Início

Questões de Concursos Fisioterapia Neurológica

Resolva questões de Fisioterapia Neurológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q144453 | Fisioterapia, Fisioterapia neurológica, Analista Judiciário Fisioterapia, TJ PE, FCC

A toxina botulínica pode auxiliar o fisioterapeuta, uma vez que é utilizada para diminuir o efeito da hipertonicidade no movimento funcional nos pacientes com hemiparesia. A injeção local de toxina nos músculos hipertônicos produz uma fraqueza seletiva, isto ocorre pois a toxina interfere na liberação do neurotransmissor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q840537 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Bagé RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

Dentre as estratégias de tratamento e atividade do membro superior em indivíduos com hemiparesia, temos a Terapia de Contensão Induzida. Com relação a essa terapia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q800017 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. Uma hipertonia elástica ou espástica do músculo quadríceps femoral caracteriza-se pela presença de resistência contrária ao movimento passivo de flexão do joelho, que varia com a velocidade desse movimento e, em seguida, cede rápida e totalmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q840785 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Panambi RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

Sobre a atividade do membro superior em indivíduos com hemiparesia, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O desempenho também pode ser entendido como “envolvimento em uma situação de vida”, ou “experiência vivida” das pessoas no contexto real em que vivem.

( ) Para avaliar a capacidade do indivíduo, é necessário ter um ambiente “padronizado”, para neutralizar o impacto variável dos diferentes ambientes sobre a capacidade do indivíduo.

( ) A limitação na atividade do membro superior é uma das condições que mais incapacitam os indivíduos que sofreram um acidente vascular encefálico.

( ) O desempenho real refere-se ao nível de funcionamento experimentado subjetivamente por uma pessoa em um determinado domínio em um determinado momento em seu ambiente habitual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q800720 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a fisiopatologia das doenças neuromusculares, julgue os itens a seguir. Na distrofia muscular de Duchenne, uma das formas mais graves de distrofias musculares hereditárias, mutações no gene da distrofina levam à degeneração progressiva da fibra muscular e à fraqueza. A distrofina é uma proteína do núcleo da célula, que é grande e facilita as interações entre o núcleo e o citoesqueleto celular.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q801088 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo, com prevalência de 400 a 1.900 casos por 100.000 pessoas. Com relação à DP, julgue os próximos itens. A rigidez é uma das marcas clínicas do Parkinson, todavia somente se manifesta nas fases tardias da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q799562 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A terapia por contenção induzida é uma abordagem utilizada na neurorreabilitação, a qual busca a superação da Teoria do Desuso após lesão cerebral. Essa abordagem terapêutica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q796687 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos ao tratamento de mobilização neural (MN) nas disfunções musculoesqueléticas com componente neuropático. O tratamento de pacientes com cervicalgia por meio da MN reduz as dores de forma significativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q838875 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Catanduvas PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2021

Quanto à avaliação clínica do paciente crítico com alteração neurológica, é INCORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q801035 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, com relação às doenças neuromusculares em crianças e adolescentes. A principal repercussão da atrofia muscular espinhal do tipo I sobre o sistema respiratório ocorre no parênquima pulmonar, que causa redução da SpO2 em razão do déficit de oxigenação.
  1. ✂️
  2. ✂️

31Q800485 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. As lesões dos gânglios basais podem levar a um quadro clínico de escassez dos movimentos voluntários (hipocinesias) ou de presença de espasticidade (hipercinesias).
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q796422 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem com cinquenta e dois anos de idade, pedreiro de construção civil, chega ao hospital queixando-se de muita dor no braço direito. Ele conta que, há seis meses, sofreu queda de um andaime, que estava a três metros do solo, e contundiu o braço direito. Logo depois, desenvolveu, no braço e antebraço direito, uma dor que perdura até o momento. Na época da queda, o paciente foi avaliado em um pronto atendimento, onde fez uma radiografia do braço, a qual não apresentou anormalidades e, por isso, ele não foi tratado. Desde a lesão, a dor e o inchaço persistem. O exame físico revela que o braço direito é mais úmido e peludo que o esquerdo; não há fraqueza específica ou mudança sensorial, e a dor não melhora ao elevar o braço, no entanto, o braço direito é claramente mais edemaciado que o esquerdo, e a pele parece brilhante e fria.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A dor do paciente é decorrente da radiculopatia cervical.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q799304 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

A terapia com espelho, que visa criar uma ilusão de normalidade no membro afetado e gera efeito analgésico prolongado, pode ajudar na redução da dor e melhorar a função nos estágios iniciais da SDCR, mas não nos mais tardios.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q844207 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Moreilândia PE Fisioterapeuta PROVA ANULADA, Asconprev, 2020

O sistema nervoso tem mobilidade considerável para adaptar-se aos movimentos executados nas atividades diárias. No entanto, alguns nervos são vulneráveis a uma tensão maior. Para detectar sinais de tensão neural, o fisioterapeuta deve realizar os testes neurodinâmicos dos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente, nos quadros de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q841110 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Massaranduba SC Fisioterapeuta, FURB, 2020

O indivíduo portador da Síndrome de Guillain-Barré (SGB) apresenta uma desmielinização dos nervos periféricos. Sobre a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- É uma rara doença neurológica, de origem autoimune, cuja progressão se dá por uma sensação de parestesias nas extremidades distais dos membros inferiores e superiores, com dor neuropática se estabelecendo em metade dos casos. II- Os sintomas da SGB começam a surgir entre oito e dezesseis semanas, após infecção bacteriana. III- Em cerca de 85% dos casos, a fraqueza progressiva leva a uma paralisia da musculatura respiratória, tornando o paciente incapaz de respirar sem a ajuda de ventilação mecânica. IV- Uma característica necessária para o diagnóstico da SGB é a presença de uma alta concentração de proteína liquórica na primeira semana do surgimento dos sintomas.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q845017 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Estância Velha RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

A avaliação do grau de incapacidade física e da função neural dos pacientes com hanseníase é imprescindível para avaliar a integridade da função neural e o grau de incapacidade física no momento do diagnóstico, na ocorrência de estados reacionais e na alta por cura (término da poliquimioterapia). Assinale a alternativa INCORRETA sobre como a avaliação neurológica deve ser realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q797480 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

Com o desenvolvimento da tecnologia, as teorias foram expandidas para o mundo virtual. A realidade virtual consegue melhorar o padrão de movimento do membro afetado, porém não alivia a dor de pacientes com SDCR.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q801091 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Lesões cerebelares podem causar sintomas motores como dismetria, dissinergia e disdiadococinesia, que, em conjunto, usualmente são chamados de ataxia.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q843923 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Massaranduba SC Fisioterapeuta, FURB, 2020

O AVC é uma condição que pode resultar em prejuízo neurológico e levar à incapacidade e à morte. Suas manifestações frequentemente envolvem fraqueza muscular, espasticidade e padrões motores atípicos. Sobre a atuação do fisioterapeuta, no paciente acometido por um AVC, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q800530 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem com cinquenta e dois anos de idade, pedreiro de construção civil, chega ao hospital queixando-se de muita dor no braço direito. Ele conta que, há seis meses, sofreu queda de um andaime, que estava a três metros do solo, e contundiu o braço direito. Logo depois, desenvolveu, no braço e antebraço direito, uma dor que perdura até o momento. Na época da queda, o paciente foi avaliado em um pronto atendimento, onde fez uma radiografia do braço, a qual não apresentou anormalidades e, por isso, ele não foi tratado. Desde a lesão, a dor e o inchaço persistem. O exame físico revela que o braço direito é mais úmido e peludo que o esquerdo; não há fraqueza específica ou mudança sensorial, e a dor não melhora ao elevar o braço, no entanto, o braço direito é claramente mais edemaciado que o esquerdo, e a pele parece brilhante e fria.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A dor do paciente é decorrente da síndrome dolorosa complexa regional.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.