Questões de Concursos Fisioterapia respiratoria

Resolva questões de Fisioterapia respiratoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q798683 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. Os fatores que determinam a difusão dos gases através da membrana respiratória são: espessura da membrana, área da membrana, coeficiente de difusão do gás na substância da membrana e diferença de pressão entre os dois lados da membrana.
  1. ✂️
  2. ✂️

302Q800477 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um menino de dez anos de idade, com membro superior esquerdo amputado devido a osteossarcoma no um terço médio do úmero esquerdo, apresentava metástase pulmonar. Foi admitido na terapia intensiva após a ressecção dos nódulos pulmonares em uso de dreno de tórax. Respira espontaneamente em oxigenoterapia por máscara do tipo Venturi com FIO2 40% e SpO2 96%. Relata dor à inspiração profunda com pontuação de seis pela escala visual de dor.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

As técnicas manuais de desobstrução brônquica, vibrocompressão e tapotagem serão contraindicadas para o caso.
  1. ✂️
  2. ✂️

303Q798628 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A amputação é uma experiência devastadora que gera um impacto psicológico negativo independentemente do nível da amputação. No que se refere a esse procedimento cirúrgico, julgue os itens seguintes. O manejo pré-protótico feito pela fisioterapia engloba componentes como o estado respiratório e musculoesquelético do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

304Q845067 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para palpação do bíceps braquial, o paciente deverá estar sentado, com o cotovelo fletido e o antebraço apoiado na mão do terapeuta, em posição neutra. O fisioterapeuta deverá permanecer em pé, de frente para o paciente, com uma de suas mãos sustentando o antebraço do paciente. O terapeuta resistirá aos movimentos simultâneos de supinação e de flexão do cotovelo realizados pelo paciente. O bíceps ficará bem proeminente e o terapeuta poderá palpar o ventre muscular de suas duas porções.

II. A hidroterapia é um dos recursos mais antigos da fisioterapia, sendo definida como o uso de equipamentos que induzem cargas elétricas com fins terapêuticos. É um recurso muito utilizado no processo de reabilitação, especialmente em pacientes reumáticos, por possuir algumas vantagens devido às propriedades físicas e efeitos fisiológicos propiciados por descargas elétricas com voltagem intermitente e controlada.

III. A ventilação prona é uma estratégia eficaz em pacientes ventilados mecanicamente que deve ser considerada, precocemente, nos pacientes adultos com Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave, com ciclos de pronação de pelo menos 16 horas diárias nos primeiros dois a três dias. O parâmetro para iniciar a posição prona é: PaO2/FiO2 < 150 mmHg. O parâmetro para avaliar se o paciente é respondedor à técnica é: aumento de 10 mmHg na PaO2 ou aumento de 20 mmHg na PaO2/FiO2 após 1 hora na posição. Deve-se considerar repetir a estratégia prona se PaO2/FiO2< 150 mmHg após 6 horas em posição supina.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q800298 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da atuação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os seguintes itens. A aspiração utilizando sistema fechado só está indicada mediante ventilação em pacientes graves que necessitem de altas concentrações de oxigênio e estejam ventilados sob alto regime pressórico.
  1. ✂️
  2. ✂️

306Q145529 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 13a Região, FCC

Geraldo, com diagnóstico de DPOC, tem se beneficiado do treinamento direcionado especificamente para os músculos respiratórios. Geraldo está realizando este treinamento por meio dos dispositivos de incentivo respiratório. Como é medida a resposta a esse treinamento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q799506 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, no âmbito da monitorização respiratória durante a ventilação mecânica, a equação do movimento explica a influência que os componentes elásticos e resistivos exercem sobre a pressão das vias aéreas, julgue os itens subsequentes. A complacência das vias aéreas depende do volume pulmonar e da diferença de pressão.
  1. ✂️
  2. ✂️

308Q797564 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Um lactente de 9 meses de idade foi internado para investigação de taquipneia, tiragens, tosse e dessaturação. Havia três meses, tinha feito cirurgia de correção de comunicação interventricular. O Raio X de tórax evidenciou atelectasia parcial do pulmão direito. Uma coleta de vírus apresentou positividade para vírus sincicial respiratório, confirmando-se o diagnóstico de bronquiolite viral aguda.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Um dos sinais diretos da atelectasia é a hiperinsuflação compensatória de segmentos pulmonares adjacentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

309Q796542 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de avaliação do fisioterapeuta em ambiente de terapia intensiva, julgue os itens subsequentes. A medida da pressão transdiafragmática — uma medida não invasiva e não volitiva (independe da cooperação do paciente) — é o único método com essas características para diagnosticar fraqueza diafragmática em pacientes sedados e sob ventilação mecânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

310Q798275 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de sessenta anos de idade, em ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda, necessitava de análise da mecânica respiratória. Os parâmetros de ventilação mecânica no momento da análise eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 500 mL, fluxo inspiratório de 30 L/min, tipo de onda de fluxo constante, PEEP de 10 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 80%, pico de pressão de 50 cmH2O. Mantidos esses parâmetros, foi colocada uma pausa inspiratória de 2 segundos.

Com isso, observou-se uma pressão de platô de 40 cmH2O. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Para esse paciente, a resistência de vias aéreas apresentava-se normal.
  1. ✂️
  2. ✂️

311Q801125 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Um rapaz de 17 anos de idade foi internado com dispneia, dor torácica à direita e dessaturação. Após algumas horas, evoluiu para ventilação mecânica, foi sedado e colocado em modo controlado. Um Raio X de tórax evidenciou bronquiectasias difusas e desvio da traqueia para o lado contralateral. O paciente tem uma doença genética, crônica e incurável chamada fibrose cística. Foi colocado um dreno de tórax à direita. O paciente é hipersecretor, sendo necessário aspirá-lo com frequência. A gasometria arterial revelou acidose respiratória descompensada.

Considerando a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionadas, julgue os itens a seguir.

Nesse modo ventilatório, é recomendado o ajuste do trigger para facilitar a ciclagem do ventilador.
  1. ✂️
  2. ✂️

312Q800107 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. Ventilações realizadas com mais de 8 mL/kg determinam a abertura e o fechamento repetitivos de unidades instáveis, o que perpetua o processo de edema pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

314Q799005 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Haja vista que síndrome do desconforto respiratório (SDRA) é uma condição severa em pacientes sob ventilação mecânica, podendo estar associada a lesão pulmonar induzida pela referida modalidade de ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem, relativos a essa condição. Estratégias de ventilação mecânica com volumes elevados estão associadas a alterações da permeabilidade capilar e ao desenvolvimento de edema pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q796294 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à ventilação mecânica. Durante o esforço inspiratório no modo ventilatório volume controlado, o fluxo e o volume permanecem fixos, suprindo a demanda ventilatória do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

316Q797387 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Um lactente de 9 meses de idade foi internado para investigação de taquipneia, tiragens, tosse e dessaturação. Havia três meses, tinha feito cirurgia de correção de comunicação interventricular. O Raio X de tórax evidenciou atelectasia parcial do pulmão direito. Uma coleta de vírus apresentou positividade para vírus sincicial respiratório, confirmando-se o diagnóstico de bronquiolite viral aguda.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A drenagem autógena passiva é uma manobra desobstrutiva que modula o fluxo expiratório, mobilizando a secreção periférica em direção à via aérea central, para que possa ser eliminada.
  1. ✂️
  2. ✂️

317Q840573 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Multiprofissional em Urgência Trauma Fisioterapia, SES DF, IADES, 2020

Os testes de função pulmonar raramente são úteis para definição diagnóstica, porém adicionam informações que complementam a história clínica, o exame físico, os métodos de imagem e os exames laboratoriais. São particularmente úteis no seguimento do doente e sua terapêutica.

WEST, J. B. Fisiopatologia pulmonar: princípios básicos. 7. ed. Janes e Bartlett, 2010.

Considerando o fragmento de texto apresentado como referência inicial e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Na doença pulmonar obstrutiva crônica, o exame de espirometria mostra que o fluxo durante a maior parte da expiração forçada é muito reduzido, enquanto o tempo expiratório é muito aumentado.
  1. ✂️
  2. ✂️

318Q798105 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de sessenta anos de idade, em ventilação mecânica devido a insuficiência respiratória aguda, necessitava de análise da mecânica respiratória. Os parâmetros de ventilação mecânica no momento da análise eram: modo assistido/controlado, volume corrente de 500 mL, fluxo inspiratório de 30 L/min, tipo de onda de fluxo constante, PEEP de 10 cmH2O, frequência respiratória de 12 irpm, FiO2 de 80%, pico de pressão de 50 cmH2O. Mantidos esses parâmetros, foi colocada uma pausa inspiratória de 2 segundos.

Com isso, observou-se uma pressão de platô de 40 cmH2O. Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Nesse paciente, a complacência estática (Csr) é de 16,66 cmH2O/L/s.
  1. ✂️
  2. ✂️

319Q799983 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição de elevada prevalência, sendo responsável por grande parte das internações hospitalares. O reconhecimento dos seus sinais e sintomas de forma precoce é fundamental para o adequado manejo terapêutico. Acerca dessa condição, julgue os seguintes itens. Entre os mecanismos de compensação presentes na fisiopatologia da IC, estão o aumento da frequência cardíaca e da contratilidade miocárdica, a vasodilatação periférica e a redução da volemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

320Q799574 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, relativos à fisiopatologia da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A hiperinsuflação estática reduz a capacidade inspiratória e é comumente associada à hiperinsuflação dinâmica durante o exercício, levando ao aumento da dispneia e à limitação da capacidade de exercício. Esses fatores concorrem para o comprometimento das propriedades contráteis intrínsecas dos músculos respiratórios.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.