Início

Questões de Concursos Fisioterapia Geral

Resolva questões de Fisioterapia Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q799174 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Na fisioterapia, existe um significativo número de métodos de intervenções úteis para o tratamento paliativo de pacientes com câncer. O benefício a ser buscado é preservar a vida e aliviar os sintomas, dando oportunidade, sempre que possível, à independência funcional do paciente. Sobre o tratamento fisioterapêutico em cuidados paliativos aos pacientes oncológicos, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q799994 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das indicações e efeitos fisiológicos da massoterapia, julgue os itens a seguir. A massagem transversa profunda, também denominada Cyriax, é indicada para minimizar a formação de tecido cicatricial fibroso.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q801047 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

Assinale a alternativa correta em relação à atuação do fisioterapeuta em unidades de terapia intensiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q801161 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das indicações e efeitos fisiológicos da massoterapia, julgue os itens a seguir. A técnica de amassamento consiste em uma série rítmica de compressões intermitentes combinadas com o ato de agarrar e levantar. Os tecidos podem ainda ser comprimidos contra os ossos subjacentes ou apertados com as mãos.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q799891 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o uso de terapia com oxigênio, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q798924 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) -35 cmH2O.

Nesse caso clínico,

o volume corrente da paciente foi de 0,5 L/M.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q800824 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma paciente de cinquenta anos de idade, com 156 cm de altura, 78 kg de massa, profissão de atendente telefônica, queixou-se a um fisioterapeuta, durante uma visita domiciliar, de dores e formigamento em uma das mãos, na região palmar do polegar, no dedo indicador, no dedo médio e na metade radial do dedo anelar, há mais de um ano. Ela relatou, ainda, fraqueza para segurar objetos e despertares noturnos por conta da acentuação dos sintomas. Para aliviá-los, ela informou que agita o pulso e a mão acometidos de modo semelhante ao utilizado na agitação de um termômetro clínico.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens seguintes.

O quadro clínico indica a presença da neuropatia de aprisionamento mais comum da extremidade superior, e o índice de massa corporal da paciente possui relação causal com essa afecção.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q799318 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O déficit de equilíbrio tem grande impacto na vida de um indivíduo, gerando instabilidade, muitas vezes incapacitante, restrição do movimento e predisposição a quedas. Em relação à avaliação do equilíbrio na prática clínica do fisioterapeuta, considere as afirmativas a seguir:

I O teste de Romberg avalia o equilíbrio dinâmico.

II A marcha estacionária avalia o equilíbrio dinâmico.

III A necessidade de suporte durante a realização do teste indica comprometimento do equilíbrio.

IV O resultado do teste de alcance funcional pode indicar risco de quedas.

V Ao fechar os olhos, naturalmente há uma diminuição da oscilação corporal.

Das afirmativas, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q799363 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de cinquenta anos de idade, com 100 kg de massa e altura de 165 cm, foi admitido em unidade de terapia intensiva com dispneia progressiva havia uma semana. Ele negou doenças cardiovasculares. A radiografia de tórax evidenciou opacidade bilateral. O paciente foi submetido a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento foram: modo assistido/controlado; volume corrente de 600 mL; fluxo constante de 60 L/m; pausa inspiratória de 0,5 s; PEEP de 5 cmH2O; frequência respiratória de 12 irpm; FiO2 de 50%; pressão de pico de 45 cmH2O; e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial evidenciou: pH = 7,30; PaCO2 = 68 mmHg; PaO2 = 45 mmHg; HCO3 - = 35 mEq/L e SatO2 = 86%.

Com relação a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

De acordo com os resultados da gasometria arterial, o paciente apresenta acidose respiratória com hipoxemia e hipóxia.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q799454 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em concentrações maiores do que a encontrada no ar ambiente, com o intuito de prevenir ou tratar manifestações clínicas da hipóxia. A hipoxemia em adultos, crianças e lactentes que estejam respirando em ar ambiente é definida, respectivamente, pelos seguintes parâmetros de PaO2 (pressão arterial de oxigênio) e de SaO2 (saturação arterial de oxigênio):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q798815 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

No que diz respeito à fisiopatologia da Distrofia Muscular de Duchenne, assinale o tratamento fisioterapêutico mais indicado aos pacientes na fase de aparecimento dos sinais desta doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q800546 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

O planejamento fisioterapêutico pré-operatório deve incluir, prioritariamente, técnicas de expansão pulmonar forçada.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q797335 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de quarenta e dois anos de idade, com histórico de tratamento de câncer do colo do útero, histerectomia e exame negativo do linfonodo sentinela inguinal, foi atendida no ambulatório de fisioterapia ginecológica com diagnóstico de incontinência urinária e prolapso grau II. O estudo urodinâmico revelou fluxo urinário máximo de 22 mililitros por segundo e capacidade vesical de 350 mililitros.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O tratamento fisioterapêutico do assoalho pélvico na incontinência urinária da paciente será mais efetivo se realizado em grupos do que de forma individual.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q800165 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

O quadro clínico descrito é compatível com insuficiência respiratória alveolocapilar.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q800562 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Na enfermaria de um hospital geral local, encontra-se internado um paciente com traumatismo crânio-encefálico (TCE), devido a acidente moto ciclístico em que a vítima deixou de usar o capacete. Considere as afirmações a seguir referentes aos procedimentos de avaliação desse paciente neurológico.

I A avaliação cognitiva envolverá funções como orientação, memória, linguagem, cálculo e equilíbrio.

 II Os autocuidados (banhar-se, alimentar-se, etc) são atividades instrumentais da vida diária (AIVD) importantes a serem avaliadas.

 III A cinestesia é uma sensibilidade combinada que é avaliada por meio da sensação de posição articular em um determinado momento.

 IV A avaliação do nível de consciência é feita por meio da escala de coma de Glasgow, a qual atribui uma pontuação de 3 a 15, de acordo com a melhor resposta ocular, verbal e motora.

 V A presença do reflexo cutâneo-plantar de Babinski é uma resposta alterada, indicando lesão do sistema nervoso central.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q798505 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de sessenta anos de idade, participante eventual de corridas de rua de 5 km, apresentou perda súbita da consciência logo no início de uma das provas. Assim que ele caiu desacordado no chão, um socorrista leigo, vendo seu estado geral, iniciou a realização de compressões torácicas na região central do peito do indivíduo, na altura da linha intermamilar. Em alguns segundos, a equipe de socorristas da prova se fez presente e avaliou o indivíduo, confirmando que ele apresentava-se irresponsivo, com respiração agônica e sem pulso carotídeo.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Nessa situação, é correto afirmar que o paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q797090 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da pressão intracraniana, julgue os itens subsecutivos. A pressão de perfusão cerebral é estimada a partir da adequação da circulação cerebral e depende diretamente da pressão arterial sistólica e da pressão intracraniana.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q801193 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE

A respeito das fontes de dor aguda no atleta, comumente tratadas pelo fisioterapeuta, analise as afirmativas a seguir:

1. O macrotrauma pode produzir dor por lesão indireta nos tecidos.

2. O macrotrauma produz sintomas dolorosos que não estão diretamente ligados aos receptores da dor.

3. A dor aguda resulta de lesão tecidual microtraumática ou macrotraumática.

4. O microtrauma é definido como um problema músculoesquelético de longa duração ou recorrente que não foi iniciado por uma lesão aguda.

5. O macrotrauma é definido como uma lesão imediatamente observável causada por um traumatismo súbito, direto ou indireto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q796891 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma paciente de trinta e cinco anos de idade foi internada na UTI com histórico inicial de pneumonia seguida de quadro de sepse e síndrome de resposta inflamatória aguda (SARA), uso de corticoterapia e desmame difícil da ventilação mecânica invasiva. Embora se mantivesse colaborativa, a paciente foi acometida repentinamente por uma fraqueza muscular generalizada, simétrica, com acometimento maior dos músculos proximais, em relação aos distais, o que a levou a permanecer hipomóvel no leito e com grau de força muscular baixo. Na avaliação clínica, foram descartadas doenças do sistema nervoso central (SNC) ou do sistema nervoso periférico (SNP). Para acompanhamento desse caso clínico, o fisioterapeuta sugeriu a utilização da escala do MCR (Medical Research Council).

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A cinesioterapia, considerada uma abordagem segura, pode ser indicada para a referida paciente, devendo ser iniciada o mais precocemente possível.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.