Início

Questões de Concursos Fisioterapia Geral

Resolva questões de Fisioterapia Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q800840 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos conceitos de mecanoterapia na prática clínica, julgue os itens seguintes. A mesa de Bonnet não permite variações no braço de alavanca e na carga imposta para o fortalecimento dos componentes extensor e flexor do joelho.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q797111 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao câncer de pulmão e ao papel dos fisioterapeutas no gerenciamento dessa doença, julgue os itens subsecutivos. A fisioterapia no período pós-operatório do câncer de pulmão deve incluir os seguintes procedimentos: mobilizar o paciente precocemente, ou seja, no primeiro dia pós-operatório; sentar o paciente fora da cama; iniciar o processo de tosse assistida; e introduzir, após a remoção do cateter intercostal, exercícios para ombro e caixa torácica.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q797314 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao tratamento do linfedema de membro inferior. Na primeira fase da terapia complexa descongestiva, a drenagem linfática manual e o enfaixamento compressivo são as únicas técnicas utilizadas para o tratamento do linfedema.
  1. ✂️
  2. ✂️

84Q796406 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

O aumento nos casos de cânceres avançados tem levado à inserção dos cuidados paliativos no âmbito da assistência à saúde da população como uma medida extremamente necessária. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A avaliação diária da funcionalidade do paciente é fundamental para o acompanhamento da evolução da doença e constitui elemento valioso para a tomada de decisões e para o prognóstico e o diagnóstico da terminalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q799770 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Como a paciente é fumante, ela deve interromper o tabagismo um mês antes da cirurgia.
  1. ✂️
  2. ✂️

86Q797282 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao tratamento do linfedema de membro inferior. O sinal de Stemmer negativo é frequente em linfedemas avançados, em decorrência da maior concentração de proteínas no espaço intersticial, o que acarreta espessamento cutâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q800321 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que os casos de insuficiência cardíaca com comprometimento grave de função ventricular podem cursar com o quadro de edema agudo de pulmão, julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento de pacientes nessa dupla condição. Nos casos em apreço, o recurso de ventilação não invasiva tem indicação em virtude de ela reduzir a pré-carga.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q798079 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de avaliação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens subsequentes. Na avaliação muscular do paciente crítico, a identificação de valores na escala MRC < 48, associada a valores menores que 6 kgf na avaliação da preensão palmar pelo dinamômetro, indicam fraqueza muscular desse paciente e estão associadas a prolongamento de estadia em UTI, de utilização de ventilação mecânica e de maior mortalidade hospitalar.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q800163 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE, 2017

A manipulação do tecido conjuntivo (MTC), desenvolvida pela fisioterapeuta alemã Elizabeth Dicke, é um dos recursos fisioterapêuticos utilizados na atualidade.

A respeito da MTC, analise as afirmativas a seguir:

1. As manipulações podem ser aplicadas diretamente na direção oposta da restrição com breve excursão ao longo do plano da derme.

2. É um dos muitos sistemas de manipulação dos tecidos moles que utiliza os efeitos reflexos tanto com finalidade diagnóstica como terapêutica.

3. A manipulação apropriada é sempre um empurrão/compressão do tecido.

4. Constitui em manobras de manipulação as quais utilizam movimentos curtos de enganchamento e de tração com o objetivo de restaurar a extensibilidade da pele e a livre mobilidade por deslizamento entre a derme e a fáscia subjacente.

5. Há três principais tipos de manipulação: tração, tração e enganchamento e alargamento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q796480 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de trinta e cinco anos de idade procurou atendimento fisioterapêutico, queixando-se de dor na região inferior do dorso, entre o último arco costal e a prega glútea, há mais de seis meses. O paciente relatou que a dor irradia da região citada para o membro inferior direito, quando ele está em decúbito dorsal. Durante a avaliação, o fisioterapeuta realizou a manobra de elevar passivamente, a 40º, o membro inferior acometido, com o paciente em decúbito dorsal, mantendo o joelho em extensão, e verificou agravamento da dor quando o paciente realizou flexão da coluna lombar ao sentar-se.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Exercícios de fortalecimento devem ser supervisionados e recomendados com cautela para o paciente em questão, por produzirem aumento da concentração de H+ e aumento da dor.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q799457 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Na fase pós-operatória, a deambulação deverá ser iniciada a partir de 24 h do procedimento cirúrgico, com o intuito de minimizar complicações tromboembólicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

92Q798164 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que pacientes que permanecem em UTI frequentemente são submetidos a repouso prolongado e que, nesse caso, a imobilidade reduz o glicogênio e o trifosfato de adenosina (ATP), responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, julgue os itens que se seguem. A redução das contrações musculares nos membros inferiores facilita o retorno venoso no leito.
  1. ✂️
  2. ✂️

93Q798766 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) -35 cmH2O.

Nesse caso clínico,

a extubação pode ser realizada porque o TRE na paciente foi positivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q797982 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi internado na UTI com diagnóstico de exacerbação de DPOC. Na admissão o paciente encontrava-se em respiração espontânea com suporte de oxigênio sob sistema de Venturi (válvula laranja, fluxo a 15 L/min) e, após meia hora usando o sistema, a frequência respiratória registrada foi de 30 incursões por minuto, SaO2 de 81%. O paciente apresentou, uma hora após a admissão, os seguintes parâmetros relativos à gasometria: pH = 7,31; PaCO2 = 72 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 30 mMol/L; BE = 5 mMol/L. A análise prévia da força dos músculos respiratórios mostrou valor de PImáx = +80 cmH2O e PEmáx = 120 cmH2O.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

Com os parâmetros apresentados pelo paciente na admissão, a terapêutica inicial de abordagem deveria ter sido suporte ventilatório invasivo com dois níveis de pressão, iniciando com Vt de 6 mL/kg a 8 mL/kg de peso ideal e PEEP em torno de 6 cmH2O.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q798003 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Paciente, de 58 anos de idade, diabético há 10 anos, sedentário e obeso sofreu, há 20 dias, intervenção cirúrgica para realização de uma amputação de Chopart, por causa vascular, em membro inferior direito. Esse nível de amputação corresponde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q796746 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Especialista na Educação, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Foi solicitado á uma criança que se submetesse ao teste de Thomas para avaliação de encurtamento muscular. Esse teste avalia o encurtamento dos músculos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q797552 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

Em caso de utilização de ventilação mecânica invasiva, o volume corrente a ser adotado para o paciente deverá ser de 300 mL.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q797121 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao tratamento do linfedema de membro inferior. O paciente deve ser orientado a manter o enfaixamento compressivo pelo maior tempo possível, mesmo que apresente cianose e dor, pois a manutenção da compressão é necessária para o sucesso do tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q800877 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Os distúrbios ácido-básicos são alterações rotineiras em unidade de terapia intensiva (UTI). Eles resultam de um conjunto de condições fisiopatológicas, que podem ser adquiridas ou genéticas. Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir:

I Constitui linhas de defesa para os distúrbios ácido-básicos: o sistema tampão, considerado linha de defesa para variação pH, componente pulmonar, entrando em ação minutos após a alteração acidobásica e os rins, considerados o mais duradouro dos mecanismos regulatórios.

II Os distúrbios metabólicos são considerados distúrbios não respiratórios que levam a alterações do pH arterial por meio da alteração da [HCO3].

III A interpretação dos distúrbios ácido-básicos nos pacientes de enfermarias deve ser realizada somente com base nos valores de pH, PaCO2 e HCO3.

 IV O uso de técnicas como higiene brônquica, expansão pulmonar, intubação traqueal e instituição da ventilação mecânica para o tratamento da acidose respiratória constitui um preditor para maior tempo de internação em unidade de terapia intensiva.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.