Início

Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q142804 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TJ PE, FCC

O alvéolo pulmonar apresenta estrutura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q798833 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A ventilação mecânica invasiva ocorre por meio de aparelhos que, intermitentemente, insuflam os pulmões com volumes de ar, em uma determinada velocidade, gerando assim pressões positivas na via aérea. A respeito dessa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem. Na ventilação de alta frequência, a frequência varia de 5 Hz a 50 Hz (300 ciclos por minuto a 3.000 ciclos por minuto). A redução e o aumento da frequência favorecem, respectivamente, o aumento e a redução da PaCO2.
  1. ✂️
  2. ✂️

183Q212598 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com respeito à fisioterapia em pacientes em estado crítico que
necessitem ou não de suporte ventilatório, julgue os itens
seguintes.

As técnicas de expansão pulmonar obrigatoriamente utilizam como princípio fisiológico o aumento da pressão transpulmonar.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q800922 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Desmame é o processo de transição da ventilação mecânica para a ventilação espontânea em pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 h. Com referência a esse processo, julgue os seguintes itens. O uso profilático de corticoide sistêmico reduz a prevalência de estridor pós-extubação.
  1. ✂️
  2. ✂️

185Q799941 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos recursos em fisioterapia respiratória, julgue os itens que se seguem. A tosse do tipo Huffing dá-se pelo esforço expiratório com a glote aberta, que resulta no aumento da pressão intratorácica durante a fase compressiva da tosse, o que ajuda a eliminar secreções brônquicas, porém com maior esforço.
  1. ✂️
  2. ✂️

186Q798194 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. O sinal do broncograma aéreo resulta da superfície de oposição de estruturas de densidades diferentes: os alvéolos ficam cheios de secreção e os brônquios contêm ar, como ocorre na pneumonia bacteriana.
  1. ✂️
  2. ✂️

187Q800779 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A oxigenoterapia a longo prazo está indicada para o paciente em questão, visto que ele apresenta severa hipoxemia (PaO2 < 55 mmHg). A utilização de oxigenoterapia por período superior a 15 horas/dia apresenta impacto na mortalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q798301 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. Na medição das pressões respiratórias máximas, o operador deve solicitar ao paciente máximo esforço inspiratório, que seja similar à manobra Valsalva e com esforço expiratório semelhante à manobra Mueller.
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q799132 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. Como a tosse manualmente assistida e a aspiração endotraqueal não proporcionam aumentos significativos na pressão intracraniana, essas técnicas podem ser utilizadas em pacientes admitidos por trauma craniencefálico, sem quaisquer danos.
  1. ✂️
  2. ✂️

190Q800552 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. Para radiografia torácica, a posição de rotina é a anteroposterior: a parede anterior do tórax se apoia no chassi, e os ombros, sem se elevarem, são encurvados para frente.
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q798844 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

As técnicas de reexpansão pulmonar são importantes no pós-operatório para tratamento de PCA, uma vez que, nessas circunstâncias, os neonatos tendem a perder volumes e capacidades pulmonares.
  1. ✂️
  2. ✂️

192Q797762 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do desmame da ventilação mecânica em pediatria, julgue os próximos itens. São causas mais frequentes da falha no desmame em pediatria o desequilíbrio entre a capacidade dos músculos respiratórios e o trabalho respiratório, a obstrução das vias aérea superiores, o excesso de secreção brônquica e a tosse ineficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️

193Q797312 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em razão de acidente automobilístico, um menino de oito anos de idade foi admitido na emergência de um hospital com quadro de tetraplegia por lesão medular traumática de nível motor C5, ASIA A e com bradicardia.

A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

O padrão respiratório esperado é o paradoxal com elevação abdominal e retração torácica durante a inspiração.
  1. ✂️
  2. ✂️

194Q797790 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da hérnia diafragmática, julgue os itens que se seguem. As técnicas de desobstrução brônquica mais indicadas incluem hiperinsuflação manual e aumento do fluxo expiratório (AFE).
  1. ✂️
  2. ✂️

195Q797258 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A melhor conduta a ser tomada em relação à insuficiência respiratória desse paciente é a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica invasiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q799592 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. A visualização, no monitor do dispositivo de ventilação mecânica, de um padrão em dente de serra na curva fluxo-volume, associado à piora na saturação da hemoglobina ao oxigênio, são sinais indicativos de acúmulo de secreção nas vias aéreas, devendo, portanto, o fisioterapeuta intervir imediatamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

197Q799831 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, a respeito da semiologia do sistema cardiorrespiratório. O pectus carinatum caracteriza-se por uma depressão na parte inferior do esterno na região epigástrica, deformidade que pode gerar restrição ventilatória.
  1. ✂️
  2. ✂️

198Q859089 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Cuitegi PB Fisioterapeuta, CPCON, 2020

Sabe-se que na terapia de expansão pulmonar o principal mecanismo de ação se dá pelo aumento do gradiente de pressão transpulmonar. Analise as assertivas a seguir:
( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por negativação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado por positivação da pressão alveolar. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pelo crescimento da positivação do espaço pleural. ( ) O gradiente de pressão transpulmonar pode ser aumentado pela negativação da pressão pleural. ( ) Durante a inspiração, a positivação da pressão das pleuras determina melhor expansão alveolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q796450 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos recursos em fisioterapia respiratória, julgue os itens que se seguem. A expiração lenta com a glote aberta em infralateral (ELTGOL) auxilia na desinsuflação do pulmão supralateral, propiciando o deslocamento das secreções das vias aéreas médias com o fluxo expiratório lento.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q800897 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de avaliação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens subsequentes. A realização de manobra para mensuração da força dos músculos inspiratórios em pacientes ventilados invasivamente pressupõe um esforço a ser realizado com o auxílio de válvula unidirecional, permitindo-se a expiração e bloqueando a inspiração. Dessa forma, induzir-se-á o paciente a realizar esforço inspiratório máximo a partir do volume residual, que será tanto maior quanto maior for o tempo de oclusão do ramo inspiratório.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.