Início

Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q799108 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere aos músculos respiratórios, julgue os itens subsequentes. Se a criança estiver posicionada em decúbito dorsal, durante a inspiração profunda a hemicúpula diafragmática paralisada apresenta um deslocamento no sentido cranial.
  1. ✂️
  2. ✂️

262Q800065 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A ventilação espontânea é substituída parcial ou totalmente pela ventilação mecânica (VM) com os objetivos fisiológicos de melhorar trocas gasosas e diminuir o trabalho respiratório. Na ventilação mecânica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q835575 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Prefeitura de Catanduvas PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2021

Um paciente de 63 anos passou por uma lobectomia no hemitórax esquerdo, retirando tumor e área pulmonar adjacente, qual fator a seguir justifica um comprometimento crônico para a troca gasosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q796412 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A ventilação mecânica invasiva ocorre por meio de aparelhos que, intermitentemente, insuflam os pulmões com volumes de ar, em uma determinada velocidade, gerando assim pressões positivas na via aérea. A respeito dessa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem. Uma constante de tempo (CT) equivale a 0,15 s no recém-nascido. Com 3 CT, consegue-se obter um bom equilíbrio de pressões no pulmão do recém-nascido.
  1. ✂️
  2. ✂️

265Q797216 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de força muscular respiratória, julgue os itens subsequentes. Um pequeno orifício no instrumento de mensuração das pressões respiratórias máximas tem a função de dissipar as pressões geradas pela musculatura da face e da orofaringe.
  1. ✂️
  2. ✂️

266Q800918 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da fisiologia pulmonar e de sua aplicabilidade em meio hospitalar, julgue os itens que se seguem. Embora a realização de programa de reabilitação pulmonar melhore a força dos músculos periféricos, a dispneia e a capacidade de pacientes com fibrose pulmonar idiopática de realizar esforços, esses ganhos são pequenos, quando comparados aos ganhos observados em pacientes portadores de DPOC, pareados por força muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

267Q800734 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às manobras respiratórias convencionais normalmente realizadas pela equipe de fisioterapia, julgue os itens subsequentes. A vibrocompressão não apresenta contraindicação quando se trata da remoção de secreções pulmonares.
  1. ✂️
  2. ✂️

268Q801249 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, com Alzheimer, DPOC grave, dependente de oxigenoterapia e história de tromboembolia, foi internada devido a fratura do colo do fêmur decorrente de queda da própria altura. Foi submetida a artroplastia total de quadril (ATQ).

Com base no caso clínico e nos conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A dispneia, nos pacientes com DPOC grave, deve-se ao aumento da resistência das vias aéreas, à hiperinsuflação pulmonar e aos efeitos deletérios da PEEP extrínseca.
  1. ✂️
  2. ✂️

269Q799534 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos à hipoxemia em neonatos e a fatores ligados a essa condição clínica. As crises de hipoxemia estão geralmente relacionadas a cardiopatias cianóticas com obstrução na via de saída do ventrículo direito.
  1. ✂️
  2. ✂️

270Q799320 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. Em paciente ventilado em UTI por quadro de pneumotórax por trauma torácico importante, a ventilação do pulmão com fístula, a ser realizada de modo independente do pulmão/hemitórax sadio, é preconizada em modo assisto-controlado ciclado a tempo e controlado a pressão, já que esse modo compensará o vazamento possível.
  1. ✂️
  2. ✂️

271Q798222 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, acerca da síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). A hipercapnia permissiva é uma estratégia para prevenir a hiperdistensão alveolar, evitando-se a lesão induzida pelo ventilador.
  1. ✂️
  2. ✂️

272Q801254 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da hérnia diafragmática, julgue os itens que se seguem. Ocorre por meio do orifício posterolateral, sendo o lado direito mais afetado, em razão de o estômago apresentar maior resistência à víscera.
  1. ✂️
  2. ✂️

273Q799199 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O uso da ventilação mecânica não invasiva tem aumentado devido à descoberta de seus benefícios e de um número cada vez maior de estudos comprovando sua eficácia. Com referência a essa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens a seguir. A administração precoce de CPAP (ainda na sala de parto) é descrita, na literatura, como uma estratégia ventilatória para prevenir a displasia broncopulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

274Q211474 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Fisioterapeuta, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC),
julgue os itens a seguir.

Pacientes estáveis apresentam, progressivamente, aumento da frequência respiratória e redução do volume corrente, à medida que a doença evolui.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q796718 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da monitorização do sistema respiratório, julgue os itens seguintes. A curva pressão-volume representa graficamente as propriedades mecânicas do sistema respiratório e é obtida somente pela superseringa.
  1. ✂️
  2. ✂️

276Q841540 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Residência Multiprofissional Fisioterapia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Homem com 40 anos de idade, peso ideal calculado de 66 kg, com diagnóstico de infecção por covid-19, foi admitido em hospital apresentando os seguintes sintomas: respiração espontânea em ar ambiente, SpO2 91%, ausculta pulmonar com crepitações bilaterais. A tomografia de tórax revelou imagem em vidro fosco. Após 24 horas, os sintomas evoluíram para desconforto respiratório e franca insuficiência respiratória. O paciente foi prontamente intubado e passou a receber assistência ventilatória mecânica com os seguintes parâmetros ventilatórios: ventilação por volume controlado (VCV), VC 560 mL (8 mL/kg do peso ideal); frequência respiratória 18 irpm; pressão inspiratória máxima 35 cmH2O; pressão de platô 30 cmH2O; PEEP 10 cmH2O; FIO2 65%; e SpO2 96%. Relação PaO2/FIO2 = 123.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsequente.
A aspiração do tubo orotraqueal deverá ser feita por sistema de aspiração fechado para que sejam mantidas as pressões nas vias aéreas e seja evitada a liberação de aerossóis.
  1. ✂️
  2. ✂️

277Q796779 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A ventilação mecânica invasiva ocorre por meio de aparelhos que, intermitentemente, insuflam os pulmões com volumes de ar, em uma determinada velocidade, gerando assim pressões positivas na via aérea. A respeito dessa modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem. O modo pressão de suporte na ventilação mecânica é indicado quando o paciente ainda não tem esforço inspiratório, mas pode voltar a tê-lo a qualquer momento.
  1. ✂️
  2. ✂️

278Q800462 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), julgue os itens a seguir. Paciente com síndrome da angústia respiratória comumente apresenta os seguintes sinais clínicos: aumento da frequência respiratória, crepitações bilaterais à auscultação, dispneia, retrações torácicas, edema pulmonar e acidose respiratória secundária à hiperventilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

279Q800477 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um menino de dez anos de idade, com membro superior esquerdo amputado devido a osteossarcoma no um terço médio do úmero esquerdo, apresentava metástase pulmonar. Foi admitido na terapia intensiva após a ressecção dos nódulos pulmonares em uso de dreno de tórax. Respira espontaneamente em oxigenoterapia por máscara do tipo Venturi com FIO2 40% e SpO2 96%. Relata dor à inspiração profunda com pontuação de seis pela escala visual de dor.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

As técnicas manuais de desobstrução brônquica, vibrocompressão e tapotagem serão contraindicadas para o caso.
  1. ✂️
  2. ✂️

280Q798683 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. Os fatores que determinam a difusão dos gases através da membrana respiratória são: espessura da membrana, área da membrana, coeficiente de difusão do gás na substância da membrana e diferença de pressão entre os dois lados da membrana.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.