Início

Questões de Concursos Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia

Resolva questões de Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q844631 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Sobre os aspectos relacionados à cinesioterapia, é correto afirmar que as técnicas de mobilização glenoumeral são importantes para alcançar o movimento acessório nos estágios finais da cicatrização, contanto que a articulação seja submetida a altas forças de impacto direto e que o tratamento seja acompanhado de terapia medicamentosa. II. Os estabilizadores da escápula podem ser fortalecidos solicitando-se ao paciente que realize levantamentos, abdução vertical em decúbito ventral, aumento do consumo de gordura trans e manobras para controle neuromuscular. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q797823 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma “fisgada” muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

Em um primeiro momento, deve-se enfatizar, no tratamento, o PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) como conduta, a fim de minimizar os sintomas agudos da lesão e auxiliar no processo de reparação do tecido muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

183Q797885 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

Uma das causas da disfunção patelofemoral é o aumento do valgismo dinâmico do joelho, causado pela rotação femoral medial e pela rotação lateral da tíbia, podendo estar associado também a um valgismo do tornozelo.
  1. ✂️
  2. ✂️

184Q798937 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A determinação do diagnóstico de uma doença reumatológica pode ser feita por meio de exames clínicos, físicos e laboratoriais. Com relação à artrite reumatoide (AR), julgue os itens subsequentes. Os pacientes podem apresentar anquilose fibrosa ou óssea nos estágios iniciais da doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

185Q846189 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A fisioterapia em ortopedia e traumatologia atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças que acometem a cavidade bucal, como neoplasias e cárie bucal.

II. A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas no corpo humano. Essa ciência exige a compreensão das diversas características dos sistemas muscular e esquelético, pois a realização de movimentos mais simples requer a ação de apenas um músculo individualmente, o qual desempenha um papel bem definido no leque de funções complementares necessárias. Assim, a ação do fisioterapeuta deve basear-se em conhecimentos científicos e sistêmicos, não apenas teóricos.

III. Para o tratamento do nervo mediano, o fisioterapeuta pode realizar a manutenção da posição estática ou realizar mobilizações oscilatórias do segmento na parte distal (punho), fazendo de 10 a 40 oscilações em 20 segundos. O tratamento do nervo mediano também pode ser realizado de forma ativa. O paciente realiza a abdução associada à depressão dos ombros bilateralmente, com um dos punhos inicialmente em flexão e o outro em extensão. O fisioterapeuta solicita que o paciente realize flexão e extensão alternadamente entre os punhos.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q843697 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No âmbito da saúde do idoso, a fisioterapia tem como objetivo geral permitir que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe. Dessa forma, espera-se que o idoso realize suas atividades cotidianas apenas com a ajuda de cuidadores e familiares.

II. O exercício terapêutico é o único recurso de cura e reabilitação do ombro após uma fratura exposta. Assim, diante de uma situação de urgência, ou mesmo em caso de um acidente grave, o fisioterapeuta é o profissional que deve assumir a responsabilidade de atendimento pré-hospitalar do paciente ferido.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q798141 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que certa paciente de 45 anos de idade, médica, cirurgiã plástica, praticante de esportes de aventura, sofreu uma queda em um treino de bicicleta e fraturou a tuberosidade maior do úmero esquerdo. No exame de imagem de ressonância magnética, ficou constatada uma fratura por avulsão. A paciente foi submetida a tratamento cirúrgico para fixação da fratura e encaminhada para fisioterapia. Durante a entrevista da fisioterapia, relatou que também era praticante de tênis de maneira recreacional e que sentia dor no ombro direito no momento do saque e no cotovelo direito no momento de backhand.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A probabilidade de sucesso no processo de reabilitação é pequeno porque, em fraturas proximais de úmero, o ideal seria uma artroplastia de ombro.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q799472 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente do sexo masculino, com cinquenta e oito anos de idade, com diagnóstico de câncer de orofaringe, foi submetido à cirurgia para ressecção tumoral, com esvaziamento cervical à esquerda seguido de radioterapia concomitante a quimioterapia. Esse paciente apresentou abertura de boca de 18 mm — distância interincisivos —, radiodermite aguda grau 3 em região cervical e ombro esquerdo caído.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

A síndrome do ombro caído, decorrente da lesão do nervo acessório após esvaziamento cervical, ocorre por fraqueza do manguito rotador, responsável pela estabilidade glenoumeral.
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q842640 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na assistência ao paciente com câncer, o fisioterapeuta deve atuar nos sintomas decorrentes da patologia e do tratamento, agravando as complicações como: dor, fraqueza muscular, tensão muscular, fadiga, perda de massa muscular, linfedemas, fibroses, retrações e aderências cicatriciais, diminuição da amplitude de movimentos, encurtamentos musculares, alterações posturais e alterações respiratórias.

II. A fisioterapia esportiva é uma especialidade focada em ações específicas para atletas, profissionais ou não, na busca por tratamento ou pela prevenção de lesões e/ou traumatismos. O objetivo final é garantir que o atleta tenha um rendimento exíguo e consiga praticar suas atividades físicas da forma mais débil possível ou mesmo, em alguns casos, possa reduzir o seu desempenho.

III. A articulação acromioclavicular é conhecida também como articulação do processo acromial da escápula e que corresponde a uma pequena articulação sinovial entre a ponta lateral da clavícula e o processo acromial da escápula. Essa articulação é classificada como uma articulação diartrodial irregular, pois, apesar de ser uma estrutura articular, permite apenas movimentos limitados.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q797106 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito dos mecanismos de lesões traumáticas, julgue os itens que se seguem. A lesão de músculos isquiotibiais ocorre durante a fase de apoio da corrida, tendo em vista que, nessa fase, eles absorvem a energia elástica para contrair e promovem a desaceleração do avanço do membro na preparação do contato inicial do calcâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q797797 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

Paciente do sexo masculino, com 17 anos, foi diagnosticado com Doença Scheuermann. Essa doença, descrita em 1920, é caracterizada por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q796303 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Analista Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a um paciente com hipertensão arterial, 87,5 kg de massa corporal, 188 cm de altura e diagnóstico de osteoartrite do joelho direito, com queixa de rigidez e dor nessa mesma estrutura articular, julgue os itens que se seguem. De acordo com evidências científicas relacionadas ao tratamento de osteoartrite, deve ser recomendada perda de peso para o paciente em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️

193Q801404 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

Na avaliação de pacientes traumato-ortopédicos, é importante a realização de alguns testes especiais. Assinale a alternativa que indica corretamente em que caso o teste de SPEDD pode ser utilizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q798593 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

O recurso ultrassom é considerado como termoterapia e pode ser utilizado para tratamento de lesões ortopédicas agudas e crônicas. Com relação a esse recurso, julgue os itens subsequentes. Os efeitos de um ultrassom com a frequência de 1 MHz ocorrem mais profundamente dentro de tecidos que quando a frequência de 3 MHz é utilizada.
  1. ✂️
  2. ✂️

195Q799066 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

A osteoartrite da mão é evidente pelo crescimento exacerbado dos ossos nas articulações proximais e distais dos dedos

Esses nódulos são conhecidos, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q796254 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão. Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

No caso de uma compressão radicular lombar levando a um quadro de parestesia momentâneo, seria importante avaliar-se a possibilidade de uma lesão discal ou radicular que pudesse justificar esse sintoma. Os exames mais indicados para isso seriam a ressonância nuclear magnética da coluna lombar e a eletroneuromiografia.
  1. ✂️
  2. ✂️

197Q796841 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

A.P.S, de 40 anos de idade, foi internada em hospital da rede pública, após sofrer um traumatismo raquimedular por arma de fogo. A avaliação da equipe multidisciplinar identificou lesão completa em nível de T5. A paciente apresentou paralisia flácida, disfunção vesical e intestinal.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O modelo médico assistencial privatista é o modelo hegemônico no Brasil. Esse modelo tem como características o atendimento coletivo, o curativo e o embasado na demanda espontânea.
  1. ✂️
  2. ✂️

198Q797556 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão. Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A fratura do V metatarso provavelmente foi causada por uma insuficiência óssea (osteopenia ou osteoporose), visto que essa paciente já entrou na menopausa.
  1. ✂️
  2. ✂️

199Q844517 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os impulsos das fibras córtico-espinais modulam os níveis de recrutamento e frequência de descarga das unidades motoras e determinam o início e fim dos movimentos, bem como a sua velocidade e a força empregada. A força independe do número de células córtico-espinais estimuladas ou da sua frequência de descarga, embora a duração da contração seja determinada pela duração da atividade dessas células.

II. A cervicalgia tem atingido grande percentual da população e está associada a fatores como esforços bruscos e posturas inadequadas ligadas principalmente ao trabalho. Questões emocionais também contribuem, ou seja, maus hábitos de vida, tais como: tarefas repetitivas, serviços físicos pesados e até mesmo alterações nas articulações temporomandibular.

III. A fisioterapia tem por objetivo principal analisar e compreender os riscos biológicos do ambiente de trabalho a fim de melhorar a eficiência das entidades e sistemas de produção.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q797726 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Considere hipoteticamente que certa paciente de 45 anos de idade, médica, cirurgiã plástica, praticante de esportes de aventura, sofreu uma queda em um treino de bicicleta e fraturou a tuberosidade maior do úmero esquerdo. No exame de imagem de ressonância magnética, ficou constatada uma fratura por avulsão. A paciente foi submetida a tratamento cirúrgico para fixação da fratura e encaminhada para fisioterapia. Durante a entrevista da fisioterapia, relatou que também era praticante de tênis de maneira recreacional e que sentia dor no ombro direito no momento do saque e no cotovelo direito no momento de backhand.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Nos atletas, pode-se atribuir uma maior incidência de dor no cotovelo em razão de erros no movimento, que faz com que eles sobrecarreguem mais os respectivos cotovelos em movimentos específicos da prática do tênis.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.