Questões de Concursos Fisioterapia Neurológica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q845017 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Estância Velha RS Fisioterapeuta, FUNDATEC, 2020

A avaliação do grau de incapacidade física e da função neural dos pacientes com hanseníase é imprescindível para avaliar a integridade da função neural e o grau de incapacidade física no momento do diagnóstico, na ocorrência de estados reacionais e na alta por cura (término da poliquimioterapia). Assinale a alternativa INCORRETA sobre como a avaliação neurológica deve ser realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33 Q844207 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Moreilândia PE Fisioterapeuta PROVA ANULADA, Asconprev, 2020

O sistema nervoso tem mobilidade considerável para adaptar-se aos movimentos executados nas atividades diárias. No entanto, alguns nervos são vulneráveis a uma tensão maior. Para detectar sinais de tensão neural, o fisioterapeuta deve realizar os testes neurodinâmicos dos nervos mediano, radial e ulnar, respectivamente, nos quadros de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34 Q800530 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem com cinquenta e dois anos de idade, pedreiro de construção civil, chega ao hospital queixando-se de muita dor no braço direito. Ele conta que, há seis meses, sofreu queda de um andaime, que estava a três metros do solo, e contundiu o braço direito. Logo depois, desenvolveu, no braço e antebraço direito, uma dor que perdura até o momento. Na época da queda, o paciente foi avaliado em um pronto atendimento, onde fez uma radiografia do braço, a qual não apresentou anormalidades e, por isso, ele não foi tratado. Desde a lesão, a dor e o inchaço persistem. O exame físico revela que o braço direito é mais úmido e peludo que o esquerdo; não há fraqueza específica ou mudança sensorial, e a dor não melhora ao elevar o braço, no entanto, o braço direito é claramente mais edemaciado que o esquerdo, e a pele parece brilhante e fria.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A dor do paciente é decorrente da síndrome dolorosa complexa regional.
  1. ✂️
  2. ✂️

35 Q799304 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A síndrome dolorosa complexa regional (SDCR) é uma condição dolorosa e debilitante caracterizada por alterações sensitivas, vasomotoras, sudomotoras e tróficas. Os tratamentos tradicionais de fisioterapia têm sido direcionados a sintomas periféricos, geralmente com eficácia limitada. À luz da crescente evidência científica sobre o sistema nervoso central na patogênese da SDCR, houve uma mudança de intervenções para modular o processamento central. As técnicas que apresentam promessas incluem terapia com espelho, imagens com motor graduado, treinamento sobre discriminação tátil.

Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.

A terapia com espelho, que visa criar uma ilusão de normalidade no membro afetado e gera efeito analgésico prolongado, pode ajudar na redução da dor e melhorar a função nos estágios iniciais da SDCR, mas não nos mais tardios.
  1. ✂️
  2. ✂️

36 Q841110 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Massaranduba SC Fisioterapeuta, FURB, 2020

O indivíduo portador da Síndrome de Guillain-Barré (SGB) apresenta uma desmielinização dos nervos periféricos. Sobre a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- É uma rara doença neurológica, de origem autoimune, cuja progressão se dá por uma sensação de parestesias nas extremidades distais dos membros inferiores e superiores, com dor neuropática se estabelecendo em metade dos casos. II- Os sintomas da SGB começam a surgir entre oito e dezesseis semanas, após infecção bacteriana. III- Em cerca de 85% dos casos, a fraqueza progressiva leva a uma paralisia da musculatura respiratória, tornando o paciente incapaz de respirar sem a ajuda de ventilação mecânica. IV- Uma característica necessária para o diagnóstico da SGB é a presença de uma alta concentração de proteína liquórica na primeira semana do surgimento dos sintomas.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37 Q799006 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir. A aplicação terapêutica de resistência contrária à movimentação deve ser adequada tanto às condições do paciente quanto ao objetivo terapêutico, considerando-se a premissa de que, quando uma contração muscular é resistida, ocorre um aumento da resposta muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

38 Q801091 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Lesões cerebelares podem causar sintomas motores como dismetria, dissinergia e disdiadococinesia, que, em conjunto, usualmente são chamados de ataxia.
  1. ✂️
  2. ✂️

39 Q797812 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A neurociência abrange o entendimento do funcionamento dos sistemas motores, especialmente porque o comprometimento desses sistemas por lesão neurológica acarreta deficiências suscetíveis a tratamento fisioterápico. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O reflexo de estiramento ou miotático é mediado pelos órgãos tendinosos de Golgi, tem como estímulo o alongamento muscular e, como resposta, o relaxamento do músculo que tenha sido alongado.
  1. ✂️
  2. ✂️

40 Q140150 | Fisioterapia, Fisioterapia neurológica, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 3a Região, FCC

A fadiga é um dos sintomas mais comuns da Esclerose Múltipla: 75 a 95% dos casos relatam vivenciar a fadiga, e 50 a 60% relatam a fadiga como o pior dos sintomas. Isso pode causar significativas limitações das atividades, até mesmo naqueles com poucos sintomas. Os exercícios de fortalecimento são importantes para esses indivíduos e devem ser com períodos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.