Início

Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q798855 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. A SARA, que é caracterizada como um desequilíbrio grave entre ventilação e perfusão, leva ao desenvolvimento de insuficiência respiratória significativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

202Q801211 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A ventilação mecânica invasiva ocorre por meio de aparelhos que, intermitentemente, insuflam os pulmões com volumes de ar, em uma determinada velocidade, gerando assim pressões positivas na via aérea. A respeito dessa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem. Na ventilação limitada à pressão, as taxas de fluxo inspiratório não são fixas, e o padrão de fluxo resultante é constante no início e desacelera-se no final da inspiração.
  1. ✂️
  2. ✂️

203Q799704 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta anos de idade, ex-fumante havia cinco anos (fumava, desde os dezoito anos de idade, cerca de quarenta cigarros por dia), foi internado com exacerbação do quadro. No exame físico, apresentava-se consciente, cianótico, taquipneico, em uso de musculatura acessória, com distensão das veias jugulares e edema de MMII. A ausculta pulmonar mostrou: murmúrio vesicular diminuído globalmente e sibilos esparsos. A gasometria arterial indicou: pH = 7,20, PaCO2 = 58 mmH2O, PaO2 = 50 mmHg, HCO3 = 32 mEq/L e SaO2 = 87% em ar ambiente.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

No caso, o diagnóstico de DPOC é possível se houver a presença de dispneia, tosse crônica com ou sem secreção e história de exposição aos fatores de risco da doença. Além disso, a espirometria pós-broncodilatador FEV1/CVF < 70 confirmaria a presença de limitação do fluxo aéreo.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q798238 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. Para o cálculo da resistência das vias aéreas (RWA), faz-se a diferença entre a pressão inspiratória máxima (pico) e a de platô dividida pelo fluxo; portanto, quanto maior a diferença, maior será a RWA.
  1. ✂️
  2. ✂️

205Q797493 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. Uma das possíveis complicações da referida modalidade de ventilação mecânica está associada à opção pelo uso do NO em altas doses, condição que favorece formação da metemoglobina devido à ligação desse gás à porção heme da hemoglobina, fazendo que essa proteína perca a capacidade de carrear o O2
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q798303 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com diagnóstico de distrofia muscular do tipo Duchenne, João, com doze anos de idade, apresentou, nos últimos meses, piora na função pulmonar com capacidade vital de 600 mL, ou seja, 14% do previsto. Durante esses meses, teve dois episódios de infecção respiratória e, em uma delas, ficou internado no hospital. O paciente relata aumento da sensação de desconforto respiratório, apresentando sinais e sintomas de hipoventilação. João faz uso de ventilação não invasiva durante o sono e quando surge o desconforto respiratório.

Com referência ao caso clínico precedente, julgue os itens subsequentes.

O treinamento muscular inspiratório isocinético ou com carga linear de 30% da pressão inspiratória máxima reduz a deterioração da função pulmonar do caso acima.
  1. ✂️
  2. ✂️

207Q800659 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. No modo assistido/controlado, se o paciente exercer esforço respiratório reconhecido pelo ventilador, será iniciado um ciclo assistido e, ao mesmo tempo, reiniciada a contagem de tempo da janela.
  1. ✂️
  2. ✂️

208Q800999 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da hérnia diafragmática, julgue os itens que se seguem. Para otimizar a função pulmonar, o posicionamento mais indicado para a criança é o decúbito elevado e homolateral à hérnia diafragmática.
  1. ✂️
  2. ✂️

209Q798706 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação à radiologia torácica em adultos, julgue os itens a seguir. Os sinais radiológicos de pneumotórax são: hipertransparência do hemitórax comprometido, colapso pulmonar, desvio contralateral das estruturas do mediastino e contorno do pulmão visível pela linha da pleura visceral, que tem configuração convexa em relação à parede torácica.
  1. ✂️
  2. ✂️

210Q841471 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A frequência ajustada no ventilador será a mínima oferecida ao paciente. Ciclos adicionais ocorrerão caso o paciente acione o aparelho. Em geral, ajustam-se valores ao redor de 12 respirações por minuto, permitindo ciclos extras desde que o paciente se mantenha confortável, com a frequência total podendo atingir valores em torno de 30 respirações por minuto. Portanto, não há como se ter o controle completo sobre a frequência, devendo o operador estar atento à frequência respiratória total e não à ajustada. II. A hidroterapia é um dos recursos mais antigos da fisioterapia, sendo definida como o uso de equipamentos que induzem cargas elétricas com fins terapêuticos. É um recurso muito utilizado no processo de reabilitação, especialmente em pacientes reumáticos, por possuir algumas vantagens devido às propriedades físicas e efeitos fisiológicos propiciados por descargas elétricas com voltagem intermitente e controlada. Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q797367 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. A relação custo-benefício do sistema de aspiração fechada em relação ao sistema de aspiração convencional (ou aberto) permite indicar o primeiro em qualquer circunstância, já que previne a despressurização e a hipoxemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q796227 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um menino de dez anos de idade, com membro superior esquerdo amputado devido a osteossarcoma no um terço médio do úmero esquerdo, apresentava metástase pulmonar. Foi admitido na terapia intensiva após a ressecção dos nódulos pulmonares em uso de dreno de tórax. Respira espontaneamente em oxigenoterapia por máscara do tipo Venturi com FIO2 40% e SpO2 96%. Relata dor à inspiração profunda com pontuação de seis pela escala visual de dor.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

A deambulação deverá ser realizada após a retirada do dreno de tórax.
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q842178 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista PE Fisioterapeuta, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As técnicas escolhidas para um programa de exercício em cinesioterapia individualizado não se baseiam na determinação do fisioterapeuta de delinear as causas das limitações funcionais ou das incapacidades do paciente.

II. A frequência ajustada no ventilador será a mínima oferecida ao paciente. Ciclos adicionais ocorrerão caso o paciente acione o aparelho. Em geral, ajustam-se valores ao redor de 12 respirações por minuto, permitindo ciclos extras desde que o paciente se mantenha confortável, com a frequência total podendo atingir valores em torno de 30 respirações por minuto. Portanto, não há como se ter o controle completo sobre a frequência, devendo o operador estar atento à frequência respiratória total e não à ajustada.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q140779 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A doença pulmonar obstrutiva crônica é caracterizada pela redução lenta, progressiva e irreversível do fluxo expiratório. O melhor parâmetro para estimar a gravidade dessa doença é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q799229 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. Frequência respiratória de 40 a 50 ciclos respiratórios por minuto; frequência cardíaca de 120 a 130 batimentos cardíacos por minuto; radiografias torácicas com alguns infiltrados bilaterais e ruídos respiratórios com auscultação de crepitações em toda parte dos campos pulmonares são sinais indicativos de síndrome da angústia respiratória leve, cujo tratamento dispensa a entubação do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

216Q799358 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta anos de idade, 90 kg, 1,60 m de altura, foi admitido na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda (IRpA). A radiografia de tórax evidenciou consolidação alveolar bilateral. Houve necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva (VMI). Os parâmetros de ventilação mecânica no momento eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 540 mL, PEEP de 5 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 50%, pico de pressão de 45 cmH2O e pressão de platô de 35 cmH2O. A gasometria arterial mostrou pH = 7,25; PaCO2 = 65 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3 = 35 mEq/L e SaO2 = 85%.

Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A pressão de distensão inspiratória (driving-pressure – DP) adotada no caso clínico está adequada, portanto, relativamente à DP, não há risco de morte para o paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

217Q798601 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Um rapaz de 17 anos de idade foi internado com dispneia, dor torácica à direita e dessaturação. Após algumas horas, evoluiu para ventilação mecânica, foi sedado e colocado em modo controlado. Um Raio X de tórax evidenciou bronquiectasias difusas e desvio da traqueia para o lado contralateral. O paciente tem uma doença genética, crônica e incurável chamada fibrose cística. Foi colocado um dreno de tórax à direita. O paciente é hipersecretor, sendo necessário aspirá-lo com frequência. A gasometria arterial revelou acidose respiratória descompensada.

Considerando a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionadas, julgue os itens a seguir.

A oferta de oxigênio, em altas frações, pode ser deletério por desencadear o efeito Haldane.
  1. ✂️
  2. ✂️

218Q801437 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a aplicação da ventilação mecânica com óxido nítrico (NO) é frequente em neonatologia, principalmente em situações clínicas que cursem com hipertensão pulmonar, julgue os itens subsequentes, relativos a essa modalidade de ventilação mecânica. O NO aumenta o shunt direito-esquerdo intracardíaco através do forame oval.
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q797710 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. A medida da pressão inspiratória nasal ao fungar (sniff test) constitui um teste volitivo não invasivo, alternativa para se avaliar a força muscular inspiratória.
  1. ✂️
  2. ✂️

220Q796993 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de avaliação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens subsequentes. A medida da PImáx a partir da oclusão do ramo inspiratório no ventilador e pela utilização de válvula unidirecional pode ser considerada medida não invasiva e não volitiva, podendo, portanto, ser aplicada mesmo em paciente que apresente quadro de confusão mental durante sua internação na UTI, pós-sedação com midazolam, sendo o delirium um quadro esperado diante desse tipo de sedação.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.