Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q797710 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. A medida da pressão inspiratória nasal ao fungar (sniff test) constitui um teste volitivo não invasivo, alternativa para se avaliar a força muscular inspiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

202Q800659 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. No modo assistido/controlado, se o paciente exercer esforço respiratório reconhecido pelo ventilador, será iniciado um ciclo assistido e, ao mesmo tempo, reiniciada a contagem de tempo da janela.
  1. ✂️
  2. ✂️

203Q845221 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

A doença causada pelo novo Coronavírus é uma infecção que compromete o trato respiratório, que foi identificada inicialmente em Wuhan, China, em dezembro de 2019. A Covid-19 pode desencadear complicações como sepse (59%), insuficiência renal aguda (15% a 29%), disfunção cardíaca aguda (17% a 23%) e síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) (31% a 67%). No tratamento de pacientes que evoluíram com SDRA, as condutas relacionadas ao manejo da ventilação levaram destaque.

Tendo em vista as informações do texto e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A técnica de aspiração endotraqueal de rotina deve ser evitada. Quando realizada, recomenda-se que seja em sistema de aspiração aberto e com a equipe devidamente paramentada com equipamentos de proteção individual.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q842178 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As técnicas escolhidas para um programa de exercício em cinesioterapia individualizado não se baseiam na determinação do fisioterapeuta de delinear as causas das limitações funcionais ou das incapacidades do paciente.

II. A frequência ajustada no ventilador será a mínima oferecida ao paciente. Ciclos adicionais ocorrerão caso o paciente acione o aparelho. Em geral, ajustam-se valores ao redor de 12 respirações por minuto, permitindo ciclos extras desde que o paciente se mantenha confortável, com a frequência total podendo atingir valores em torno de 30 respirações por minuto. Portanto, não há como se ter o controle completo sobre a frequência, devendo o operador estar atento à frequência respiratória total e não à ajustada.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q142804 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TJ PE, FCC

O alvéolo pulmonar apresenta estrutura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q840924 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Mulher de 50 anos de idade, pesando 90 kg, com 160 cm de altura, foi admitida em unidade de terapia intensiva com diagnóstico de SARS-CoV-2, apresentando desconforto respiratório. Foi realizada tomografia de tórax e houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros ventilatórios no momento eram os seguintes: modo assistido/controlado, volume corrente de 600 mL fluxo constante de 60 L/min, pausa inspiratória de 0,5 segundo, PEEP de 18 cmH2O, frequência respiratória de 22 rpm, FiO2 de 100%, pressão de pico de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. Com esses parâmetros ventilatórios, foi coletada a seguinte gasometria arterial: pH = 7,25; PaCO2 = 56 mmHg; PaO2 = 130 mmHg; HCO3? 30 mEq/L; e SaO2 = 91%.
Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue o próximo item.
A imagem esperada para a tomografia de tórax é de opacidade pulmonar em vidro fosco.
  1. ✂️
  2. ✂️

207Q798238 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. Para o cálculo da resistência das vias aéreas (RWA), faz-se a diferença entre a pressão inspiratória máxima (pico) e a de platô dividida pelo fluxo; portanto, quanto maior a diferença, maior será a RWA.
  1. ✂️
  2. ✂️

208Q798844 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A persistência do canal arterial (PCA), que se associa com frequência à prematuridade, corresponde a 5% a 10% de todas as cardiopatias, acometendo cerca de 40% dos prematuros com idade gestacional entre 25 semanas e 27 semanas.

A respeito da intervenção da fisioterapia no tratamento do neonato portador de PCA, julgue os itens subsecutivos.

As técnicas de reexpansão pulmonar são importantes no pós-operatório para tratamento de PCA, uma vez que, nessas circunstâncias, os neonatos tendem a perder volumes e capacidades pulmonares.
  1. ✂️
  2. ✂️

209Q797312 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em razão de acidente automobilístico, um menino de oito anos de idade foi admitido na emergência de um hospital com quadro de tetraplegia por lesão medular traumática de nível motor C5, ASIA A e com bradicardia.

A respeito desse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

O padrão respiratório esperado é o paradoxal com elevação abdominal e retração torácica durante a inspiração.
  1. ✂️
  2. ✂️

210Q799704 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

No caso, o diagnóstico de DPOC é possível se houver a presença de dispneia, tosse crônica com ou sem secreção e história de exposição aos fatores de risco da doença. Além disso, a espirometria pós-broncodilatador FEV1/CVF < 70 confirmaria a presença de limitação do fluxo aéreo.
  1. ✂️
  2. ✂️

211Q797762 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do desmame da ventilação mecânica em pediatria, julgue os próximos itens. São causas mais frequentes da falha no desmame em pediatria o desequilíbrio entre a capacidade dos músculos respiratórios e o trabalho respiratório, a obstrução das vias aérea superiores, o excesso de secreção brônquica e a tosse ineficaz.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q842579 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Capim PB Fisioterapeuta, FACET Concursos, 2020

“Consiste em pressionar manualmente a região torácica correspondente à área pulmonar comprometida durante a fase expiratória, que deve ser forçada e longa. Em seguida, pede-se ao paciente que realize uma inspiração profunda; nesse momento encontrará uma resistência promovida pelo fisioterapeuta que, no mesmo momento, retira a compressão bruscamente, o que direciona o fluxo ventilatório para a região dependente e promove a expansibilidade da região a ser tratada.” Qual das alternativas abaixo corresponde ao que está descrito no enunciado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q800901 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

O paciente pode ser colocado em posição de pronação, a fim de melhorar a sua oxigenação, otimizar o fluxo sanguíneo para o pulmão dependente, reduzir a atelectasia, facilitar a drenagem de secreções, aumentar a capacidade residual funcional e reduzir a pressão de platô.
  1. ✂️
  2. ✂️

214Q798706 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. Os sinais radiológicos de pneumotórax são: hipertransparência do hemitórax comprometido, colapso pulmonar, desvio contralateral das estruturas do mediastino e contorno do pulmão visível pela linha da pleura visceral, que tem configuração convexa em relação à parede torácica.
  1. ✂️
  2. ✂️

215Q799312 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação da fisioterapia nos períodos pré- e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, que tem demonstrado ser de extrema importância na redução de eventuais complicações, e de complicações clínicas comumente observáveis em pacientes submetidos a esse tipo de cirurgia, julgue os próximos itens. O treinamento muscular respiratório no período pré-operatório demonstrou ser eficiente para redução de complicações pulmonares no período pós-operatório de cirurgia cardiovascular.
  1. ✂️
  2. ✂️

216Q799358 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A pressão de distensão inspiratória (driving-pressure – DP) adotada no caso clínico está adequada, portanto, relativamente à DP, não há risco de morte para o paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

217Q799229 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. Frequência respiratória de 40 a 50 ciclos respiratórios por minuto; frequência cardíaca de 120 a 130 batimentos cardíacos por minuto; radiografias torácicas com alguns infiltrados bilaterais e ruídos respiratórios com auscultação de crepitações em toda parte dos campos pulmonares são sinais indicativos de síndrome da angústia respiratória leve, cujo tratamento dispensa a entubação do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

218Q798030 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que os casos de insuficiência cardíaca com comprometimento grave de função ventricular podem cursar com o quadro de edema agudo de pulmão, julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento de pacientes nessa dupla condição. O uso de dispositivos de pressão positiva está indicado nesses casos, tendo em vista que isso reduz a pressão transpulmonar, que, por sua vez, aumenta a pós-carga.
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q799831 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, a respeito da semiologia do sistema cardiorrespiratório. O pectus carinatum caracteriza-se por uma depressão na parte inferior do esterno na região epigástrica, deformidade que pode gerar restrição ventilatória.
  1. ✂️
  2. ✂️

220Q798855 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. A SARA, que é caracterizada como um desequilíbrio grave entre ventilação e perfusão, leva ao desenvolvimento de insuficiência respiratória significativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.