Início

Questões de Concursos Fisioterapia Neurológica

Resolva questões de Fisioterapia Neurológica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q800222 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

O Fisioterapeuta recebe em sua clínica um paciente com paralisia facial. Na avaliação, percebe dificuldade para enrugar a testa, franzir os supercílios, fechar as pálpebras, abrir a boca, assobiar e inflar a boca. O olho mantém-se aberto com ausência do ato de piscar. O quadro clínico é característico da lesão do nervo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q839961 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 1 ano e 3 meses de vida, sexo feminino, durante o acompanhamento pré-natal, foi diagnosticada com síndrome de Down. Ao nascer, ela precisou realizar uma cirurgia por malformação cardíaca, permanecendo internada na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) por um mês. Desde a alta hospitalar, a criança faz acompanhamento multiprofissional no centro de reabilitação infantil de sua cidade com uma fisioterapeuta, que é chefe do serviço de reabilitação. Em virtude da licença-maternidade dessa profissional, a paciente foi encaminhada para outro fisioterapeuta, que realizou uma nova avaliação e constatou hipotonia global, que a paciente rola para ambas as posturas (para prono e para supino), não passa de deitado para sentado, senta-se com equilíbrio precário (com a base alargada e com apoio em tronco e membros superiores), não assume o gatas e não se transfere para de pé. Quando colocada de pé, apresenta hiperextensão de joelhos bilateralmente, hiperlordose lombar e pés pronados (apoio medial). Como a primeira fisioterapeuta acompanhou a paciente desde o seu primeiro mês de vida, e por ser chefe do fisioterapeuta substituto, ela resolveu prescrever as condutas que deveriam ser realizadas em sua ausência, a fim de auxiliar o colega e otimizar o tratamento da criança. Durante o tempo de licença-maternidade, não houve intercorrências durante as sessões, entretanto a mãe queixou-se do profissional substituto porque, ao perguntar a respeito dos objetivos e das condutas de tratamento, ele não esclareceu quais eram e como seria conduzida a reabilitação.

 Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Tendo como base a hipotonia global apresentada pela paciente, caso o tratamento fisioterapêutico pretenda melhorar a postura sentada, é necessário realizar atividades em planos mais altos e contra a gravidade, a fim de melhor recrutar musculaturas de tronco e, consequentemente, melhorar a sua estabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q797809 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da pressão intracraniana, julgue os itens subsecutivos. O aumento do perímetro cefálico e o movimento do líquor para fora da cavidade craniana para o espaço subaracnoide espinhal são alguns dos mecanismos de compensação do aumento do volume intracraniano em criança.
  1. ✂️
  2. ✂️

84Q797502 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. A terapia de contenção induzida, uma das modalidades de tratamento indicado para os comprometimentos do membro superior plégico de pacientes vítimas de AVC, baseia-se na restrição dos movimentos do braço não afetado e na realização de exercícios ou envolvimento do braço afetado em atividades de vida diária, por muitas horas durante o dia.
  1. ✂️
  2. ✂️

85Q796815 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, considerando que as lesões medulares geralmente resultam em sérias deficiências, incluindo paraplegia, tetraplegia e paralisia completa. A lesão total do plexo braquial causa paralisia parcial do braço, com perda sensitiva parcial da mão, do antebraço e da face externa do braço a partir do ombro.
  1. ✂️
  2. ✂️

86Q796606 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo, com prevalência de 400 a 1.900 casos por 100.000 pessoas. Com relação à DP, julgue os próximos itens. Movimentos automáticos — como deglutição, fala e tosse — são particularmente afetados pela DP.
  1. ✂️
  2. ✂️

87Q796951 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

P.M.S., de 5 anos de idade, chegou para atendimento fisioterapêutico ambulatorial, acompanhado de sua mãe, com diagnóstico de paralisia cerebral diparética. Apresentou espasticidade em membros inferiores e pequeno deficit em controle de tronco, andava com dispositivo manual de mobilidade em superfícies planas e subia escadas com a assistência de um adulto.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Na paralisia cerebral, o tipo espástico, em que o músculo mostra uma resistência menor do que a esperada durante o movimento passivo, é o mais comum. Nesse tipo, alterações como clônus e hiper-reflexia estão presentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q797638 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir. A aproximação é um procedimento básico da FNP que envolve compressão das articulações que devem estar alinhadas antes da aplicação do procedimento, sendo de grande utilidade em casos de pacientes com artralgias.
  1. ✂️
  2. ✂️

89Q798809 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, considerando que as lesões medulares geralmente resultam em sérias deficiências, incluindo paraplegia, tetraplegia e paralisia completa. A compressão do nervo ulnar causa a síndrome do pronador.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q845812 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 52 anos de idade, enfermeira, sofreu trauma doméstico com fratura de escafoide em mão esquerda há dois meses. Foi tratada conservadoramente com imobilização gessada, porém desenvolveu atrofia de Sudeck. Durante a avaliação fisioterapêutica, observaram-se punho e mão edemaciados, lustrosos, cianóticos e frios. Nota-se hipersensibilidade à palpação e ela refere impossibilidade de vestir luvas para realizar procedimentos laborais, e até a manga do jaleco lhe causa incômodo. Fez infiltração com corticoide no local, foi novamente imobilizada com tala removível, afastada do trabalho e indicada para fisioterapia.

 Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A atrofia de Sudeck é um distúrbio causado pela maior ativação do sistema nervoso parassimpático.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q797680 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Nos pacientes com lesões medulares, identificar o nível da lesão auxilia no programa de tratamento da fisioterapia. Os grupos musculares chaves dos miótomos L4, L5 e S1 podem ser avaliados de acordo com a American Spinal Injury Association (ASIA). Assinale a alternativa em que estes aparecem corretamente ordenados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q139815 | Fisioterapia, Fisioterapia neurológica, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 7a Região, FCC

Sobre osteoporose em pacientes com lesão medular é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q799081 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. Durante o tratamento fisioterapêutico, é importante que o paciente hemiplégico seja treinado a mover seletivamente o tronco e as extremidades, porque há uma tendência de ele passar a realizar movimentos estereotipados conhecidos como sinergias em massa, que dificultam a realização de tarefas funcionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

94Q798358 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é um método de intervenção composto de procedimentos básicos que podem ser utilizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de auxiliar os pacientes a melhorar sua funcionalidade. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir. O contato manual pressupõe a aplicação de uma pressão sobre o segmento corporal que se quer estimular, em direção oposta ao movimento, visando-se à estimulação de receptores sensoriais específicos, com o objetivo de informar ao paciente a direção que o movimento deve seguir.
  1. ✂️
  2. ✂️

95Q843868 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 19 anos de idade deu entrada em um centro de reabilitação após alta hospitalar, apresentando histórico de lesão medular no nível T11 em consequência de um acidente de carro. Por se tratar de seu primeiro dia, a equipe multidisciplinar fez uma avaliação completa, incluindo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e a American Spinal Injury Association (ASIA). Nos dias que se seguiram, ele conheceu o fisioterapeuta que o acompanhará, o qual é muito experiente em lesão medular e, no primeiro encontro dos dois, o paciente relatou que pesquisou acerca de tratamentos póslesão medular e questionou a respeito de um tratamento de eletroestimulação. O fisioterapeuta explicou que se trata de um tratamento experimental ainda em pesquisa e que, para o momento, planeja um tratamento voltado para sua maior participação e independência.

Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.  
Ao realizar a CIF, será possível analisar funções deficientes desse paciente, como intestino, bexiga e sexualidade. E, ainda, nessa classificação, os serviços de saúde aos quais ele tem acesso serão considerados como facilitadores no componente “fatores ambientais”.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q799630 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue os itens que se seguem. A abordagem do método neuroevolutivo, comumente utilizado pela fisioterapia no tratamento das PC, baseia-se em pontos chaves de controle por meio dos quais a inibição da atividade anormal pode ser obtida simultaneamente à facilitação da atividade normal.
  1. ✂️
  2. ✂️

97Q796873 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue os itens seguintes. A avaliação da paralisia facial de origem central se diferencia da de origem periférica, pois, na central, verifica-se paralisia do quadrante facial inferior contralateral à lesão, enquanto, na periférica, verifica-se paralisia de toda a hemiface homolateral à lesão.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q796628 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são as causas mais comuns das hemiplegias, quadros clínicos para os quais os fisioterapeutas comumente são indicados a tratar. Com relação aos aspectos clínicos que direcionam o tratamento das hemiplegias e às práticas aplicadas nesse tratamento, julgue os itens subsecutivos. Durante o início do treinamento de marcha do paciente hemiplégico, pode-se permitir que ele descarregue o peso corporal sobre o membro parético, ainda que o joelho permaneça hiperestendido e o pé permaneça em equino, uma vez que, nessa etapa do tratamento, o treinamento da fase de oscilação da marcha é o mais relevante.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q796964 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da pressão intracraniana, julgue os itens subsecutivos. São sinais e sintomas de hipertensão intracraniana: cefaleia, taquicardia, dor abdominal, vômitos e fasciculação de língua.
  1. ✂️
  2. ✂️

100Q859343 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Prefeitura de Tenório PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

O acidente vascular encefálico é a perda repentina da função neurológica causada por uma interrupção do fluxo sanguíneo para o encéfalo e, clinicamente, poderão ser produzidos vários déficits focais, incluindo alterações no nível de consciência e comprometimento das funções sensorial, motora, cognitiva, perceptiva e de linguagem. Logo, o processo de reabilitação deve ser iniciado o quanto antes, inclusive o de locomoção.
Avalie as afirmações a seguir com relação a esse aspecto.
I- O uso prolongado de um andador incentiva o posicionamento do tronco para trás, com descarga máxima nos membros superiores. II- A eletroestimulação neuromuscular tem sido empregada para melhorar a função dos plantiflexores e prevenir a queda do pé. III- O padrão de instabilidade e de fraqueza no tornozelo e no joelho, e a extensão e o grau de gravidade da espasticidade e dos déficits sensoriais dos membros constituem as principais considerações a serem feitas ao prescrever uma órtese. IV- Um paciente com hiperextensão do joelho sem instabilidade do pé e/ou do tornozelo pode ser beneficiado pela aplicação de uma Swedish Knee Cage para proteger o joelho. V- Atividades de treinamento com cadeiras de rodas incluem a instrução do paciente e do cuidador quanto ao uso, à manutenção e à segurança de todas as partes da cadeira.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.