Início

Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q796704 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Desmame é o processo de transição da ventilação mecânica para a ventilação espontânea em pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 h. Com referência a esse processo, julgue os seguintes itens. Um dos critérios para iniciar o processo de desmame é a concentração de hemoglobina adequada: hb $ 8 g/dL a 10 g/dL (recém-nascido $ 12 g/dL).
  1. ✂️
  2. ✂️

142Q840695 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Paciente do sexo masculino, com 60 anos de idade, diagnosticado com insuficiência cardíaca, apresenta dispneia, fadiga e intolerância ao exercício. Na avaliação das pressões respiratórias estáticas máximas, o paciente apresentou pressão inspiratória máxima (PImáx) de -50 cmH2O e pressão expiratória máxima (PEmáx) de 80 cmH2O.
Com relação a esse caso clínico hipotético e a aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A carga de treinamento para os músculos respiratórios deverá ser baseada na PImáx.
  1. ✂️
  2. ✂️

143Q144395 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica apesar de apresentarem dispneia, que normalmente é um fator limitante para exercícios contínuos, se beneficiam de exercícios aeróbicos e resistidos, pois o fortalecimento muscular diminui os reflexos que levam à hiperpneia nos esforços de vida diária. A frequência de fisioterapia para estes pacientes deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q801067 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos recursos em fisioterapia respiratória, julgue os itens que se seguem. A fundamentação fisiológica do espirômetro de incentivo a volume baseia-se na oscilação das vias aéreas, no aumento do fluxo aéreo intermitente e na pressão positiva na via aérea.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q797296 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do sistema de terapia de alto fluxo, julgue os itens que se seguem. A cânula nasal de alto fluxo nasal deve estar bem ajustada, ocupando acima de 80% da área transversal da narina da criança para reduzir o vazamento do gás e melhorar a eficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️

146Q797031 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

Em relação à regulagem inicial do ventilador mecânico invasivo e à utilização de modos ventilatórios convencionais, descritos nas Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (2013), analise as afirmativas.

I - O uso do modo SIMV é recomendado, pois essa modalidade permite a associação de ciclos controlados, assistidos e espontâneos dentro de uma mesma janela de tempo.

II - Os ajustes da frequência respiratória controlada inicial e do fluxo ou tempo inspiratório devem manter, inicialmente, a relação I:E em 1:2 ou 1:3.

III - O volume corrente deve ser ajustado em 6 mL/kg/peso predito inicialmente, sendo reavaliado de acordo com o quadro clínico do paciente.

IV - Na modalidade PCV, o volume corrente é variável e consequente da variação da pressão administrada e da mecânica respiratória do paciente; nesse modo, o fluxo é constante e o tempo inspiratório variável, sendo ciclado à pressão.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q797651 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A ventilação mecânica é realizada por meio de ciclos ventilatórios, que apresentam duas fases: inspiratória e expiratória. A passagem da inspiração para a expiração é denominada ciclagem do respirador. Assinale a alternativa que denomina corretamente forma de ciclagem em que existe a possibilidade de ajuste de uma pausa inspiratória, ou seja, em que o ar permanece parado no pulmão, favorecendo a leitura da pressão alveolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q841549 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Abelardo Luz SC Fisioterapeuta, GSA CONCURSOS, 2020

A terapia com pressa?o positiva expirato?ria (PEP) pode auxiliar no tratamento de atelectasia, pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q840603 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Mulher de 50 anos de idade, pesando 90 kg, com 160 cm de altura, foi admitida em unidade de terapia intensiva com diagnóstico de SARS-CoV-2, apresentando desconforto respiratório. Foi realizada tomografia de tórax e houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros ventilatórios no momento eram os seguintes: modo assistido/controlado, volume corrente de 600 mL fluxo constante de 60 L/min, pausa inspiratória de 0,5 segundo, PEEP de 18 cmH2O, frequência respiratória de 22 rpm, FiO2 de 100%, pressão de pico de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. Com esses parâmetros ventilatórios, foi coletada a seguinte gasometria arterial: pH = 7,25; PaCO2 = 56 mmHg; PaO2 = 130 mmHg; HCO3? 30 mEq/L; e SaO2 = 91%.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue o próximo item.
A gasometria arterial apresenta alcalemia, hipercapnia e hipoxemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

151Q859149 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Cuitegi PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Coloque (V) para sentenças verdadeiras e (F) para sentenças falsas, considerando os aspectos fisiopatológicos da DPOC.
( ) As alterações fisiopatológicas da doença promove um desequilíbrio entre ventilação e perfusão (V/Q), que se constitui o principal mecanismo da hipoxemia na fase avançada da doença. ( ) Em fases mais avançadas da doença, o agravamento do distúrbio somado a Hipoventilação crônica progressiva leva à redução do CO2. ( ) Os distúrbios de troca gasosa só aparecem nas fases iniciais da doença associados com quadro de dispneia. ( ) A dispneia é provocada pela obstrução alveolar que acarreta o fenômeno da hiperinsuflação pulmonar. ( ) O sinal clínico importante para o diagnóstico de enfisema pulmonar é a tosse produtiva presente há mais de dois anos durante pelo menos 3 meses.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q801302 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. A musculatura esquelética, em consequência da disfunção central da IC, caracteriza-se por déficit da extração e utilização do oxigênio por diminuição da massa muscular, do número e tamanho das mitocôndrias e pelo início precoce do metabolismo anaeróbio, com predominância de recrutamento de fibras musculares do tipo I, o que resulta em redução de força e resistência musculares e fadiga precoce.
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q797300 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. No modo ventilatório pressão de suporte, o tempo inspiratório depende do esforço e da mecânica respiratória do paciente, assim o término do ciclo ocorrerá por um valor fixo ou pela porcentagem da pressão inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️

154Q796578 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A resistência do sistema respiratório é composta pela resistência da parede torácica e pulmonar, que, por sua vez, é constituída pelas resistências da via aérea e da tecidual.
  1. ✂️
  2. ✂️

155Q800859 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. Situação hipotética: A análise do gráfico de ventilação mecânica invasiva em paciente portador de asma permitiu a observação dos seguintes parâmetros: pressão de pico = 50 cmH2O; pressão de platô = 20 cmH2O; fluxo = 1 L/s. Assertiva: Nesse caso, os dados permitem inferir a necessidade imediata de aspiração das vias aéreas desse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

156Q838456 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Catanduvas PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2021

Analise as afirmativas sobre a relação PaO2/FiO2 e assinale a alternativa CORRETA.

1. Trata-se de um índice bastante utilizado para avaliação da função pulmonar, que tem sido melhor usado como ferramenta para diagnosticar insuficiência respiratória.
2. Valores acima de 300 indicam lesão pulmonar grave.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q798118 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. As células do epitélio alveolar são caracterizadas como células epiteliais superficiais do tipo I, que formam uma camada delgada que reveste os espaços alveolares.
  1. ✂️
  2. ✂️

158Q842195 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

São critérios clínicos para considerar o paciente apto ao desmame, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q799452 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. A interface orofacial é indicada para pacientes claustrofóbicos com insuficiência respiratória aguda leve.
  1. ✂️
  2. ✂️

160Q798661 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. Na atelectasia, os sinais na radiografia simples do tórax são elevação da cúpula diafragmática contralateral, desvio das estruturas mediastinais para o lado contralateral da atelectasia e aproximação das costelas do lado ipsilateral da atelectasia.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.