Início

Questões de Concursos Fisioterapia Cardiovascular

Resolva questões de Fisioterapia Cardiovascular comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q798714 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Durante o exercício, a principal porção de oxigênio é transportada pelo sangue por meio da hemoglobina. Entretanto, a afinidade entre a hemoglobina e o oxigênio pode ser afetada por diversos fatores. Tendo essa informação como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos ao descarregamento do oxigênio nos tecidos. De acordo com a lei de Fick, o conteúdo arterial de oxigênio está diretamente relacionado com a capacidade de oxigenação dos tecidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q800323 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à decisão de realizar a ressuscitação cardiopulmonar, julgue os itens subsequentes. Os pais são os defensores dos interesses de seus filhos. No entanto, a participação da criança e do adolescente nas decisões referentes ao seu tratamento de saúde deve ser considerada.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q797637 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) associa as variáveis do teste ergométrico convencional com análise de gases expirados. Nesse sentido, esse teste não é recomendado para a avaliação de pacientes muito graves, tais como aqueles candidatos a transplante cardíaco, muito menos para avaliar condutas terapêuticas nestes casos.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q800465 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Acerca da reabilitação cardíaca, julgue os itens que se seguem. A inserção do paciente cardiopata na reabilitação cardíaca tem início no hospital, na fase I, normalmente após o paciente ficar estável por 24 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q796250 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

A reabilitação cardíaca tem como objetivo possibilitar aos pacientes com sintomas e (ou) afecções cardíacas o retorno às respectivas atividades de vida diária por meio de exercícios e mudanças no comportamento médico, físico e psicossocial, visando principalmente a modificar os fatores de risco. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q800958 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A amputação é uma experiência devastadora que gera um impacto psicológico negativo independentemente do nível da amputação. No que se refere a esse procedimento cirúrgico, julgue os itens seguintes. Doença vascular periférica e diabetes melito são fatores que normalmente estão associados nas ocorrências de amputações.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q797158 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a reabilitação cardiovascular (RCV) como “conjunto de atividades necessárias para assegurar às pessoas com doenças cardiovasculares uma condição física, mental e social ótima, que lhes permita ocupar pelos seus próprios meios um lugar tão normal quanto seja possível na sociedade”. Analise as indicações apresentadas a seguir para programas de RCV, conforme a diretriz sul-americana de prevenção e reabilitação cardiovascular (2014).

I Angioplastia coronariana e angina estável.

II Reparação ou troca valvular, insuficiência cardíaca crônica e doença vascular periférica.

III Arritmias ventriculares complexas graves, endocardite infecciosa aguda, miocardite, e pericardite.

 IV Infarto agudo do miocárdio (IAM), síndrome coronariana aguda (SCA), tromboembolismo pulmonar e tromboflebite fase aguda.

Das indicações, as que devem ser destinadas a programas de RCV nas fases II, III e IV estão presentes nos itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q796510 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta e cinco anos de idade compareceu ao pronto-socorro de um hospital com quadro clínico de palpitações cardíacas e dor no hemitórax esquerdo, que se irradiava para o membro superior esquerdo. A dor torácica foi descrita por ele com um gesto de fechar a mão sobre o tórax na região do esterno. Durante o atendimento, o paciente apresentou perda súbita da consciência, queda da própria altura, ausência de movimentos respiratórios e ausência de pulso. O eletrocardiograma realizado evidenciou fibrilação ventricular, e imediatamente a equipe de socorristas iniciou o protocolo de suporte básico de vida com um soco precordial e, após cinco minutos, com o uso do desfibrilador.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens a seguir.

O quadro clínico é de infarto agudo do miocárdio seguido de parada cardiorrespiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q797674 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta e cinco anos de idade compareceu ao pronto-socorro de um hospital com quadro clínico de palpitações cardíacas e dor no hemitórax esquerdo, que se irradiava para o membro superior esquerdo. A dor torácica foi descrita por ele com um gesto de fechar a mão sobre o tórax na região do esterno. Durante o atendimento, o paciente apresentou perda súbita da consciência, queda da própria altura, ausência de movimentos respiratórios e ausência de pulso. O eletrocardiograma realizado evidenciou fibrilação ventricular, e imediatamente a equipe de socorristas iniciou o protocolo de suporte básico de vida com um soco precordial e, após cinco minutos, com o uso do desfibrilador.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens a seguir.

O ritmo cardíaco observado no eletrocardiograma é um resultado incomum em adultos com parada cardíaca súbita não traumática.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q799678 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A insuficiência cardíaca (IC) tem constituído um problema de saúde com destaque para população idosa. A patologia primária da IC resulta das anormalidades na função cardiovascular, das alterações no fluxo sanguíneo periférico, do metabolismo e da morfologia muscular esquelética (na sua força e resistência), que contribuem, em grande parte, para a sintomatologia (fluxo periférico). Leia as afirmações a seguir sobre a IC.

I O treinamento físico induz a uma série de adaptações nos músculos esqueléticos, que inclui aumento da massa muscular, diminuição do conteúdo de mitocôndrias, incremento da atividade das enzimas oxidativas, menor extração de oxigênio do sangue e remodelamento na distribuição do tipo de fibras.

II O exercício afeta beneficamente alguns marcadores inflamatórios, melhorando a tolerância à atividade física. Dessa forma, produz-se uma liberação de fatores de relaxamento derivados do endotélio, cujo principal representante é o óxido nítrico, permitindo maior vasodilatação.

III Os pacientes com insuficiência cardíaca também apresentam múltiplas alterações na função respiratória, que podem ocorrer como resultado da força muscular aumentada, sendo esta secundária ao aumento do metabolismo, o que causa aumento no trabalho ventilatório, tanto em repouso quanto durante o exercício.

IV Estudos sistemáticos indicam que o exercício regular em pacientes com insuficiência cardíaca é seguro e se associa a um aumento de 16% do consumo de oxigênio pico. Em relação aos mecanismos hemodinâmicos centrais, os pacientes que ingressam na RCV apresentam incremento no débito cardíaco pico e frequência cardíaca máxima.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q796235 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Os objetivos da reabilitação cardíaca (RC) incluem melhorar ou manter as condições cardiovasculares, a fim de proporcionar uma vida normal e produtiva às pessoas com doenças cardiovasculares. Nesse sentido, considerando que o treinamento com exercícios é um componente essencial da RC, julgue os itens subsequentes. A prescrição de exercícios na RC deve considerar os seguintes princípios fisiológicos básicos: o consumo de oxigênio pelo miocárdio, que se refere à quantidade de oxigênio captado do ar e inspirado pelo corpo para se manter e fazer o trabalho de atividade muscular; e a captação de oxigênio ventilatório (VO2), que é a quantidade de oxigênio exigida pelo coração para se manter e bombear o sangue para outros órgãos.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q797879 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Em UTIs cardiológicas, o imobilismo se faz presente em função da administração de altas doses de drogas vasoativas e da prescrição de repouso absoluto e prolongado. NÃO é considerada alteração causada pelo sistema cardiovascular que contribui para o imobilismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q799352 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Os objetivos da reabilitação cardíaca (RC) incluem melhorar ou manter as condições cardiovasculares, a fim de proporcionar uma vida normal e produtiva às pessoas com doenças cardiovasculares. Nesse sentido, considerando que o treinamento com exercícios é um componente essencial da RC, julgue os itens subsequentes. Nos exercícios isométricos, por ocorrer o aumento da pressão arterial sanguínea para que o sangue acesse os músculos que se contraem ativamente, contraindicações devem ser consideradas quando da prescrição de exercícios resistidos para pacientes com doenças cardiovasculares.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q797673 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta e cinco anos de idade foi internado em um hospital, queixando-se de dor no lado esquerdo do peito que, segundo ele, irradiava para a axila. O paciente foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. No segundo dia pós-infarto, o quadro clínico ficou estável e o paciente foi transferido para a unidade coronariana.

Com relação às atividades fisioterapêuticas que deverão ser programadas, de acordo com as fases da reabilitação cardiovascular, para uma adequada reabilitação desse paciente, julgue os itens que se seguem.

Na fase I — nível 4 —, em que o paciente poderá realizar atividades da vida diária de forma independente bem como poderá deambular médias distâncias de três a quatro vezes por dia, é permitido que o paciente suba um lance de escadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q798361 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta e cinco anos de idade foi internado em um hospital, queixando-se de dor no lado esquerdo do peito que, segundo ele, irradiava para a axila. O paciente foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. No segundo dia pós-infarto, o quadro clínico ficou estável e o paciente foi transferido para a unidade coronariana.

Com relação às atividades fisioterapêuticas que deverão ser programadas, de acordo com as fases da reabilitação cardiovascular, para uma adequada reabilitação desse paciente, julgue os itens que se seguem.

Na fase I — nível 3 —, será permitido que o paciente faça deambulação de curta distância de três a quatro vezes por dia.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q798591 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta e cinco anos de idade foi internado em um hospital, queixando-se de dor no lado esquerdo do peito que, segundo ele, irradiava para a axila. O paciente foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. No segundo dia pós-infarto, o quadro clínico ficou estável e o paciente foi transferido para a unidade coronariana.

Com relação às atividades fisioterapêuticas que deverão ser programadas, de acordo com as fases da reabilitação cardiovascular, para uma adequada reabilitação desse paciente, julgue os itens que se seguem.

Na fase II, em que o paciente internado não precisará de monitoramento cardíaco, devem-se iniciar exercícios de condicionamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q799283 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta e cinco anos de idade compareceu ao pronto-socorro de um hospital com quadro clínico de palpitações cardíacas e dor no hemitórax esquerdo, que se irradiava para o membro superior esquerdo. A dor torácica foi descrita por ele com um gesto de fechar a mão sobre o tórax na região do esterno. Durante o atendimento, o paciente apresentou perda súbita da consciência, queda da própria altura, ausência de movimentos respiratórios e ausência de pulso. O eletrocardiograma realizado evidenciou fibrilação ventricular, e imediatamente a equipe de socorristas iniciou o protocolo de suporte básico de vida com um soco precordial e, após cinco minutos, com o uso do desfibrilador.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens a seguir.

O soco precordial foi utilizado corretamente pela equipe de saúde, dada sua efetividade na reversão de fenômenos cardíacos.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q796231 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Considerando a saúde cardiovascular, julgue os itens a seguir. Para a fisioterapia, na reabilitação cardiovascular (RCV) de idosos, são indicados exercícios ativos e resistidos, independentemente da estabilidade do quadro clínico, pois proporcionam recondicionamento físico.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q797510 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

L.I.L., de 8 meses de idade, estava hospitalizada havia 30 dias. Estava no 15 o dia de pós-operatório de correção da cardiopatia congênita tetralogia de Fallot. Permaneceu 10 dias em ventilação mecânica, por apresentar complicações pulmonares, como baixa saturação de oxigênio e atelectasia.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A maioria das cardiopatias congênitas cursa com falência de ventrículo direito, que pode piorar nas condições de aumento da pressão transtorácica. Sendo assim, o uso criterioso da pressão positiva expiratória final (PEEP) e do pico inspiratório de pressão (PIP) deve ser sempre associado à monitorização hemodinâmica e à avaliação clínica da criança.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.