Início

Questões de Concursos Fisioterapia Neurológica

Resolva questões de Fisioterapia Neurológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q797055 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos ao tratamento de mobilização neural (MN) nas disfunções musculoesqueléticas com componente neuropático. A MN deve ser indicada para o paciente melhorar da dor, no pós-operatório de cirurgia lombar, pois o quadro álgico nessa condição é de origem neuropática.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q799675 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

O programa de imagem motora graduada vem sendo usado para o tratamento de pacientes com SDCR e possui três estágios. No primeiro, os participantes veem uma série de fotografias e são convidados a identificar, o mais rápido possível, se a representação é de um membro esquerdo ou direito. No segundo, os participantes imaginam mover o membro afetado para a posição mostrada na fotografia. O último estágio envolve terapia com espelho, em que ambos os membros são movidos para adotar posturas simples, como as mostradas na fotografia.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q840428 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Jaguapitã PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2020

Saber as diferenças entre lesões do neurônio motor superior e inferior faz toda a diferença para o exame e o diagnóstico de pacientes neurológicos. Qual dos sinais a seguir representa uma característica de lesão do neurônio superior?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q797283 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. A diadococinesia é uma função que pode ser avaliada pedindo-se ao paciente que estenda seus antebraços e suas mãos à frente e realize movimentos alternados de pronação e supinação; esse é um dos testes que compõem a avaliação da coordenação motora.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q797585 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à neurofisiologia da dor, julgue os itens subsequentes. Os nociceptores polimodais respondem a todos os tipos de estímulos lesivos, incluindo substâncias químicas irritantes liberadas por tecidos lesados.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q797801 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue os itens que se seguem. Uma das formas de eletroterapia utilizadas na reabilitação de pacientes que sofreram PC é a estimulação elétrica funcional (FES), que tem como um de seus critérios de elegibilidade a lesão do motoneurônio superior com integridade do motoneurônio inferior.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q796920 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. Quando a percussão de uma área do membro superior, com o martelo de reflexos, causa a flexão do cotovelo associada à pronação do antebraço, foi deflagrado o reflexo tendinoso bicipital.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q799814 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação às doenças neuromusculares em crianças e adolescentes. A ventilação não invasiva aumentou a sobrevida dos pacientes com distrofia muscular do tipo Duchenne e diminuiu as taxas de óbito por causas respiratórias, no entanto a insuficiência cardíaca, as causas abdominais e as infecções tornaram-se as causas mais frequentes de óbito.
  1. ✂️
  2. ✂️

109Q798172 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir. A irradiação pode ser entendida como a propagação de uma contração muscular que aumenta à medida que o estímulo se intensifica, podendo ser produzida pela aplicação do reflexo de estiramento.
  1. ✂️
  2. ✂️

110Q844508 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 19 anos de idade deu entrada em um centro de reabilitação após alta hospitalar, apresentando histórico de lesão medular no nível T11 em consequência de um acidente de carro. Por se tratar de seu primeiro dia, a equipe multidisciplinar fez uma avaliação completa, incluindo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a American Spinal Injury Association (ASIA). Nos dias que se seguiram, ele conheceu o fisioterapeuta que o acompanhará, o qual é muito experiente em lesão medular e, no primeiro encontro dos dois, o paciente relatou que pesquisou acerca de tratamentos póslesão medular e questionou a respeito de um tratamento de eletroestimulação. O fisioterapeuta explicou que se trata de um tratamento experimental ainda em pesquisa e que, para o momento, planeja um tratamento voltado para sua maior participação e independência.

Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.  
Um dos objetivos de tratamento desse fisioterapeuta deve ser o de educar o paciente quanto à prevenção de lesões por pressão.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q845792 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Fisioterapeuta, GUALIMP, 2020

A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - FNP tem como princípios a estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, integrando técnicas manuais de alongamento e fortalecimento com seguintes princípios neurofisiológicos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q796992 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a fisiopatologia das doenças neuromusculares, julgue os itens a seguir. Na distrofia muscular de Duchenne, uma biópsia muscular demonstrará proliferação do tecido conjuntivo endomisial, degeneração dispersa e regeneração de miofibras, necrose de fibras musculares com infiltrado de células mononucleares e substituição de músculo por tecido adiposo.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q799486 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A doença de Parkinson é uma disfunção neurológica comum no adulto. Acerca dessa doença, julgue os próximos itens. É caracterizada como doença progressiva e degenerativa do sistema nervoso central que acomete os núcleos da base.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q800069 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

P.I.J., do sexo masculino, de 57 anos de idade, tem diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), estágio V, apresenta fraqueza muscular grave em membros superiores e inferiores e faz uso de ventilação mecânica domiciliar. Encontra-se em casa, dependente da cadeira de rodas e recebe assistência para as atividades de vida diária.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A ELA, assim como a síndrome de Guillain-Barré (SGB), é uma doença neuromuscular classificada como miopatia primária, diferente da doença muscular de Duchenne (DMD), uma doença neuromuscular neurogênica.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q796803 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue os itens que se seguem. Um dos tipos clínicos de PC é o extrapiramidal, caracterizado por presença de incoordenação axial e(ou) apendicular, comprometimento do equilíbrio e tônus muscular normalmente baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q798851 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Inibição recíproca é um processo que ocorre sempre que um músculo antagonista relaxa durante a contração de um músculo agonista.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q797938 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de sessenta e cinco anos de idade foi internado com diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré (SGB), com sintomas de parestesia e fraqueza muscular nos dois pés e na porção inferior das pernas, que evoluíram para as mãos e para os braços três dias após a internação.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O quadro de parestesia e fraqueza muscular verificado no momento da internação do paciente descrito tem sua fisiopatologia explicada pela lesão traumática dos nervos periféricos, o que afeta a função dos axônios sensoriais e motores que inervam as regiões corporais acometidas.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q796647 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. O ombro doloroso, uma ocorrência comum em pacientes que sofreram AVC, decorre de mecanismos biomecânicos alterados que lesam tecidos moles do complexo articular do ombro, e seu tratamento pode ser promovido com exercícios que estimulem os movimentos de rotação medial da escápula e do úmero.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q798605 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que ocorre pela perda de neurônios do sistema nervoso central na região conhecida como substância negra. Esses neurônios sintetizam o neurotransmissor dopamina cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores.

Nos pacientes que apresentam essa doença

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.