Início

Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q798445 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade deu entrada no pronto-socorro, apresentando frequência respiratória de 22 irpm, dispneia e febre. Os resultados da gasometria arterial foram: pH = 7,33; PaCO2 = 48 mmH2O; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 24 mEq/L; e SatO2 = 87%. Ela iniciou tratamento com oxigenoterapia por meio de máscara de Venturi a 50% (15 L/m). Foi apresentada como hipótese diagnóstica pneumonia adquirida na comunidade.

A respeito do caso em tela e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

Para reduzir o desconforto respiratório da paciente em questão, deve-se indicar o uso da cânula nasal a 2 L/min.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q796423 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue os itens subsequentes. No músculo diafragma do adulto, aproximadamente 55% são fibras do tipo I; na fase neonatal, predominam as fibras do tipo II.
  1. ✂️
  2. ✂️

123Q798481 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). No caso de criança com SARA grave, com redução da complacência pulmonar, recomenda-se ventilação mecânica com volume corrente de 3 mL/kg a 6 mL/kg do peso corporal esperado.
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q657706 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, FADESP, 2020

As doenças pulmonares restritivas estão presentes em aproximadamente 12% da população geral. Estes tipos de doenças apresentam como principal característica alterações nos volumes pulmonares. Neste contexto, deve ser considerada a seguinte alteração nos dados da espirometria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q797477 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à estimulação precoce do paciente crítico, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Uma mulher de quarenta e cinco anos de idade passou pela avaliação do fisioterapeuta da UTI, que detectou estabilidade hemodinâmica e respiratória. Na avaliação do estado de alerta, a mulher foi responsiva aos comandos: “abra e feche os olhos!”, “olhe para mim e abra a boca!”, “coloque a língua para fora!”. O MRC total foi de 30 pontos. Assertiva: Nessa situação, a conduta correta para essa paciente é o treino de deambulação na UTI.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q797537 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

Paciente com diagnóstico clínico de DPOC é encaminhado ao serviço de Fisioterapia Respiratória para acompanhamento ambulatorial. Queixa-se de dispneia aos médios esforços, com tosse e expectoração em média quantidade. Apresenta tórax em tonel, MV diminuído com roncos difusos e SpO2 = 94%. Assinale a proposta de tratamento que seja específica para esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q800680 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A gasometria arterial indica a presença de acidose metabólica com hipoxemia e hipóxia.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q845509 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

Sobre o O2 e o mecanismo de transporte das vias aéreas superiores aos alvéolos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q799696 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Oncológica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma mulher com quarenta anos de idade deu entrada no pronto-socorro, apresentando frequência respiratória de 22 irpm, dispneia e febre. Os resultados da gasometria arterial foram: pH = 7,33; PaCO2 = 48 mmH2O; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 24 mEq/L; e SatO2 = 87%. Ela iniciou tratamento com oxigenoterapia por meio de máscara de Venturi a 50% (15 L/m). Foi apresentada como hipótese diagnóstica pneumonia adquirida na comunidade.

A respeito do caso em tela e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

Altas concentrações de FiO2 favorecem a depleção rápida de níveis de nitrogênio (N2), produzindo colapso pulmonar, pois o oxigênio se difunde rapidamente para o sangue e o alvéolo perde sua fonte de estabilização, favorecendo a atelectasia de absorção.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q840106 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Paciente do sexo masculino, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severa, apresentava taquipneia, batimento de asa do nariz e tiragem. Foi iniciada oxigenoterapia suplementar, por meio de cânula nasal, a 7 L/min, SpO2 de 88%. Trinta minutos depois, foi realizada gasometria arterial, que indicou pH = 7,30, PaCO2 = 55 mmHg, PaO2 = 60 mmHg, HCO3? 30 mEq/L e SaO2 = 90%.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue o próximo item.
A ventilação não invasiva deverá ser instituída, com dois níveis pressóricos, a fim de reduzir a hipercapnia, o trabalho respiratório e a necessidade de intubação.
  1. ✂️
  2. ✂️

131Q801365 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

Um paciente com 75 anos de idade, diabético e hipertenso, foi atendido como vítima de acidente carro x carro. Como consequência do acidente, sofreu fraturas na diáfise do fêmur e tíbia à esquerda, com extensa exposição de partes moles, fraturas nas costelas II a VI e traumatismo cranioencefálico. Foi atendido com rapidez pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, onde, após a fixação das fraturas, está sendo mantido sedado, sob ventilação mecânica por TOT. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta em relação à adequada assistência fisioterapêutica em terapia intensiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q141404 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 3a Região, FCC

Mariano, 55 anos, recebeu o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica há 2 semanas e foi encaminhado para fisioterapia. O fisioterapeuta observou em Mariano, respiração com lábios cerrados e uso da musculatura acessória na inspiração. Estes achados revelam ao fisioterapeuta, dificuldade com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q800607 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação da fisioterapia nos períodos pré- e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, que tem demonstrado ser de extrema importância na redução de eventuais complicações, e de complicações clínicas comumente observáveis em pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia, julgue os próximos itens. Entre as complicações cardíacas, as mais frequentemente observadas no paciente submetido à cirurgia em apreço são as lesões valvares e aórticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q800279 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue os próximos itens. A cânula nasal de alto fluxo de ar umidificado e aquecido é utilizada tanto para evitar o uso de ventilação mecânica quanto para o desmame dessa modalidade de ventilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q799033 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paciente de 60 anos, pesando 71 kg, deu entrada no pronto socorro (PS) de um hospital público, com diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e quadro de edema agudo de pulmão (EAP) de origem cardiogênica, apresentando desconforto respiratório e tosse com expectoração rósea. Na ausculta pulmonar, constatou-se presença de estertores creptantes e subcreptantes em ambos hemitórax. Após avaliação, foi indicado instituir ventilação não invasiva (VNI). Segundo as diretrizes brasileiras de ventilação mecânica (2013), nesse caso, o modo e os parâmetros que devem ser instituídos são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q796545 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de sessenta anos de idade, em ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda, necessitava de análise da mecânica respiratória. Os parâmetros de ventilação mecânica no momento da análise eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 500 mL, fluxo inspiratório de 30 L/min, tipo de onda de fluxo constante, PEEP de 10 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 80%, pico de pressão de 50 cmH2O. Mantidos esses parâmetros, foi colocada uma pausa inspiratória de 2 segundos.

Com isso, observou-se uma pressão de platô de 40 cmH2O. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O tempo necessário para que o pulmão exale todo o volume de ar inspirado corresponde à constante de tempo do sistema respiratório, que é determinada pelo produto da resistência pela complacência dinâmica.
  1. ✂️
  2. ✂️

137Q212422 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC),
julgue os itens a seguir.

Na fase estável da doença, as alterações das trocas gasosas podem ser atribuídas a fatores como o efeito Haldane, a redução da sensibilidade do centros respiratórios e o aumento na produção do dióxido de carbono.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q799772 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

A Ventilação Não Invasiva com Pressão Positiva (VNIPP) na UTI pediátrica é utilizada como uma alternativa terapêutica para o suporte ventilatório, prevenindo as complicações da intubação traqueal, mostrando-se eficaz em diversas patologias e na progressão do desmame da assistência ventilatória mecânica.

Sobre a VNIPP em pediatria, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q797091 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, a respeito da semiologia do sistema cardiorrespiratório. A tiragem está presente na insuficiência respiratória aguda e consiste na alteração resultante do aumento da pressão negativa na cavidade pleural durante a fase inspiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

140Q798630 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do sistema de terapia de alto fluxo, julgue os itens que se seguem. O sistema de alto fluxo nasal, além de suplementar a FIO2, aquece e umidifica o gás, e ainda promove uma pressão positiva contínua nas vias aéreas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.