Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q799379 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem com sessenta e cinco anos de idade, fumante desde os dezoito anos de idade, foi atendido no pronto-socorro, com dispneia progressiva aos esforços e tosse, com expectoração espessa e frequência respiratória de 30 irpm. Os resultados da gasometria arterial foram: pH = 7,25; PaCO2 = 68 mmH2O; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 32 mEq/L; SatO2 = 87% com cateter de oxigênio a 3 L/m. A espirometria após broncodilatador apresentou: CVF(L) = 2,22 (79% do previsto); VEF1 (L) = 1,03 (42% do previsto); e VEF1/CVF = 46,30 (53% do previsto). Os dados obtidos das pressões respiratórias máximas foram: PImáx = 55 cmH2O (60% do previsto); e Pemáx = 60 cmH2O (63% do previsto).

Acerca desse caso clínico, julgue os seguintes itens.

Se o paciente for submetido a exame com imagem radiológica, o resultado provável deverá ser de hiperinsuflação pulmonar, retificação diafragmática, aumento dos espaços intercostais e hipotransparência.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q800984 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A resistência das vias aéreas depende somente da geometria da árvore traqueobrônquica e do volume pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q799737 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. Em se tratando de paciente com hipercapnia aguda, é necessário ajustar a VNI com dois níveis pressóricos (BILEVEL) a fim de adequar os volumes pulmonares para reverter a acidemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q844825 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

Em uma avaliação gasométrica podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q796286 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue os próximos itens. Na condição clínica em apreço, a ventilação mecânica contribui para a manutenção da pressão parcial de oxigênio (PaO2) entre 90% e 95%.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q798931 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue os próximos itens. A administração precoce de surfactante e os modos protetores de ventilação mecânica minimizam a lesão pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q800602 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade, após permanecer em VMI por 48 h, apresenta critérios para iniciar o processo de desmame ventilatório. O teste de respiração espontânea (TRE) foi realizado em tubo T por 30 min, e a paciente apresentou estabilidade hemodinâmica, FR = 18 irpm, volume/minuto (VM) = 9 L/min e pressão inspiratória máxima de (PImáx) -35 cmH2O.

Nesse caso clínico,

a pressão de suporte, de 5 cmH2O a 7 cmH2O, é considerada como um TRE, tendo como vantagem o controle da FiO2 e a monitoração da função respiratória constante.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q842247 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Barão de Cocais MG Fisioterapeuta, Gestão de Concursos, 2020

Sobre as características dos testes utilizados para avaliação da capacidade funcional de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma distância percorrida no TC6M menor que 850 metros está associada a pior prognóstico na DPOC.

( ) O teste ergométrico realizado em esteira tem a vantagem de reproduzir as atividades de vida diária, como andar ou correr.

( ) Os testes de caminhada de 6 minutos (TC6M) e 12 minutos (TC12M) apresentam boa correlação, sendo ambos aceitáveis para as medidas do desempenho físico do paciente com DPOC.

( ) Durante o Incremental Shuttle Walking Test (Shuttle Test), ocorre uma menor sobrecarga imposta ao paciente em razão da redução da velocidade.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q797691 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

O aumento do volume pulmonar e a consequente otimização da ventilação e das trocas por meio de técnicas de expansão pulmonar. Uma destas técnicas consiste no posicionamento da palma da mão do fisioterapeuta na linha axilar média, sobre a sétima, oitava e nona costelas de um hemitórax, realizando uma compressão nesta região, enquanto o paciente é orientado a realizar uma expiração, seguido de inspiração profunda, com liberação gradual da compressão. Assinale a alternativa que nomeia corretamente a técnica descrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q845933 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A ventilação mecânica substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea e está indicada na insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. A ventilação mecânica propicia melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório, podendo ser utilizada de forma não invasiva por meio de uma interface externa, geralmente uma máscara facial, e de forma invasiva por intermédio de um tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia.

 DIRETRIZES BRASILEIRAS DE Ventilação Mecânica, 2013.

Tendo em vista as informações apresentadas no texto e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Entre os efeitos cardiovasculares no uso da VNI, destacam-se a diminuição do retorno venoso, a diminuição da pós-carga de ventrículo esquerdo, a redução do trabalho e o aumento do consumo de oxigênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

111Q844940 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

Sobre as técnicas de fisioterapia respiratória, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q801054 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. A assincronia de disparo pode ser evitada com o disparo mais sensível, tomando-se a precaução de impedir o autodisparo e, se possível, de modificar o tipo de disparo de pressão para fluxo.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q799847 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às manobras respiratórias convencionais normalmente realizadas pela equipe de fisioterapia, julgue os itens subsequentes. Empregada para evitar o acúmulo de secreções em indivíduos acamados, a ventilação das diferentes zonas pulmonares é comumente utilizada no procedimento de drenagem postural em recém-nascidos com insuficiência respiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q799713 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. Fadiga, dispneia e intolerância aos esforços, associadas ou não a edema de membros inferiores, são os principais sintomas da IC.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q797537 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Paciente com diagnóstico clínico de DPOC é encaminhado ao serviço de Fisioterapia Respiratória para acompanhamento ambulatorial. Queixa-se de dispneia aos médios esforços, com tosse e expectoração em média quantidade. Apresenta tórax em tonel, MV diminuído com roncos difusos e SpO2 = 94%. Assinale a proposta de tratamento que seja específica para esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q798445 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade deu entrada no pronto-socorro, apresentando frequência respiratória de 22 irpm, dispneia e febre. Os resultados da gasometria arterial foram: pH = 7,33; PaCO2 = 48 mmH2O; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 24 mEq/L; e SatO2 = 87%. Ela iniciou tratamento com oxigenoterapia por meio de máscara de Venturi a 50% (15 L/m). Foi apresentada como hipótese diagnóstica pneumonia adquirida na comunidade.

A respeito do caso em tela e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

Para reduzir o desconforto respiratório da paciente em questão, deve-se indicar o uso da cânula nasal a 2 L/min.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q842007 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

O corpo humano produz diariamente ácidos orgânicos que necessitam de um sistema de tamponamento ou eliminação de ácidos. Quando há alterações nesse processo ocorrem os distúrbios ácido-base. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q840249 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Homem com 40 anos de idade, peso ideal calculado de 66 kg, com diagnóstico de infecção por covid-19, foi admitido em hospital apresentando os seguintes sintomas: respiração espontânea em ar ambiente, SpO2 91%, ausculta pulmonar com crepitações bilaterais. A tomografia de tórax revelou imagem em vidro fosco. Após 24 horas, os sintomas evoluíram para desconforto respiratório e franca insuficiência respiratória. O paciente foi prontamente intubado e passou a receber assistência ventilatória mecânica com os seguintes parâmetros ventilatórios: ventilação por volume controlado (VCV), VC 560 mL (8 mL/kg do peso ideal); frequência respiratória 18 irpm; pressão inspiratória máxima 35 cmH2O; pressão de platô 30 cmH2O; PEEP 10 cmH2O; FIO2 65%; e SpO2 96%. Relação PaO2/FIO2 = 123.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsequente.
O esforço respiratório produzido pelo paciente pode resultar no desenvolvimento de lesão no parênquima pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q838741 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Catanduvas PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2021

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

1. Ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV) é um modo ventilatório indicado para pessoas que requerem suporte ventilatório parcial e no processo de desmame de ventilação mecânica.
2. Ventilação com pressão de suporte (PSV) é o modo que facilita a ventilação espontânea iniciada pela pessoa por meio de uma pressão positiva inspiratória predeterminada e constante, no início da fase inspiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.