Início

Questões de Concursos Fiscalização Contábil

Resolva questões de Fiscalização Contábil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q443744 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário, julgue os itens subsequentes.

Se o servidor público que é encarregado do controle interno de determinado órgão público tomar conhecimento de prática de irregularidade, ele deverá dar ciência dessa prática ao TCU, sob pena de ser responsabilizado subsidiariamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

502Q429665 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Relativamente à fiscalização contábil, financeira e orçamentária exercida pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), julgue o item abaixo. O TCU pode, se considerar irregular alguma despesa pública e julgar que o gasto possa causar dano irreparável ou grave lesão à economia pública, determinar sua imediata sustação.
  1. ✂️
  2. ✂️

503Q440461 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Titularidade de Serviços Notariais e de Registro, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à organização dos Poderes, à responsabilidade do presidente da República e ao TCU, julgue os itens subseqüentes.

O julgamento das contas do chefe do Poder Executivo compete ao TCU, órgão integrante do Poder Legislativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

504Q447906 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Gestão, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE

A respeito do Poder Legislativo, julgue os itens subsecutivos. No controle externo, o Tribunal de Contas da União, no exercício de suas atribuições, poderá sustar a execução de ato impugnado, se não atendido, situação em que deve comunicar a decisão às duas casas do Congresso Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

505Q443309 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

Constitui competência dos Tribunais de Contas, de acordo com as disposições aplicáveis da Constituição Federal,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q441077 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Saúde, FUNED MG, IBFC

As várias esferas de governo, municipal, estadual e federal possuem órgãos institucionais que exercem auditoria e controle na administração direta, nas autarquias e nas fundações públicas. No ambiente federal, o controle externo da administração pública federal é exercido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q433219 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Assessor Técnico de Informática, TRE RN, CESPE CEBRASPE

A respeito das entidades fiscalizadoras superiores e dos sistemas de controle na administração pública brasileira, julgue os itens a seguir. O Tribunal de Contas da União (TCU) não exerce uma função jurisdicional em relação às contas do presidente da República, pois aquele não julga pessoas, mas contas, e suas decisões não fazem coisa julgada, visto que são de cunho administrativo. Na função de órgão auxiliar do Poder Legislativo, o TCU apenas emite parecer técnico a respeito das contas.
  1. ✂️
  2. ✂️

509Q423239 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil

A fiscalização contábil e financeira, dentre outras de competência do Ministério da Fazenda e do Ministério do Trabalho e Emprego, no que tange também à aplicação de subvenção e renúncia de receitas, em conformidade com a Constituição Federal, será exercida pelo Congresso Nacional,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q424271 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Ao fixar as regras gerais acerca de competência, atribuições, composição e funcionamento do TCU, a Constituição da República definiu os parâmetros a serem seguidos pelos tribunais de contas dos estados e municípios. Considerando a jurisprudência do STF referente aos tribunais de contas e em particular ao TCDF, julgue os itens a seguir. Caso identifique irregularidade grave em determinado contrato celebrado pelo DF, e desde que tenha assegurado à empresa contratada o direito ao contraditório e à ampla defesa, o TCDF possui competência para determinar que o DF anule o contrato.
  1. ✂️
  2. ✂️

511Q442461 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Procurador do Estado, PGE AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do poder de auto-organização atribuído aos estados-membros no âmbito da Federação brasileira. A despeito do seu papel auxiliar em relação a algumas competências das assembleias legislativas, os tribunais de contas dos estados têm igualmente a atribuição de fiscalizá-las, não podendo as Constituições estaduais vedar-lhes tal incumbência.
  1. ✂️
  2. ✂️

512Q439906 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Procuradoria, PGE RO, FGV

O Poder Legislativo e o Tribunal de Contas desempenham importante atividade na fiscalização contábil, financeira e orçamentária dos poderes constituídos. A esse respeito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q423526 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil

A Constituição Federal estabelece que o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. Nesse diapasão, as decisões do Tribunal, de que resultem imputação de débito ou multa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q435587 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

A fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União compete ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q449162 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

O controle externo da execução orçamentária da administração pública pelos tribunais de contas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q437468 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Acerca de fiscalização contábil, financeira e orçamentária, julgue os itens subsequentes.

É da competência exclusiva do Senado Federal julgar anualmente as contas prestadas pelo presidente da República e apreciar os relatórios acerca da execução dos planos de governo.

  1. ✂️
  2. ✂️

517Q428538 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor de Controle Externo, TCE PA, CESPE CEBRASPE

A respeito de reparação de danos, sindicância e processo administrativo, e controle interno da administração pública, julgue os itens seguintes. O controle interno instituído pela Constituição Federal de 1988 foi mais um instrumento para a garantia da legalidade das ações nos órgãos e nas entidades da administração pública federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

518Q448506 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor, Tribunal de Contas Estadual MG, FUNDEP UFMG, 2018

Ao apreciar o MS 26.210 (Rel. Min. Ricardo Lewandowski, Tribunal Pleno, DJe de10/10/2008), o Supremo Tribunal Federal decidiu pela imprescritibilidade de pretensão de ressarcimento ao erário, especificamente em um caso de tomada de contas especial. Não obstante, a Corte entendeu que a relevância do tema e a divergência entre os julgadores exigiam que a matéria fosse, novamente, submetida à análise da Corte.

A propósito do tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q442378 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Controle, TCE PR, FCC

A Constituição Federal estabelece que os Tribunais de Contas estaduais serão integrados por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q423967 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

O tribunal regional federal (TRF) de determinada região, por meio de uma resolução administrativa, concedeu gratificação de natureza salarial extensiva a todos os seus servidores.

O Ministério Público (MP) questionou o TRF acerca da constitucionalidade da medida, além de comunicar o ocorrido ao Tribunal de Contas da União (TCU). Diante desse fato, o TRF decidiu suspender o pagamento da referida gratificação.

O sindicato dos servidores do TRF, legalmente constituído e em funcionamento havia mais de um ano, impetrou mandado de segurança coletivo contra a suspensão do pagamento da gratificação. Em entrevista à imprensa, o presidente do sindicato declarou que iria, ainda, requerer ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma afirmação da constitucionalidade da gratificação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Configurada a ilegalidade das despesas eventualmente efetuadas com o pagamento da gratificação mencionada, o TCU tem competência para aplicar aos responsáveis as sanções previstas em lei, inclusive multa proporcional ao prejuízo causado ao erário, mediante procedimento em que lhes sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.