Questões de Concursos Fisioterapia Respiratória

Resolva questões de Fisioterapia Respiratória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q907443 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta Cardiovascular, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A insuficiência cardíaca descompensada (ICD) é uma síndrome clínica na qual uma alteração estrutural ou funcional do coração o incapacita de ejetar e / ou acomodar sangue dentro de valores pressóricos adequados, causando limitação funcional, intolerância aos esforços e retenção de fluidos, havendo necessidade de intervenção terapêutica imediata. Em casos mais graves, não responsivos ao tratamento medicamentoso, a oxigenoterapia e a ventilação não invasiva são indicadas para intubação e suporte ventilatório invasivo.

Sobre os fatores que dificultam o desmame da ventilação mecânica invasiva em pacientes com ICD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) A ação da pressão positiva intratorácica aumenta a pré e pós-carga ventricular esquerda, contribuindo para a estabilização do quadro de ICD, porém dificulta o desmame da ventilação mecânica.

( ) Pacientes com ICD apresentam redução de força e massa muscular respiratória, podendo estar afetadas, também, a espessura dos capilares e a atividade das enzimas oxidativas do músculo, fatores que contribuem para a hipotrofia do diafragma, o que pode dificultar o desmame da ventilação mecânica.

( ) A redução do suporte ventilatório tem o potencial de induzir isquemia ou falência cardíaca em pacientes com reserva cardíaca limitada. Nesse momento, pode ocorrer liberação de catecolaminas, que resulta em taquicardia, o que também contribui para aumentar a pós-carga de ambos os ventrículos.

( ) Em pacientes com ICD, a supressão do suporte ventilatório pode retardar ou mesmo falhar, também devido a fatores como congestão pulmonar e síndrome do baixo débito cardíaco, que reduzem o trabalho respiratório e reduzem o fluxo sanguíneo dos músculos respiratórios.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1071546 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Compreender os princípios e técnicas da fisioterapia respiratória é fundamental para profissionais de saúde e estudantes que lidam com pacientes acamados em ambientes clínicos e domiciliares. Em pacientes acamados é importante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1033409 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

A fisioterapia respiratória é reconhecida como elemento fundamental no manejo terapêutico de doenças respiratórias agudas e crônicas em recém-nascidos (RN), lactentes e crianças. O nome da técnica de desobstrução brônquica aplicada em lactentes obtida por meio de uma pressão manual toracoabdominal lenta, que se inicia ao final da expiração espontânea e é mantida até o VR, com o objetivo de obter um volume expirado maior que o de uma expiração normal, que ela apenas prolonga e completa, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1033410 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

No modo ventilatório PCV (pressure controlled ventilation), o objetivo é manter uma pressão na via aérea (PVa) constante durante a inspiração. Dessa forma, a pressão inspiratória (PI) acima da PEEP programada é fixa e determinada pelo operador. Qual é a ciclagem dessa modalidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1033411 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

O termo “desmame ventilatório” refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea. Quando, nesse processo, ocorre a falha em mais de três testes de respiração espontânea (TRE) e/ou permanência por mais de sete dias em ventilação mecânica (VM) após o primeiro, ocorre o que é conhecido como desmame
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1033412 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

O controle efetivo da pressão do Cuff da cânula endotraqueal é um cuidado importante para prevenção da PAVM. A manutenção da pressão adequada do Cuff deve assegurar a vedação da traqueia para impedir microaspirações de secreções subglóticas para o trato respiratório inferior. É recomendada uma pressão de Cuff que varia entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1033413 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

Um paciente de 10 meses chegou ao pronto-socorro com queixa de diarreia e vômitos há 2 dias, com dificuldade de hidratação via oral. O médico, após exame físico, solicita gasometria arterial coletada em ar ambiente que tem como resultado: pH: 7,10 PaCO2: 33mmHg PaO2: 90mmHg Bic: 10mEq BE: -8 SatO2: 96%. Baseado nesses dados, o tipo de distúrbio encontrado no exame foi acidose
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1033414 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

A respiração fisiológica consiste na realização de inspirações e expirações ritmadas e harmônicas, de forma que mantemos uma frequência respiratória regular e promovemos a ventilação pulmonar. No entanto, alguns distúrbios que acometem o sistema respiratório podem acabar alterando as características fisiológicas da respiração e promovendo a instalação de alterações do ritmo respiratório anormal. Um desses ritmos é o CheyneStokes, caracterizado por respiração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1033415 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

Tem-se recomendado que o ortostatismo seja incluído no programa de mobilização precoce, com o objetivo de minimizar os efeitos adversos da imobilização. A assistência da prancha ortostática é recomendada para reintroduzir os pacientes à posição vertical quando eles estão inaptos a realizarem ortostatismo ou se mobilizarem de forma segura, mesmo com assistência. São efeitos benéficos do ortostatismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1033416 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

A gravidade da síndrome do desconforto respiratório (SDRA) está relacionada às alterações da oxigenação, sendo expressa por meio da relação entre PaO2 e FIO2. Nesse sentido, a SDRA moderada tem valor de relação PaO2/FiO2
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1034188 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia, UFG, IV UFG, 2024

A pressão de platô é importante marcador de lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica, tendo sido em vários estudos relacionada à mortalidade em pacientes com síndrome desconforto respiratório agudo (SDRA) mecanicamente ventilados. Sua medida pode ser feita a partir de uma pausa inspiratória, em condições de fluxo zero, ou de maneira matemática. Sabendo-se que o volume corrente é de 500 ml, a complacência estática do sistema respiratório é de 40 ml/cmH2O e a PEEP de 5 cmH2O, o valor da pressão de platô corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q995792 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta Intensivista Neonatal, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Criança com 10 meses, RN pré-termo, PIG, Capurro: 28 semanas, Apgar: 5 e 5, com necessidade de uso de ventilação mecânica (Doença da Membrana Hialina - DMH Grau III) e surfactante com menos de 24 horas de vida. Evoluiu com tempo prolongado de internação neonatal. Diagnóstico clínico na alta hospitalar: Atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, retinopatia da prematuridade, osteopenia da prematuridade, displasia broncopulmonar com uso de oxigenoterapia domiciliar. Com relação ao caso clínico acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q907478 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta Neonatologia, HRTN MG, FUNDEP, 2024

O principal objetivo das técnicas e manobras de fisioterapia respiratória em recém-nascidos (RN) é auxiliar na mobilização e remoção das secreções retidas com o propósito final de melhorar o intercâmbio gasoso e reduzir o trabalho ventilatório.

Com relação às indicações e local de ação das técnicas e manobras de fisioterapia respiratória, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q907480 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta Neonatologia, HRTN MG, FUNDEP, 2024

A administração de oxigênio suplementar é uma das terapias mais utilizadas em Unidades de Terapia Intensiva em recém-nascidos (RN) com disfunções cardiorrespiratórias.

Com relação aos recursos de oxigenoterapia em neonatologia e pediatria, analise as afirmativas a seguir.

I. A cânula nasal simples consiste em um sistema de baixo fluxo de ar em que a FiO2 varia de acordo com a inspiração do RN. Quanto menor o pico inspiratório, maior o arrastamento de ar ambiente, diminuindo assim a FiO2 ofertada. Sua suplementação oferece uma fração estimada máxima em aproximadamente 85%, sendo mais efetiva para RN com hipoxia grave.

II. A ventilação por cânula nasal de alto fluxo de oxigênio (CNAF) diminui o trabalho respiratório, melhora a oxigenação e reduz as taxas de intubação. O circuito da CNAF pode fornecer uma FiO2 de até 100%, fluxo máximo de 60 L/min e proporciona certo valor de pressão positiva na via aérea.

III. Os efeitos fisiológicos do CNAF são otimizar o controle sobre a FiO2 ofertada, realizar a diluição do CO2 exalado, reduzir o espaço morto anatômico, umidificar e aquecer o ar inalado em simulação próxima às condições da via aérea superior.

IV. Os métodos não invasivos de administração de oxigênio (halo cefálico, tenda de oxigênio e incubadora de fluxo interno) apresentam como vantagens o oxigênio ser canalizado para um recipiente de entrada e a FiO2 real poder ser determinada com precisão por meio de um analisador de oxigênio colocado próximo à boca do RN. As desvantagens são o risco de obstrução das vias aéreas pelo sistema, a distensão gástrica do RN e, em casos de alto fluxo de oxigênio, pode ocorrer uma toxicidade por CO2 .

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q901867 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A espirometria é registrada com o paciente sentado respirando calmamente várias vezes em volume corrente, quando então realiza uma inspiração máxima, seguida de uma expiração forçada que é mantida por pelo menos seis segundos ou mais, com esforço vigoroso continuado. Estas manobras são representadas como uma curva de volume-tempo ou como uma curva de fluxo-volume. As curvas de fluxo-volume são comparadas a padrões especiais, que podem indicar várias condições clínicas ou anatômicas. No teste o volume eliminado em manobra expiratória forçada desde a CPT até o VR define:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1021639 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, IBFC, 2023

Uma variedade de técnicas, procedimentos e dispositivos pode ser utilizada no tratamento de problemas ventilatórios do paciente, mas certos princípios e práticas são básicos para todas as terapias respiratórias. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1056216 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Muitos pacientes infectados com Covid-19 podem apresentar delirium. O delirium pode ser uma manifestação decorrente de invasão direta do Sistema Nervoso Central (SNC); indução de mediadores inflamatórios do SNC; efeito secundário de falha de outro sistema de órgãos; efeito de estratégias sedativas; tempo prolongado de VM; ou, fatores ambientais, incluindo isolamento social. Em pacientes que necessitam de suporte de Ventilação Mecânica (VM), o quadro poderá se agravar, dificultando o desmame e prolongando o tempo de VM. As taxas de delirium entre pacientes de UTI mecanicamente ventilados foram de 70 a 75%;sua duração tem se mostrado, também, um preditor independente de longa permanência na UTI. Nesses pacientes, é mandatório o rastreio ativo de delirium, por meio do uso de ferramentas de avaliação como a escala Confusion Assessment Method in an Intensive Care Unit (CAM-ICU). Sobre a relação entre a Covid-19 e a dificuldade no desmame da VM, analise as afirmativas a seguir.

I. Muitos pacientes infectados com Covid-19 podem apresentar despertar difícil da VM em razão do delirium.

II. O enfrentamento do delirium em pacientes com Covid-19, para melhora do desmame da VM, exige ações farmacológicas e não farmacológicas.

III. Manuseio multidisciplinar para dor e ansiedade pode apresentar benefícios para pacientes com Covid-19 em VM.

IV. Pacientes intubados e ventilados com Covid-19 e IMC menor ou igual a 30 kg/m2 apresentaram menor chance de extubação do que aqueles com IMC < 30 kg/m2 .

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1056218 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


João Paulo, 75 anos, evidencia longa história de tabagismo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não adesão ao tratamento farmacológico; apresentou dispneia progressiva e febre há dois dias. Seus sinais vitais são pressão arterial 140 x 90 mmHg; frequência cardíaca (FC) 122 bpm; FR 32/min; e, temperatura 37,5° C. Apresentava tosse produtiva. Em uso da musculatura respiratória acessória com sibilos difusos bilaterais. Estava alerta, mas sem a capacidade de falar frases completas. A gasometria arterial apresentava: pH: 7,25; PaO2: 57mmHg; PaCO2: 62mmHg. Uma radiografia de tórax evidenciou imagem de consolidação em lobo inferior direito. Iniciou terapia broncodilatadora e esteroides venosos e oxigenoterapia com cateter nasal. Foram coletadas hemocultura e cultura de secreção traqueal e iniciada antibioticoterapia. Foi colocado em VNI e, por ter evoluído com piora do quadro (taquipneia, diminuição do sensório), sedado, intubado e colocado em ventilação invasiva.

Considerando o melhor controle de início de VM e, ainda, que o peso predito do paciente é 80 kg, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1056219 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


João Paulo, 75 anos, evidencia longa história de tabagismo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não adesão ao tratamento farmacológico; apresentou dispneia progressiva e febre há dois dias. Seus sinais vitais são pressão arterial 140 x 90 mmHg; frequência cardíaca (FC) 122 bpm; FR 32/min; e, temperatura 37,5° C. Apresentava tosse produtiva. Em uso da musculatura respiratória acessória com sibilos difusos bilaterais. Estava alerta, mas sem a capacidade de falar frases completas. A gasometria arterial apresentava: pH: 7,25; PaO2: 57mmHg; PaCO2: 62mmHg. Uma radiografia de tórax evidenciou imagem de consolidação em lobo inferior direito. Iniciou terapia broncodilatadora e esteroides venosos e oxigenoterapia com cateter nasal. Foram coletadas hemocultura e cultura de secreção traqueal e iniciada antibioticoterapia. Foi colocado em VNI e, por ter evoluído com piora do quadro (taquipneia, diminuição do sensório), sedado, intubado e colocado em ventilação invasiva.

Sabe-se que João Paulo melhorou da pneumonia, estava afebril; e, a equipe avaliou a possibilidade de desmame. As drogas sedativas foram interrompidas e no primeiro TRE foi utilizado pressão de suporte de 7 cmH2O. Considerando os parâmetros necessários para que o paciente realize o TRE, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1056220 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.

O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


João Paulo, 75 anos, evidencia longa história de tabagismo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não adesão ao tratamento farmacológico; apresentou dispneia progressiva e febre há dois dias. Seus sinais vitais são pressão arterial 140 x 90 mmHg; frequência cardíaca (FC) 122 bpm; FR 32/min; e, temperatura 37,5° C. Apresentava tosse produtiva. Em uso da musculatura respiratória acessória com sibilos difusos bilaterais. Estava alerta, mas sem a capacidade de falar frases completas. A gasometria arterial apresentava: pH: 7,25; PaO2: 57mmHg; PaCO2: 62mmHg. Uma radiografia de tórax evidenciou imagem de consolidação em lobo inferior direito. Iniciou terapia broncodilatadora e esteroides venosos e oxigenoterapia com cateter nasal. Foram coletadas hemocultura e cultura de secreção traqueal e iniciada antibioticoterapia. Foi colocado em VNI e, por ter evoluído com piora do quadro (taquipneia, diminuição do sensório), sedado, intubado e colocado em ventilação invasiva.

João Paulo recebeu mais de três tentativas de TRE sem sucesso; ele voltou a ter febre e secreção purulenta. Permaneceu em ventilação invasiva com pressão de suporte de 10 cmH2O; PEEP (8 cmH2O); e, baixa FiO2. Lúcido; edemaciado; emagrecido; e, com perda de massa muscular. O ecocardiograma evidenciou disfunção diastólica e hipertensão pulmonar moderada. Considerando a categoria do desmame do paciente, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.