Início

Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q798458 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A resistência da via aérea indica qual a diferença de pressão necessária entre dois pontos dessa via aérea para que se estabeleça um fluxo de ar.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q212075 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da ventilação mecânica aplicada à DPOC, julgue os itens
subsequentes.

Em pacientes com DPOC grave, a aferição da constante de tempo do sistema respiratório auxilia na determinação da taxa de esvaziamento pulmonar passivo. Desse modo, a hiperinsuflação pulmonar pode ser reduzida mediante a regulagem do tempo inspiratório e expiratório.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q801482 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O uso da ventilação mecânica não invasiva tem aumentado devido à descoberta de seus benefícios e de um número cada vez maior de estudos comprovando sua eficácia. Com referência a essa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens a seguir. A ventilação mecânica não invasiva é indicada para pós-operatório imediato de cirurgia do esôfago.
  1. ✂️
  2. ✂️

164Q796990 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da ventilação não invasiva (VNI), julgue os itens subsecutivos. A VNI está indicada para pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica, especialmente para aqueles com PaO2/FiO2 < 140 e SAPS II > 35.
  1. ✂️
  2. ✂️

165Q799515 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação da fisioterapia nos períodos pré- e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, que tem demonstrado ser de extrema importância na redução de eventuais complicações, e de complicações clínicas comumente observáveis em pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia, julgue os próximos itens. Entre as complicações não cardíacas no período pós-operatório do paciente submetido à referida cirurgia, as complicações renais e gastrointestinais são as mais prevalentes e, por isso, devem ser prevenidas pela atuação da fisioterapia.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q840099 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Arapongas PR Fisioterapeuta, FAFIPA, 2020

Assinale a alternativa que apresenta o aparelho, composto de uma esfera de metal de alta densidade que repousa em um cone de plástico circular e uma tampa com vários orifícios. Essa esfera de metal oferece uma resistência ao ar expirado, abrindo e fechando a passagem de ar, promovendo uma pressão positiva expiratória (em torno de 5 a 35 cmH2O), uma vibração oscilatória da parede brônquica (8 a 26 Hz), além de uma aceleração intermitente do fluxo expiratório. A mudança da frequência de oscilação, depende do fluxo aéreo expiratório e da angulação que o instrumento é utilizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q796858 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Um lactente de 9 meses de idade foi internado para investigação de taquipneia, tiragens, tosse e dessaturação. Havia três meses, tinha feito cirurgia de correção de comunicação interventricular. O Raio X de tórax evidenciou atelectasia parcial do pulmão direito. Uma coleta de vírus apresentou positividade para vírus sincicial respiratório, confirmando-se o diagnóstico de bronquiolite viral aguda.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O uso de nebulização com solução salina hipertônica e aspiração profunda não diminui os dias de internação hospitalar em pacientes com bronquiolite viral aguda.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q800898 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A determinação do diagnóstico de uma doença reumatológica pode ser feita por meio de exames clínicos, físicos e laboratoriais. Com relação à artrite reumatoide (AR), julgue os itens subsequentes. A fibrose pulmonar e a pleurite são acometimentos extra?articulares que podem ser evidenciados em pacientes com AR.
  1. ✂️
  2. ✂️

169Q801053 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2018

A Asfixia pode ser definida como sendo uma parada respiratória, com o coração ainda funcionando, causada por certos tipos de traumatismos, como aqueles que atingem a cabeça, a boca, o pescoço, o tórax; por fumaça; por afogamento; em soterramentos, dentre outros acidentes, ocasionando dificuldade respiratória, levando à parada respiratória. Assinale a alternativa que descreve corretamente a conduta de Primeiros Socorros a ser adotada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q840585 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Paciente do sexo masculino, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severa, apresentava taquipneia, batimento de asa do nariz e tiragem. Foi iniciada oxigenoterapia suplementar, por meio de cânula nasal, a 7 L/min, SpO2 de 88%. Trinta minutos depois, foi realizada gasometria arterial, que indicou pH = 7,30, PaCO2 = 55 mmHg, PaO2 = 60 mmHg, HCO3? 30 mEq/L e SaO2 = 90%.
Considerando esse caso clínico hipotético, julgue o próximo item.
A estratégia ventilatória para esse paciente consiste em redução do tempo para exalação e aumento do volume corrente.
  1. ✂️
  2. ✂️

171Q798620 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. No paciente com SDRA, a lesão pulmonar pode decorrer de redução da complacência e pressão transpulmonar, que está associada ao aumento do volume pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q211413 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as modalidades da ventilação mecânica, julgue os
itens a seguir.

Nos modos assistidos de ventilação, o mecanismo de disparo é essencial para efetividade dos mesmos. Por isso, uma deficiência no funcionamento de abertura da válvula de demanda pode acarretar um aumento do trabalho ventilatório e a redução do tempo para assistência mecânica ser desencadeada.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q796223 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

Na semiologia do paciente, existem achados característicos da presença de cor pulmonale, que tem como característica aumento do ventrículo direito secundário a doença pulmonar que causa hipertensão pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

174Q800901 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O paciente pode ser colocado em posição de pronação, a fim de melhorar a sua oxigenação, otimizar o fluxo sanguíneo para o pulmão dependente, reduzir a atelectasia, facilitar a drenagem de secreções, aumentar a capacidade residual funcional e reduzir a pressão de platô.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q797395 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos recursos em fisioterapia respiratória, julgue os itens que se seguem. Para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o exercício respiratório com freno-labial é indicado: favorece a melhora do padrão respiratório, com redução da frequência respiratória e aumento do volume corrente, além de diminuir o trabalho respiratório.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q798391 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. Estratégias ventilatórias com manutenção de pressão no final do ciclo respiratório aumentam o estresse pulmonar, favorecendo o aparecimento de quadros de lesão induzida pela ventilação mecânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q800689 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). O posicionamento em decúbito ventral (posição prona) deve ser utilizado para criança com SARA grave, por melhorar o índice de oxigenação.
  1. ✂️
  2. ✂️

179Q798718 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A doença pulmonar crônica do recém-nascido pode ser descrita como uma alteração significativa dos pulmões em bebê prematuro diagnosticado com síndrome da angústia respiratória (SAR), que necessita de ventilação mecânica e(ou) da inspiração de altas concentrações de oxigênio. A respeito dessa condição clínica, julgue os próximos itens. Ao se utilizar a ventilação mecânica como parte do tratamento de bebês e crianças portadoras de doença pulmonar crônica, recomenda-se ajustar o equipamento para manter a pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2) entre 40 mmHg e 50 mmHg. É recomendada a frequência de 12 a 20 ciclos respiratórios por minuto para bebês. E a frequência de 40 a 50 ciclos respiratórios por minuto para crianças acima de dois anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️

180Q797888 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

O posicionamento corporal adequado melhora a função pulmonar do neonato em tratamento de PCA favorece o desenvolvimento neurossensorial e psicomotor, além de propiciar maior conforto ao paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.