FGV, 2018

Os Municípios “X”,”P”, “T” e “O” resolveram constituir um consórcio público para a coordenação da defesa civil dos quatro Municípios e para o planejamento conjunto do desenvolvimento regional, incluindo a mobilidade urbana. Sobre a constituição desse consórcio, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q437722 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Técnico de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

A lei orçamentária anual não deve conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação de despesa, admitindo-se, contudo, preceito relativo à autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

Apesar de ser órgão que auxilia o Poder Legislativo no controle externo, o TCU pode realizar, por iniciativa própria, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

  1. ✂️
  2. ✂️

344Q429028 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou ilegal ato de concessão de aposentadoria a servidor por autarquia federal, determinando a desconstituição do registro de aposentadoria do servidor.

Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta acerca da natureza, dos poderes e das competências do TCU.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q434667 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

A respeito do controle e da responsabilização da administração, julgue os próximos itens. A CF, ao disciplinar a fiscalização contábil, financeira e orçamentária dos entes públicos, prevê o controle da legitimidade, consistente no exame de mérito do emprego de recursos públicos que, embora legais, possam ser caracterizados como ilegítimos.
  1. ✂️
  2. ✂️

346Q431643 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Procurador, TCE ES, CESPE CEBRASPE

O controle externo é exercido pelo Poder Legislativo, com ou sem a colaboração do TC, ao qual cabe a execução autônoma das competências privativas que lhe foram outorgadas na CF. No caso de contratos, verificando-se ilegalidade, o TC deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q429655 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Técnico Judiciário, TRT 23a, FCC

Em relação aos indícios de despesas não autorizadas e entendendo o Tribunal de Contas da União irregular a despesa, a Comissão, se julgar que o gasto possa causar dano irreparável ou grave lesão à economia pública, proporá sua sustação ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q441773 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, IBFC

A Constituição Federal de 1988, especificamente na seção IX, que dispõe sobre a fiscalização contábil, financeira e orçamentária, determina que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União e define a competência desse Tribunal. Assinale a alternativa que NÃO aponta uma das competências conferidas ao TCU.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q423344 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle da administração pública, julgue os itens seguintes. A Constituição da República, em seu art. 71, inciso II, dispõe que o controle externo da administração pública será feito pelo Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e as sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público. Segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), esse dispositivo não se aplica às sociedades de economia mista.
  1. ✂️
  2. ✂️

350Q433074 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Segundo a Constituição da República, o controle externo de cada município é exercido pelo Poder Legislativo municipal com auxílio do órgão municipal de contas, onde houver, ou de órgão estadual de contas.

Considerando esse modelo de controle externo, caso um município que ainda não possua, mas pretenda instituir, um órgão de contas municipal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q437458 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Procurador Federal da Segunda Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Alvarás de pesquisa minerária, concedidos à empresa Zeta Minerações e Pavimentações Ltda., foram revogados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), após o Comando do Exército ter solicitado, sob o fundamento da prevalência do interesse público, permissão para que a área fosse utilizada e explorada pelo 9.º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército Brasileiro, tendo em vista a necessidade de que o Exército construísse, diretamente e em local próximo à área em exploração, instalações necessárias ao funcionamento de suas atividades. A empresa, então, solicitou ao ministro de Estado de Minas e Energia que este avocasse o processo administrativo e reformasse o ato nele praticado, tendo em vista a sua ilegalidade.

A respeito dessa situação hipotética, do regime jurídico dos recursos minerais e da avocação administrativa, julgue os itens que se seguem.

A avocação, caso realizada, constituir-se-á em método de realização de controle externo, que propiciará ao ministro orientar e corrigir o ato ilegal porventura tomado pelo DNPM, caso assim venha a entender o MME.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q443631 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos poderes da República, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o disposto na CF, compete ao Tribunal de Contas da União apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as nomeações para cargos de provimento em comissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

353Q430859 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Advogado, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Assinale a alternativa incorreta, conforme o disposto na Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q441624 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Administrativo, INCRA, NCE

A Constituição Federal estabelece que todos os Poderes governamentais mantenham de forma integrada o sistema de controle interno, com diversas finalidades, entre as quais NÃO está prevista/o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q444716 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

O tribunal de contas estadual poderá recomendar a intervenção do estado em município caso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q447308 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Legislativo, Câmara de Serrana SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa correta a respeito da fiscalização dos Municípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q433758 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Municipal, PGM RR, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito financeiro e econômico pátrio, julgue os itens de 90 a 94. O controle externo da administração pública é atribuição constitucional do Poder Legislativo, que o exercerá diretamente ou com o auxílio dos tribunais de contas municipais, estaduais e da União, podendo sustar a despesa irregular que possa causar dano irreparável ou grave lesão à economia pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

358Q433248 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, recebeu recursos de um município do Estado do Amapá, a título de subvenção social, para a realização de despesas de custeio. Quando da fiscalização pelo Tribunal de Contas, o contabilista da Prefeitura informou que não exigiu a prestação de contas da beneficiária pois entendeu que ela não estava obrigada a apresentá-la. A informação prestada pelo servidor pode ser considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q434564 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação aos sistemas de controle exercidos no âmbito da administração pública brasileira e da competência, da jurisdição e do exame de contas por parte do TCU, julgue os itens subsecutivos. Independentemente de pronunciamento do TCU, uma comissão mista permanente de senadores e deputados pode propor ao Congresso Nacional a sustação de despesa cujo gasto possa causar grave lesão para a economia pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

360Q423055 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil

A respeito das regras constitucionais sobre o controle externo, julgue os itens que se seguem. No âmbito dos estados-membros, cabe ao procurador-geral de justiça a iniciativa de lei sobre a organização do Ministério Público que atua junto ao respectivo tribunal de contas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.